Na verdade esse motor tem os 2 tipos, a correia faz o sincronismo da bomba da agua, comando de escape e virabrequim. A corrente fica do outro lado do motor e faz a ligação entre os dois comandos Adm e Escape. Não sei se fui claro, joga a imagem no google 1.8 20v engine que você vai me entender. Se a sua preocupação é se vai ter que trocar correia, sim vai ter que trocar.
Isso, o sistema primário de sincronia é feita por correia dentada. Só que você olhar na correia dentada, vai ver que ela toca só 1 dos comandos (o de escape como o Marco falou). Do outro lado do motor, existe uma corrente, com um tensor, que liga os 2 comandos.
Caso esteja com pouca grana, dá para substituir o rolamento menor do tensor hidraulico (nornalmente o tensor dura mais de 100 mil km) o outro rolamento grande também tem uma durabilidade boa (vale a pena checar antes de trocar), já a correia troque com certeza.
Agora se tem grana troque tudo inclusive a bomba de água, as originais com rotor de plastico costumam dar problema e o plastico fica quebradiço, nos 2 A3 que troquei (aspirado / turbo) elas não estavam cantando mas ao desmontar estavam banguelas. Acho que é melhor trocar tudo e ficar sossegado.