Henrique Antunes
Membro
Boa Noite galera!
Este é meu primeiro topico!
Adquiri um A3 turbo 150cv faz uns 30 dias. Mas eu já acompanhava o forum a tempos...
Bom, como peguei esse A3 de barbadinha, ele veio com vários defeitos que estou resolvendo um a um.
O primeiro que resolvi, foi o vidro elétrico do passageiro que não abaixava!
Ao apertar o botão, se ouvia o "click" do relé do vidro, mas nada acontecia.
Então desmontei toda a porta, tirei a maquina do vidro fora e a testei na minha mão,
ela só girava para um lado (subida), mas para o outro não girava.
Então descobri que o problema está na "eletrônica" da maquina do vidro, ela é responsável pelo acionamento de subida e descida do vidro através de 2 relés, um de subida e outro de descida, ela também tem uma memoria para salvar o one-touch, que trabalha junto com o modulo conforto.
Chega de papo e vamos para a solução:
Você vai precisar de:
1- Conhecimento/pratica basico em eletronica.
2- ferro de solda
3- sugador de solda
4- estanho
5- fluxo de solda liquida
6- chave de fenda
7- jogo de chave torx
8- paciencia
Mãos a obra:
1- Desmonte o forro de porta.
2- Retire todos os conectores com cuidado, todos tem travas nas laterais.
3- Retire o conector da maquina do vidro
4- Utilizando uma chave do tipo "Tork" , retira os 4 parafuros que fixam a "caixinha" da eletronica da maquina do vidro.
5- Puxe a caixinha para baixo, ela vai deslizar e sair.
6 - Usando um ferro de solda, aplique estanho novo em todos os pontos de solda da placa. Se utilizar fluxo de solda junto, melhor ainda.
7 - Agora utilize um sugador de solda, retire todos os pontos de solda da placa, menos os 4 pinos centrais.
8- deve ficar assim:
9- com uma chave de fenda fina, force por baixo da placa para retira-la;
10- Está ai os 2 relés de acionamento
11- No meu caso, o contato do relé estava torrado!, assim, não passa os 12v pro motor.
13 - Agora você tem duas opções! ou você encontra um relé desse idêntico e só coloca no lugar de volta, ou faz que nem eu fiz.
Era um Domingo, e eu não tinha como sair pra procurar algo parecido com este relé, e acho que seria bem difícil achar um igual.
Então eu peguei um mini relé comum de 12v, encontrado em qualquer eletrônica, e adaptei ele com os pinos para cima, soldando um fio em cada pino até seu lugar na placa.
Preste muita atenção no momento de soldar os fios, o relé comum tem a "pinagem" diferente do relé original da placa.
Na verdade, o que muda é somente os pinos de NA/NF .
Com a ajuda de um multimetro na escala de diodo/continuidade, identifique os finos NA/NF do relé original, o NF será aquele pino que quando ligado ao comum do relé, ou seja, ponta de prova no comum do relé, e a outra ponta de prova no NF, deve dar um valor de resistencia no visor do multimetro, e o NA não aparece nenhum valor.
Fica assim:
Coloquei cola quente depois de soldar, para proteger as soldas.
Utilize fios de no minimo 1mm nos pinos: comum, na, nf. e pode usar 0,5mm nos pinos da bobina do relé.
14- Monte tudo de volta, com paciência para acertar todos os pinos certinho da placa.
Solde todos os pinos.
Na minha placa tive que refazer uma trilha com um fio branco, pois rompi a trilha sem querer na hora de tirar o relé original
Fica assim:
Agora encaixe a placa na maquina do vidro, ligue os conectores. E tudo deve funcionar!
Sei que o tutorial não ficou bem claro, então qualquer duvida eu respondo depois aqui no tópico!
grande abraço!
Este é meu primeiro topico!
Adquiri um A3 turbo 150cv faz uns 30 dias. Mas eu já acompanhava o forum a tempos...
Bom, como peguei esse A3 de barbadinha, ele veio com vários defeitos que estou resolvendo um a um.
O primeiro que resolvi, foi o vidro elétrico do passageiro que não abaixava!
Ao apertar o botão, se ouvia o "click" do relé do vidro, mas nada acontecia.
Então desmontei toda a porta, tirei a maquina do vidro fora e a testei na minha mão,
ela só girava para um lado (subida), mas para o outro não girava.
Então descobri que o problema está na "eletrônica" da maquina do vidro, ela é responsável pelo acionamento de subida e descida do vidro através de 2 relés, um de subida e outro de descida, ela também tem uma memoria para salvar o one-touch, que trabalha junto com o modulo conforto.
Chega de papo e vamos para a solução:
Você vai precisar de:
1- Conhecimento/pratica basico em eletronica.
2- ferro de solda
3- sugador de solda
4- estanho
5- fluxo de solda liquida
6- chave de fenda
7- jogo de chave torx
8- paciencia
Mãos a obra:
1- Desmonte o forro de porta.
2- Retire todos os conectores com cuidado, todos tem travas nas laterais.
3- Retire o conector da maquina do vidro
4- Utilizando uma chave do tipo "Tork" , retira os 4 parafuros que fixam a "caixinha" da eletronica da maquina do vidro.
5- Puxe a caixinha para baixo, ela vai deslizar e sair.
6 - Usando um ferro de solda, aplique estanho novo em todos os pontos de solda da placa. Se utilizar fluxo de solda junto, melhor ainda.
7 - Agora utilize um sugador de solda, retire todos os pontos de solda da placa, menos os 4 pinos centrais.
8- deve ficar assim:
9- com uma chave de fenda fina, force por baixo da placa para retira-la;
10- Está ai os 2 relés de acionamento
11- No meu caso, o contato do relé estava torrado!, assim, não passa os 12v pro motor.
13 - Agora você tem duas opções! ou você encontra um relé desse idêntico e só coloca no lugar de volta, ou faz que nem eu fiz.
Era um Domingo, e eu não tinha como sair pra procurar algo parecido com este relé, e acho que seria bem difícil achar um igual.
Então eu peguei um mini relé comum de 12v, encontrado em qualquer eletrônica, e adaptei ele com os pinos para cima, soldando um fio em cada pino até seu lugar na placa.
Preste muita atenção no momento de soldar os fios, o relé comum tem a "pinagem" diferente do relé original da placa.
Na verdade, o que muda é somente os pinos de NA/NF .
Com a ajuda de um multimetro na escala de diodo/continuidade, identifique os finos NA/NF do relé original, o NF será aquele pino que quando ligado ao comum do relé, ou seja, ponta de prova no comum do relé, e a outra ponta de prova no NF, deve dar um valor de resistencia no visor do multimetro, e o NA não aparece nenhum valor.
Fica assim:
Coloquei cola quente depois de soldar, para proteger as soldas.
Utilize fios de no minimo 1mm nos pinos: comum, na, nf. e pode usar 0,5mm nos pinos da bobina do relé.
14- Monte tudo de volta, com paciência para acertar todos os pinos certinho da placa.
Solde todos os pinos.
Na minha placa tive que refazer uma trilha com um fio branco, pois rompi a trilha sem querer na hora de tirar o relé original
Fica assim:
Agora encaixe a placa na maquina do vidro, ligue os conectores. E tudo deve funcionar!
Sei que o tutorial não ficou bem claro, então qualquer duvida eu respondo depois aqui no tópico!
grande abraço!