Controle de tração ASR

Boa noite pessoal , sou novo no fórum e tenho uma duvida , sei q os audi 180cv possuem um controle de tração chamado ASR que pode ser desligado com um botão . Mas andei verificando e meu audi t 150 também possui uma especia de controle de tração , se uma roda so dianteira começa a patinar o freio ABS freia aquela mesma roda fazendo a potencia ir para a outra roda q não esta patinando , verifiquei isso quando levantei apenas um lado do veiculo e engrenei uma marcha para ver se o rolamento estava zuando , mas no mesmo minuto o freio começou atuar na roda q estava no ar fazendo a potencia ir para a roda q estava no chão , quase derrubando o carro do cavalete . Minha duvida é como se chama essa especie de controle de tração ou de diferencial que o audi possui ? abraçoo! há e uma ultima pergunta e normal a embreagem ser um pouco pesada no audi turbo ? pois em carro turbinado com embreagem a cabo realmente fica pesada , mas por o carro ter acionamento hidráulico acho a embreagem um tanto quanto pesada !
 
I
Bom, todo mundo sabe o que é um freio ABS, mas para renovar as idéias vamos para uma rápida explicação. O freio ABS é um sistema eletrônico que evita com que as rodas travem, ocasionando dessa forma a mudança do atrito estático para o atrito dinâmico. Como você estudou no seu segundo grau, o atrito estático é aquele exercido até o início da movimentação do respectivo corpo em atrito com a superfície e o atrito dinâmico é aquela resistência que ocorre entre o corpo e a superfície durante a movimentação. Sabe-se então que em qualquer corpo e em qualquer superfície o coeficiente de atrito estático é maior que o dinâmico, com isso resume-se que um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.
Me passei um pouco, mas a história aqui é sobre o EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem. Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista. Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você, nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro.
É mais ou menos isso aeee
 

AS555N

Membro de Honra
Isso que o erik descreveu consta no manual do carro, funcionamento igual o mencionado por ele, só não sei se chegou a vir pro Brasil, mas é fato...o sistema existe.
 

Scatman

Membro
Bem amigos.

...Mas andei verificando e meu audi t 150 também possui uma especia de controle de tração , se uma roda so dianteira começa a patinar o freio ABS freia aquela mesma roda fazendo a potencia ir para a outra roda q não esta patinando , verifiquei isso quando levantei apenas um lado do veiculo e engrenei uma marcha para ver se o rolamento estava zuando , mas no mesmo minuto o freio começou atuar na roda q estava no ar fazendo a potencia ir para a roda q estava no chão , quase derrubando o carro do cavalete ...

Me desculpem, mas este caso relatado não seria fruto da atuação do sistema EDS?
É a trava eletrônica do diferencial, que opera monitorando (com a ajuda dos sensores do ABS) a rotação das rodas que tracionam até aproximadamente 40 km/h. Dentro disto, ele aplica o freio de modo controlado em uma das rodas caso seja detectada tendência em derrapar, direcionando maior força à roda com melhor tração

...Me passei um pouco, mas a história aqui é sobre o EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem. Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista. Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você, nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro.
É mais ou menos isso aeee...

Até onde sei, isso é distribuição uniforme de frenagem, não de aceleração.

... mas pelo o que disse, é o chamado "vetorização de torque". A Audi tem esse sistema nos carros 'TOP', assim como outras marcas premium.

Nunca ouví falar disso em nosso carros (me corrijam se estiver errado).


Abraço!
 
então galera o funcionamento do abs em frenagens eu conheço bem , oque que estou falando e sobre a distribuição de torque na roda em arrancada , coisa que eu constatei levantando apenas um lado do meu veiculo e engrenando uma marcha , funciona quase como um alto blocante , na verdade pude constata q o abs identifica que tem uma roda só girando como se tivesse patinando e ele freia aquela roda , jogando a potencia para outra roda q esta estática . como se fosse um alto blocante ou um sistema de tração.
 
O meu possui esse sistema porque eu comprovei . o meu é um audi 2001 150cv . ,se voces levantarem só uma roda dianteira e engrenarem uma marcha verão o sistema atuando, ele freia a roda e da pra ouvir claramente o barulho do abs . e o veiculo começa a querer sair do lugar .
 
Seguinte dei uma leve estudada aqui e pude constatar o seguinte os audi 150 tem sim esse sistema de jogar a potencia na roda que esta com mais aderência atra-vez da leitura da roda fônica do abs ele faz a leitura e detecta que uma esta girando muito mais do que a outra e freia a que esta girando mais fazendo a potencia ir pra outra roda, quem entende um pouco sobre diferencia entendera isso fácil , já nos 180 alem desse sistema ele também tem um sistema que monitora que as rodas dianteiras estão girando mais do que as traseiras , assim constata que o carro esta patinando e atrasa a ignição fazendo o carro perder potencia isso é o ASR controle de tração que pode ser desligado nos 180.
 

Cfacioli

Membros VIP
Legal isso aí hein? É qse um diferencial auto blocante....

Mas na prática, eu percebi isso mesmo... Eu tinha um outro carro que em curva nem podia acelerar q a roda de fora cantava pneu e o carro nao andava.

No audi (NO audi), eu percebo que ele escapa a frente inteira, e nao só a roda de fora. E percebo que ele tem mais traçao em curva.

É impressão minha ou outras pessoas perceberam isso nos A3 comparado com outros carros?
 

Scatman

Membro
Pois é, é isso que queremos descobrir...
O que eu sei com certeza é que o diferencial dos nossos A3 8L não é autobloqueante, é diferencial simples, o torque vai para a roda com menos aderência. E nem bloqueio eletrônico.

Agora se ele tem auxilio provindo do sistema de freio, ai desconheço totalmente.
E o que seria o EDS, então!?

Seguinte dei uma leve estudada aqui e pude constatar o seguinte os audi 150 tem sim esse sistema de jogar a potencia na roda que esta com mais aderência atra-vez da leitura da roda fônica do abs ele faz a leitura e detecta que uma esta girando muito mais do que a outra e freia a que esta girando mais fazendo a potencia ir pra outra roda, quem entende um pouco sobre diferencia entendera isso fácil...
Foi o que falei no post anterior, bloqueio eletrôncio do diferencial (EDS).

... já nos 180 alem desse sistema ele também tem um sistema que monitora que as rodas dianteiras estão girando mais do que as traseiras , assim constata que o carro esta patinando e atrasa a ignição fazendo o carro perder potencia isso é o ASR controle de tração que pode ser desligado nos 180.
Isto mesmo. ASR é o controle antideslizamento.


Abraço!
 

gian180T

Membro
e verdade... o meu 180 em uma cuva por exemplo se eu acelerar forte como controle ligado ele da uma segurada e nao acontece nada... sem escapa nem sai de trazeira. porem se eu desligar esse controle, as duas rodas fritam bonito ( isso de 2ª )....
 
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