Consertando Relé interno da maquina de vidro elétrico

Boa Noite galera!
Este é meu primeiro topico!

Adquiri um A3 turbo 150cv faz uns 30 dias. Mas eu já acompanhava o forum a tempos...

Bom, como peguei esse A3 de barbadinha, ele veio com vários defeitos que estou resolvendo um a um.

O primeiro que resolvi, foi o vidro elétrico do passageiro que não abaixava!

Ao apertar o botão, se ouvia o "click" do relé do vidro, mas nada acontecia.

Então desmontei toda a porta, tirei a maquina do vidro fora e a testei na minha mão,
ela só girava para um lado (subida), mas para o outro não girava.

Então descobri que o problema está na "eletrônica" da maquina do vidro, ela é responsável pelo acionamento de subida e descida do vidro através de 2 relés, um de subida e outro de descida, ela também tem uma memoria para salvar o one-touch, que trabalha junto com o modulo conforto.

Chega de papo e vamos para a solução:

Você vai precisar de:

1- Conhecimento/pratica basico em eletronica.
2- ferro de solda
3- sugador de solda
4- estanho
5- fluxo de solda liquida
6- chave de fenda
7- jogo de chave torx
8- paciencia

Mãos a obra:

1- Desmonte o forro de porta.
2- Retire todos os conectores com cuidado, todos tem travas nas laterais.
3- Retire o conector da maquina do vidro
4- Utilizando uma chave do tipo "Tork" , retira os 4 parafuros que fixam a "caixinha" da eletronica da maquina do vidro.
5- Puxe a caixinha para baixo, ela vai deslizar e sair.

6 - Usando um ferro de solda, aplique estanho novo em todos os pontos de solda da placa. Se utilizar fluxo de solda junto, melhor ainda.
7 - Agora utilize um sugador de solda, retire todos os pontos de solda da placa, menos os 4 pinos centrais.

8- deve ficar assim:

20150202_183706.jpg




9- com uma chave de fenda fina, force por baixo da placa para retira-la;

20150202_183717.jpg



10- Está ai os 2 relés de acionamento


20150202_183730.jpg



11- No meu caso, o contato do relé estava torrado!, assim, não passa os 12v pro motor.

20150202_185149_edit.jpg


13 - Agora você tem duas opções! ou você encontra um relé desse idêntico e só coloca no lugar de volta, ou faz que nem eu fiz.
Era um Domingo, e eu não tinha como sair pra procurar algo parecido com este relé, e acho que seria bem difícil achar um igual.
Então eu peguei um mini relé comum de 12v, encontrado em qualquer eletrônica, e adaptei ele com os pinos para cima, soldando um fio em cada pino até seu lugar na placa.
Preste muita atenção no momento de soldar os fios, o relé comum tem a "pinagem" diferente do relé original da placa.
Na verdade, o que muda é somente os pinos de NA/NF .
Com a ajuda de um multimetro na escala de diodo/continuidade, identifique os finos NA/NF do relé original, o NF será aquele pino que quando ligado ao comum do relé, ou seja, ponta de prova no comum do relé, e a outra ponta de prova no NF, deve dar um valor de resistencia no visor do multimetro, e o NA não aparece nenhum valor.

Fica assim:

20150203_190505.jpg



Coloquei cola quente depois de soldar, para proteger as soldas.
Utilize fios de no minimo 1mm nos pinos: comum, na, nf. e pode usar 0,5mm nos pinos da bobina do relé.

14- Monte tudo de volta, com paciência para acertar todos os pinos certinho da placa.
Solde todos os pinos.
Na minha placa tive que refazer uma trilha com um fio branco, pois rompi a trilha sem querer na hora de tirar o relé original

Fica assim:

20150203_192404.jpg




Agora encaixe a placa na maquina do vidro, ligue os conectores. E tudo deve funcionar!

Sei que o tutorial não ficou bem claro, então qualquer duvida eu respondo depois aqui no tópico!

grande abraço!
 

lipe_aoe2

Novato
cara o eu vidro do motorista, ele inverteu os clik.. e pra descer vc tem q ficar dando varios clik.. pq se vc aperta e segura ele desce so um pouco e para... ai vc tem q fica clicando ate ele descer tudo...

Sera q pode ser esse rele ai?
 
se teu vidro ta subindo e descendo independente de qual lado do botão clicar, não é os reles... estes relés são só para passar os 12v pro motor.

aconteceu comigo mesma coisa, o vidro fica meio louco né? aconteceu depois que tirei a bateria...
tenta desligar tua bateria e ligar novamente, só o cabo do negativo já basta. e depois configura teu vidro de novo, clica pra subir mas segurando o botao até o vidro fechar e espera 20 segundos. caso não funcione, pode ser algum problema no modulo conforto. abraçoo
 

lipe_aoe2

Novato
Henrique Antunes disse:
se teu vidro ta subindo e descendo independente de qual lado do botão clicar, não é os reles... estes relés são só para passar os 12v pro motor.

aconteceu comigo mesma coisa, o vidro fica meio louco né? aconteceu depois que tirei a bateria...
tenta desligar tua bateria e ligar novamente, só o cabo do negativo já basta. e depois configura teu vidro de novo, clica pra subir mas segurando o botao até o vidro fechar e espera 20 segundos. caso não funcione, pode ser algum problema no modulo conforto. abraçoo
Então Henrique... eu já troquei o modulo de conforto, já desliguei a bateria, já tentei configurar...
O problema é se eu aperto o botão pra descer eu posso segurar o quanto for, ele so desce uns 3 cm e para... ai clico de novo ele desce mais uns 3cm e para de novoo...
para descer o vidro todo eu tenho q dar vários clicks.....
E para subir basta eu segurar o botão e ele sobe normalmente...
Os outros vidros 1 click ele sobe ou desce... já tentei configurar.
Vc sabe oq pode ser? Sera que é o motor do vidro?
 
Pode ser o interruptor ou o motor mesmo...
faz um teste, é trabalhoso, mas pelo menos da saber se é o motor.

Abre o forro de porta da porta do passageiro, tira o motor de lá e coloca na porta do motorista.
nao precisa encaixar o motor na porta, só desliga o chicote do motor da porta do motorista e liga no outro motor que tu pegou do passageiro, testa na tua mão mesmo, e ve se o motor ta girando certinho para os dois lados.

Ou primeiramente, faz um teste mais simples, não tira o motor inteiro da porta do passageiro, tira só a caixinha da eletronica, sao 4 parafusos torx, e coloca essa caixinha lá no motor do motorista, e testa.

abraço
 

lipe_aoe2

Novato
Henrique Antunes disse:
Pode ser o interruptor ou o motor mesmo...
faz um teste, é trabalhoso, mas pelo menos da saber se é o motor.

Abre o forro de porta da porta do passageiro, tira o motor de lá e coloca na porta do motorista.
nao precisa encaixar o motor na porta, só desliga o chicote do motor da porta do motorista e liga no outro motor que tu pegou do passageiro, testa na tua mão mesmo, e ve se o motor ta girando certinho para os dois lados.

Ou primeiramente, faz um teste mais simples, não tira o motor inteiro da porta do passageiro, tira só a caixinha da eletronica, sao 4 parafusos torx, e coloca essa caixinha lá no motor do motorista, e testa.

abraço
demoro Henrique assim q tiver um tempo faço o teste!

Obrigado pela ajuda
 
lipe_aoe2

Este teu problema de inverter os click começou comigo agora no find que passou.
na mesma porta que eu fiz o tutorial, mesma peça, o problema é o RELÉ com contatos sujos/queimados.

Retirei os 2 relés da placa, descartei o relé comum que coloquei no tutorial, e recoloquei o original,
porem tem que abrir o relé, tem que soltar a chapinha de cobre encima, e ele se desmonta, aí é só lixar os contatos com chave de fenda ou lixa de unha.
depois para montar tem que encaixar a chapinha de cobre encima do relé e soldar.

meu vidro voltou a funcionar normalmente. abraços
 

lipe_aoe2

Novato
Henrique Antunes disse:
lipe_aoe2

Este teu problema de inverter os click começou comigo agora no find que passou.
na mesma porta que eu fiz o tutorial, mesma peça, o problema é o RELÉ com contatos sujos/queimados.

Retirei os 2 relés da placa, descartei o relé comum que coloquei no tutorial, e recoloquei o original,
porem tem que abrir o relé, tem que soltar a chapinha de cobre encima, e ele se desmonta, aí é só lixar os contatos com chave de fenda ou lixa de unha.
depois para montar tem que encaixar a chapinha de cobre encima do relé e soldar.

meu vidro voltou a funcionar normalmente. abraços
então é so segui o tutorial no inicio do post q resolvo?
 
lipe_aoe2 disse:
então é so segui o tutorial no inicio do post q resolvo?
Isso! Mas não coloca nenhum outro relé no lugar, usa os originais da placa. Porem tu vai ter que desmontar o corpo do relé, e isso não está no tutorial, é um pouco complicado. Se tiver duvidas só perguntar, abraços
 
Tenho um A3 2001/2001 asp. 4 portas, e tinha um problema na porta do passageiro diant, levei o carro e ate o motor desmontado para ver se tinha conserto e os caras condenaram o motor dele. Imprimi o tutorial e levei em uma outra eletronica que diziam que era serviço matado, e o eletricista fico admirado com essas mesmas palavras com a explicação e as fotos que voce posto.
Meus parabens pelo tutorial, explicação e fotos, 100%. E tudo funcionando por aki. VLW!!!!!
 

Ricskol

Novato
O meu eu tive q arrancar esta peça fora e instalar uma central universal p voltar a funcionar, pois me disseram q outra maquina e a centralzinha dela nao ia funcionar pois nao ia ser compativel. Será q procede esta info..

agora ta funcionando mas nao do modo correto, o alarme nao sobe mais o vidro nem abaixa, resumindo funciona mas ficou uma droga.
 

lipe_aoe2

Novato
Marisa Santos disse:
Tenho um A3 2001/2001 asp. 4 portas, e tinha um problema na porta do passageiro diant, levei o carro e ate o motor desmontado para ver se tinha conserto e os caras condenaram o motor dele. Imprimi o tutorial e levei em uma outra eletronica que diziam que era serviço matado, e o eletricista fico admirado com essas mesmas palavras com a explicação e as fotos que voce posto.
Meus parabens pelo tutorial, explicação e fotos, 100%. E tudo funcionando por aki. VLW!!!!!
mas qual era o problema que seu vidro apresentava? o meu ele inverteu a polaridade, e ele desce so dando vários clique, se vc segura ele desce um pouco e para... ai vc tem q dar vários cliques pra descer!
 
Meu vidro nem se mexia do lugar, remontei a fiação que tava bagunçada e pedi pro eletricista colocar um relé novo como feito no tutorial e deu certo.
 
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