Dúvidas e comportamento geral do sedan 1.8 tfsi

Boa tarde pessoal,

Comprei um a3 1.8 tfsi sedan 2014 há um mês e meio e estou adorando o carro, porém tenho algumas dúvidas que não constam no manual e gostaria da opinião dos senhores:

1) o start/stop funciona praticamente a cada parada, essa é uma condição normal? Tenho a impressão que ficar dando partida aumenta a chance de quebra do motor de arranque.

2) às vezes percebo o acelerador ou mesmo o câmbio meio lento na seguinte situação: ao entrar numa rotatória e tentar emparelhar com o tráfego, onde é necessário dar um toque no freio e em seguida acelerar um pouco, o carro parece que espera ou dáum atraso na aceleração. Isso ocorre com o de vocês também?

3) Mesmo em subida o carro tenta ir direto com a segunda marcha, e ao tentar trazer o carro para a primeira marcha acaba sendo antinatural. Isso é um comportamento padrão do câmbio?

4) há situações onde preciso de um pouco mais de potência e noto que chego no assoalho do carro, para aí então o motor perceber o que eu quero, isso é normal? Tenho outros carros que não dependem de eu pisar o curso todo do pedal para chegar a 4 mil giros.

5) no modo econômico noto com os vidros abertos um barulho de lata batendo durante as reduções de marcha, principalmente quando há buracos/irregularidades na via ou paralelepípedo. Parece que há muita lata de cerveja solta no câmbio? O dos senhores faz esse barulho? Pois nunca notei em outros a3.

É isso, conto com a ajuda dos senhores.

Abraços.
 
Amigo, boa tarde..
Tive uma A3 Sportback 8V e acredito que posso te ajudar em algumas coisas..

1 - O Start-stop vai funcionar sempre que o carro "achar" ideal, isso depende de um monte de fatores se não me engano. No meu caso deixo sempre desligado, odeio esse liga-desliga, agora se fosse um mal para o carro a Audi e outras empresas nao adotarias esse sistema;

2 - Nao entendi o exemplo..

3 - Comportamento do cambio, eu quando estou em súbida, garagem e etc, sempre jogo para o modo manual e deixo ele em primeira marcha.

4 - Também não entendi KK..

5 - Esse barulho de lata do inferno, é o barulho do cambio, é chato porém é normal..

Espero ter ajudado.
Abraço.
 

MrGuga

Novato
rsalvalagio disse:
Boa tarde pessoal,

Comprei um a3 1.8 tfsi sedan 2014 há um mês e meio e estou adorando o carro, porém tenho algumas dúvidas que não constam no manual e gostaria da opinião dos senhores:

1) o start/stop funciona praticamente a cada parada, essa é uma condição normal? Tenho a impressão que ficar dando partida aumenta a chance de quebra do motor de arranque.

2) às vezes percebo o acelerador ou mesmo o câmbio meio lento na seguinte situação: ao entrar numa rotatória e tentar emparelhar com o tráfego, onde é necessário dar um toque no freio e em seguida acelerar um pouco, o carro parece que espera ou dáum atraso na aceleração. Isso ocorre com o de vocês também?

3) Mesmo em subida o carro tenta ir direto com a segunda marcha, e ao tentar trazer o carro para a primeira marcha acaba sendo antinatural. Isso é um comportamento padrão do câmbio?

4) há situações onde preciso de um pouco mais de potência e noto que chego no assoalho do carro, para aí então o motor perceber o que eu quero, isso é normal? Tenho outros carros que não dependem de eu pisar o curso todo do pedal para chegar a 4 mil giros.

5) no modo econômico noto com os vidros abertos um barulho de lata batendo durante as reduções de marcha, principalmente quando há buracos/irregularidades na via ou paralelepípedo. Parece que há muita lata de cerveja solta no câmbio? O dos senhores faz esse barulho? Pois nunca notei em outros a3.

É isso, conto com a ajuda dos senhores.

Abraços.
1) sim normal. Tem algumas condições que eu conheço que ele não desliga o motor:
a) Bateria não carregada
b) Ar condicionado sendo exigido;
c) Marcha ré acionada
d) Volante muito esterçado.
Podem ter outras. Se você acha que a parada vai ser extremamente curta e não quer que o motor desligue, não pressione muito o freio, segure só o suficiente pro carro parar que o start-stop não aciona. Depois que acostumar você vai praticamente comandar o sistema manualmente. Eu costumo deixar desligar só quando sei que vou parar mais do que 10 segundos.

2) Sim, percebo principalmente em lombadas. é um saco. Se apertar o pé pouco demora e se apertar muito dá um pinote... É difícil acertar o ponto exato do acelerador em que ele engata logo e não acelera demais. No modo economico piora.

3) São bem poucas ocasições em que realmente usa a 1a... ela é MUITO reduzida. a segunda da conta de sobra. Mesmo no modo esportivo ele passa rapidinho pra segunda nem espera chegar no pico da potencia (mesmo porque provavelmente iria destracionar)

4) Voce deve estar usando o modo economico (E). A aceleração é bem reduzida nesse modo. no modo conforto (D) é bem mais esperto. Esperimenta com o pé no fundo passar pro manual (jogue a alavanca do cambio pra direita) enquanto estiver no modo economico, veja a diferença no torque...
Mas no desespero se precisar acelerar finca o pé além do click que ele reduz imediatamente e acelera bem rapido. Como o acelerador é macio demorei pra perceber que ele tinha um "fundo falso".

5) Normal, não só no economico. parece que tem coisa solta mesmo. Característica do cambio seco de 7 marchas. O de 6 marchas que é banhado a óleo não faz.
 
Obrigado Guga e Dealor,

Li o post ontem e fui para casa treinando o pé no freio e controlando o start/stop, hoje pela manhã consegui um grau de controle muito bom :)
Sobre o cambio, ótimo saber que o barulho é normal e ocorre em outros modelos.

Mudei o modo do carro para o D (Confort) e realmente o carro é outro. Ainda percebo que meu pé não acertou o ponto do acelerador em lombadas, mas com o tempo pego o jeitão do carro! E realmente o carro em um botãozinho no final, ali no fundo falso dele.. é um belo de um kick-down!

Pessoal, muito obrigado pelas opiniões e dicas.

Abraços!!!
 
Topo