Conversão para bi combustivel, vale a pena?

ninjakyok

Novato
Eu ando 1.300 km por mês, meu carro faz 8.2 km/L (gasolina comum) ou 9.5 km/L (gasolina podium), gasto em média R$ 450 reais de gasolina... se eu colocar o modulo de bi combustivel da muita diferença? É verdade que o carro fica mais fraco? Pode danificar meu motor?

Abraço!

MarceloA3T

Membro
Não terá beneficio nenhum se rodar no alcool. O carro vai passar a fazer média de 5 ou 6 km/l. Com o preço que está o alcool vai dar na mesma.

Se o carro somente for passado no alcool sem fazer nenhum remapeamento, ou seja se for somente colocado o modulo (bi-combustivel) o carro vai ficar mais fraco que o original e pode danificar algumas peças do motor que não foram feitas para andar com um combustivel tão corrosivo como o alcool.
Podem estragar a bomba de combustivel, os bicos injetores, Escapamento, etc.

RafaPR

Consultor Técnico
Isso não funciona.

Os bicos originais são projetados para trabalhar numa determinada faixa de tempo de abertura, com folga pra ter durabilidade. Em termos práticos, a maioria das injeções hoje trabalha com no máximo 80% do duty cicle do bico, sendo esses outros 20% a margem que as "caixinhas flex" tem pra engordar o acerto e fazer o carro funcionar mal e porcamente no álcool.

Mal e porcamente porque o álcool, via de regra, precisa de cerca de 30-35% mais combustível na mistura, em relação à gasolina.

Resumindo, teu motor vai funcionar do jeito errado, com mistura pobre e ainda com grandes chances de condenar os bicos!

R1cardo

Novato
Essas caixinhas flex são uma bosta, não caia nessa.

O que dá pra fazer sem gastar muito é colocar um jogo de bicos de vazão 40~50% mais alta, aí dá pra andar de boa sem mexer em nada... Andei assim quase um ano, sem trocar mais nada. Perde um pouco de potência, mas é coisa mínima.

R1cardo

Novato
Benefício imediato realmente não tem, mas a longo prazo, vc nunca mais vai ter problema com borra. A bomba original aguenta bem; usei a minha por 8 meses com álcool, só tirei ela pra colocar uma preparada.
O escapamento eu acho muito difícil de dar problema, afinal de contas ele é de inox.

ninjakyok

Novato
R1cardo disse:
Benefício imediato realmente não tem, mas a longo prazo, vc nunca mais vai ter problema com borra. A bomba original aguenta bem; usei a minha por 8 meses com álcool, só tirei ela pra colocar uma preparada.
O escapamento eu acho muito difícil de dar problema, afinal de contas ele é de inox.
Isso se eu trocar o jogo de bicos de vazão 40~50% mais alta?

Lost

Membro
o meu tem esse kit flex e falei com o Domingos logo que peguei o carro e ele me falou que é tranquilo rodar assim, nesse kit vc regula a vazão dos bicos para álcool ou para gasolina e sua devidas proporções, tem que trocar a bomba tb, o problema disso é agora no inverno que está chegando.................é pra ligar logo cedo o carro demora se estiver só no álcool, mas eu só estou rodando na gasolina agora, o preço do álcool não vale a pena!!!!

abz!!

Lost

ninjakyok

Novato
Lost disse:
o meu tem esse kit flex e falei com o Domingos logo que peguei o carro e ele me falou que é tranquilo rodar assim, nesse kit vc regula a vazão dos bicos para álcool ou para gasolina e sua devidas proporções, tem que trocar a bomba tb, o problema disso é agora no inverno que está chegando.................é pra ligar logo cedo o carro demora se estiver só no álcool, mas eu só estou rodando na gasolina agora, o preço do álcool não vale a pena!!!!

abz!!

Lost

Eu tenho que ir nesse Domingos, meu carro está precisando de alguém que entenda de verdade...
Perguntei do kit flex pq vi no seu carro rsrsrs