Contran proíbe instalação de farol xênon

Boa tarde a todos.

Contran proíbe instalação de farol xênon em veículo após fabricação.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (7).
Até então essa alteração era permitida mediante autorização prévia do Departamento de Trânsito nos estados e deveria constar no documento do veículo (CSV).
O Contran diz que veículos que tiveram instalados esse tipo de farol com a devida alteração do Detran, "com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta resolução" poderão circular "até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007", que dispõe sobre o sistema de iluminação dos veículos. Por sucateamento, explica a assessoria do órgão, entende-se o quanto o veículo durar. Em caso de necessidade, esses também poderão substituir o equipamento por outro similar.

Lista de proibições
A nova resolução do Contran (384/2011), emitida no último dia 2, inclui a instalação do farol xênon em uma lista de outras alterações em veículos vetadas pelo órgão, dispostas no artigo 8º da resolução 292, de 2008 (veja abaixo). Agora, entre as proibições, figura o item "instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo".
A assessoria de imprensa do órgão confima que o veto vale apenas para instalação do farol de xênon após a fabricação dos veículos -os que já saem da linha de montagem com o dispositivo poderão continuar circulando com ele e substituí-lo por equipamento similar quando necessário.
Segundo o Código Nacional de Trânsito, o desrespeito à regra pode resultar em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN
Segundo a Resolução 292/2008
- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;
- Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;
- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;.
- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;
- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo
Forte abraço a todos!!! :legal:

Sader

Novato
HEUASHEUES, se o governo for dar multa em todo os farois que usam Xenon no país, sem ser um item de fabrica, vai dar pra pagar A Divida Externa, ehasue.

Estamos cançados de saber que isso nunca dá em nada, cansei de ser parado pela PRF, Detran, PM e nunca deu em absolutamente nada, uso 8000k na media e 8000k nas milhas. Esse povo do CONTRAN deveria procurar o que fazer, Xenon é um item que trás muito mai segurança ao condutor.

O problema é que tem muita gente que usa os farois totalmente desrregulados, e se for cegar... quem nunca viu aqueles Palios G4, Linea e etc... com aqueles farois desgraçados que cegam MUITO. E ainda bota Xenon...

O CONTRAN tem que se preocupar com outras coisas, por que isso é Guerra Antiga e não vai dar em nada.

lipeloko

Novato
Então.o pior não é xenon..eles podem querer fazer algumas blitz logo no inicio dessa resolução...e começar a embaçar com tudo...suspensao..roda...insulfilm...xenon...ai depois de um mês..ta tudo liberado! hahahahaha

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
O governo so faz isso pq eles ainda nao conseguiram achar um meio MAIS LUCRATIVO de ganhar dinheiro em cima do produto -Xenon- que normalmente compramos fabricados da china e revendidos p nos aki diretamente dos vendedores, sem imposto!!!
É so isso, mais nada. Dai eles ficam putinhos e toma-lhe multa em cima da gente.

Ô pais fdp, pqp!

JulioLock

Novato
è Foda, mais acho q agora q proibiu de fez os homi vao sair multando sem dó. nao para de passar a noticia na TV... Acho q vou trocar por aquelas lampadas super brancas tipo 5000K. Vamos ver como vai ser em SP.

Ainda bem que já legalizei, mas nos Audi ainda vai dar pra argumentar que veio de fábrica, ainda mais se adaptar um lavador de faróis original.

phabran

Membro
Eu li isso hoje e mesmo tendo xenon oem sei que vai ter muito policial me enchendo o saco e de quebra vão pedir para arrancar o insulfilm.

jaltinier

Plantonista
o meu é de fábrica e não está no documentos, apenas saiu com o lavatório, isso ainda vai dar merda...

franco

Membro
ao meu ver é pressão política da philips e demais marcas que tem aquelas lampadas super brancas ou azuladas, que não sao xenon, sobre a forte, moral e perfeita política brasileira, pra proibição do xenon em carros não de fábrica, sobrando somente qual tipo de lampada no mercado com esse estilo de "tunning" ?!
as da philips e demais marcas....pra mim não é só sorte...jamais será !!!
kkkkk

Abçs.

phabran

Membro
jaltinier disse:
o meu é de fábrica e não está no documentos, apenas saiu com o lavatório, isso ainda vai dar merda...

Mas aqueles de fábrica acho que não constam mesmo em documentos, só os que resultaram de alteração. No meu mesmo não consta nada e acho que nem deveria...

mauriioww

Novato
phabran disse:
jaltinier disse:

Mas aqueles de fábrica acho que não constam mesmo em documentos, só os que resultaram de alteração. No meu mesmo não consta nada e acho que nem deveria...

O meu tbm é original de fábrica e não tem nda na documentação, uma vez me pararam por causa do xenon, como o agente não encontrou nada que pudesse dar multa, inventou de falar das películas, muito fdp msm.

jaltinier

Plantonista
o grande problema é que como vou provar pro filho da puta que é original de fábrica, o único jeito é acionando o lavador....mas sabem como é...quando o cara quer multar ele inventa qqer coisa...

matraka

Novato
No meu Polo tem e eu não tiro. Isto vai ser igual Insul-film....é pra ROUBAR.
Uma vez me pararam vindo de S. Roque - o guarda falou que ia multar pela película. Eu disse: Tudo bem, mas eu tenho certeza que o Sr. não concorda e que , tb, deve ter no seu carro....Ele me devolveu os doctos e me mandou embora....
Absurdo proibir algo que aumenta a visibilidade; Mais absurdo é não proibir os faróis da Fiat. Ou, os dos caminhões que ficam bem na altura do retrovisor e qdo de frente bem na tua cara.

Terres

Novato
Bom tem ums esquema q pode colar ehe qdo o porco vier pedindo pra provar puxa o manual e mostra a parte qfala dos faróis xenon ehhe acho q em todos os A3 devem ter o mesmo manual independente de sair com xenon de fábrica ou não..... Vou ter q instalar um limpador falso rsss

Ps: será q suspensão fixa ainda pode ser legalizada ou ferrou tb ?

JapaGreen

Membro
Caramba... Instalei xenon nos milhas hj... Se agluém tiver algum tipo de problema com as autoridades nos avisem...

fatcho

Membro
coveiro1.jpg

diego4100

Membro
Na hora da blitz é só bater o pé e dizer que é original, o Policial vai fazer o que? Recorre, junta uma cópia do manual, argumenta que é original de fábrica, entra no Juizado Especial Fazendário, em juizado especial não tem perícia, logo vale a prova documental, como eles vão fazer uma prova documental que seu Audi não tem xenon de fábrica?
Eu sempre usei Xenon 4300k nos meus carros e nunca tive problemas.