Comportamento do câmbio estranho após pegar estrada

Boa noite galera, estou com um problema estranho que apareceu de uns dias para cá no meu carro, não sei de onde vem o problema, entretanto para adiantar, não acusa nenhum erro no VAG.

Sintomas do carro:
Primeiramente esse sintoma ocorre apenas depois eu eu vou para a estrada e pego uns 160-180 km/h. Quando eu volto para a cidade ele fica meio doido e começa a passar as marchas apenas com giro mais alto e mesmo assim, o giro sobre mas não transmite força para as rodas aparentemente conforme podem ver no vídeo. Outra coisa que sinto é vibração, semelhante a quando você coloca o carro no freio motor, só que sempre quando estou andando. Quase nunca o carro fica liso numa marcha sem que acha vibração similar a do freio motor. Depois desligo o carro, ligo e ele passa a funcionar normalmente.

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=3lQLGICd8eY
https://www.youtube.com/watch?v=AKHDH_hsEU4
 

Marco Oda

Membro
Se vc não estava com o pé afundado no acelerador, a transmissao esta operando de forma errada, no primeiro video deveria ter trocado as marchas com 2000 e poucos rpm. Verifica com o scanner se existe alguma falha, recentemente corrigi um problema semelhante em um carro de um conhecido, o sensor g68 estava com falha. Passei o scanner e zerei a falha mas ela sempre voltava apos um tempo, trocamos esse sensor e o cambio ficou perfeito de novo. Os sintomas eram os mesmos que o seu, demora para passar a marcha e só passando em giro alto.
 
O óleo do câmbio foi trocado no prazo, foi usado o bilstein/febi para 01M (14738), mas não acusa nenhuma falha no scanner ou algo do tipo. Ontem fui para Maringá, bati até 200KM/H na BR ai quando cheguei na cidade ele ficou um pouco doido, desliguei, liguei, ficou normal. Mas ele não demora pra trocar marchas se você sai andando de boa pisando leve na cidade ou na estrada, nem da nenhum tipo de tranco ou solavanco, apenas depois de brincar com o kickdown. Se pisar fundo sem acionar o kickdown ele também não entra no modo loucura.

O único erro que tenho agora é do corpo de borboletas que não se ajusta automaticamente pelo VAG, mesmo com o pé até o fim ele fica com abertura máxima em 83 graus e part. throttle. Sempre os estados dele são idle ou partial throttle, nunca vi o comportamento em outros carros, mas se tem um partial throttle eu imagino que deveria ter um estado chamado full throttle kk.

O câmbio toma alguma informação do corpo de borboletas para operar? Esse erro no corpo de borboletas poderia confundir o sistema de Dynamic Shift Point (DSP) do 01M?

Eu pergunto isso, pois se o software do câmbio tomar decisões com base nas informações passadas pelo corpo de borboletas ele vai entender que eu to ativando o kickdown em partial throttle, ai imagino eu, ele vai bugar mesmo, porque se eu encosto no acelerador ja é partial throttle.

O que vocês acham?
Até comprei um corpo de borboletas usado operacional para fazer um teste.
 
@[member="Marco Oda"], o erro do corpo de borboletas começou a aparecer exatamente depois de eu tentar realizar esse procedimento pelo VAG, pois quando ela começava a se movimentar sozinha por ordem do computador ela travava, entretanto quando ela é movimentada pelo cabo do acelerador o travamento não ocorre. Conforme eu tento rodar a adaptação os grau máximo de abertura muda, tipo, ela antes ficava em 3 graus idle, com 87 de máxima, agora fica com 1,7 idle, com 83 de máxima.

Realizei esse procedimento após ter um problema de o alternador não passar carga para a bateria na voltagem correta, e aconteceu de o carro ficar totalmente sem carga, apagado, ai tive que levar para o eletricista, remover bateria, etc. Então vi que era recomendado rodar o ajuste novamente após o carro ficar sem carga, então peguei o cabinho, fui la e rodei.

Aparece ADP Run., depois ADP. Error, ai o erro fica registrado na central, ai eu apaguei o erro, tentei de novo, ficou registrado na central novamente, ai depois apaguei o erro, andei um pouco, continuou registrado na central, tentei rodar a regulagem novamente, erro novamente.

Verifiquei o cabo sim, inclusive abri para ver se era uma questão de fazer limpeza apenas, mas estava brilhando por dentro, quando giro o cabo ele abre completamente, mas da pra ver uma pequena curvatura ainda, tipo ele não fica 100% reto, o grau de abertura bate com o grau mostrado no VAG.
 

Marco Oda

Membro
Entendi... o meu carro esta com o mesmo problema que vc relatou, não aceita adaptação e tbm dá o mesmo erro. A minha tbi é sem cabo; vou fazer a limpeza da trilha como o pessoal fala no forum abaixo:
http://forums.vwvortex.com/showthread.php?2491784-VR6-Throttle-body-TPS-opened-what-a-mess-(pics-are-offensive-for-vw)/page2#/topics/2491784?_k=l7q2ll

Pode ser que a sua também esteja assim, só não executei a limpeza ainda por falta de tempo e pq estou sem limpa contato aqui em casa. Se resolver fazer, toma cuidado para desmontar os clips e é bom fazer com o tbi fora do carro, pelo que andei vendo é normal depois de um tempo sujar as trilhas, nas primeiras fotos da para perceber bastante sujeira nelas.
 
Poxa, legal esse material, vou ver se consigo executar a limpeza, comprei o limpa contatos, vou ver se consigo fazer o procedimento amanhã durante a noite. Se eu obter resultados vou postar aqui.
 

Marco Oda

Membro
Beleza Lucas, toma cuidado com os 04 dentinhos que fazem contato com a placa vc não deve encostar neles de forma alguma para evitar que eles se amassem. Borrifa o limpa contato e deixa secar bem, após a secagem, monte tudo e veja se o problema se acaba.
 
Acrescentando...

De acordo com esse site se o sensor de posição do corpo de borboleta não estiver funcionando corretamente pode afetar sim o tempo de troca das marchas:
http://www.freeasestudyguides.com/throttle-position-sensor-transmission.html

De acordo com o site da ross-tech, o corpo de borboleta do A3 tem que transmitir três posições, Idle, Part. Throttle, e WOT (wide open throttle), no caso o meu nunca entra em WOT, fica apenas em Part. Throttle.
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Throttle_Body_Alignment_(TBA)

This procedure details how to perform a Throttle Body Alignment (TBA) on many VW/Audi vehicles. This procedure cycles the motorized throttle body through various states (idle, part throttle, WOT) to relearn their positions.
Bem, em tese essa loucura da transmissão automática pode ter origem na falha dos sensores do corpo de borboleta, agora com essa documentação que da um suporte para minha tese fico um pouco mais tranquilo, assim que consegui realizar as mudanças estarei postando os resultados.
 
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