Como saber se o cabeçote é AGU ou AEB?

Jrodrigo

Novato
Bom... Sou novo aqui no fórum, sempre acompanhei desde que meu pai pegou um A3 1.8T 180cv (fazem 3 anos), mas até então não tinha me cadastrado. A questão é que eu recentemente fiz 18 anos, sempre fui apaixonado pelo A3, e procurando algum possível primeiro carro me perguntei "Porque não um A3?", e cá estou eu com um A3 chumbo 1.8T 150cv em mente, irei ver o carro sábado. Me recordo de ter lido algum dia no fórum alguns cabeçotes do 150 serem melhor para preparação, tem alguma forma de identificar qual o cabeçote do carro que irei ver? Todos os 150 tem um cabeçote específico AGU, ou alguns vieram com o AEB?

E outra coisa, as diferenças do 180 pro 150, em relação a potência, é a programação do módulo e a pressão da turbina, certo? Tenho em mente 240cv para o meu futuro carro, eu conseguiria chegar a esse número somente com a reprogramação da central e aumento da pressão da turbina? (que no caso é feita pela reprogramação da central?)

Obrigado a todos!
 

Tiagobel

Membro
O Diede disse tudo: todos A3 150 brasileiros são AGU. O cabeçote AEB também é largeport, mas é de uma geração anterior e saiu nos passat 1.8t (motor longitudinal).

Pra chegar aos 240cv, além de remapear a ecu, você vai ter que trocar a turbina. Se não quiser fazer muitas modificações no motor, pode usar uma K04-001, que é plug & play.
 

DIEDE

Moderador
Sandro-Louzada disse:
com uma FT400, bicos, filtro, escape, vela e bomba..nao chegaria em 240cv?
FT não vai te dar potência.
O limite da turbina OEM é uns ~210cv. Você consegue extrair mais que isso (isso = o limite. Não tenho certeza se é exatamente 210cv), mas vai reduzir drasticamente a vida útil dela.
Pra 240cv, pense numa K03 com rotor mexido, daquelas que a TK faz, por exemplo.
 

Jrodrigo

Novato
Obrigado pelas respostas galera, todas de grande valia! Vou optar pela troca da turbina mesmo, andei vendo o site da tk e acho que a tk3 vai me atender bem, ou quem sabe um tk4.
 

Feijó

Novato
DIEDE disse:
FT não vai te dar potência.
O limite da turbina OEM é uns ~210cv. Você consegue extrair mais que isso (isso = o limite. Não tenho certeza se é exatamente 210cv), mas vai reduzir drasticamente a vida útil dela.
Pra 240cv, pense numa K03 com rotor mexido, daquelas que a TK faz, por exemplo.
Um amigo anda com K03 oem, no álcool e outras coisas mais e deu 227whp. O carro já roda nesse setup tem uns 5 anos pelo menos e zero problemas, turbina não fuma e nem nada.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
AGU vieram sempre nos A3 150cv.

AEB vieram nos A4 1.8T e Passat de mesma motorização, porém em posição longitudinal. Ambos tem as mesmas medidas (large port) e são intercambiáveis.

Para essa potência, troca turbina e remap já bastão. Não há necessidade de passar para álcool, só se você e seu futuro preparador quiserem mesmo. Eu uso atualmente uma TK5 na minha A4 Avant e estou achando muito boa, ao contrário da maioria dos relatos aqui do fórum.
 

bond

Novato
tenta a sorte como ficou seu carro com a tk5 passou no rolo ??pega bem cedo ?muito torque??
aguardo abraço
 
Feijó disse:
Um amigo anda com K03 oem, no álcool e outras coisas mais e deu 227whp. O carro já roda nesse setup tem uns 5 anos pelo menos e zero problemas, turbina não fuma e nem nada.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Duvido muito que uma K03 (mesmo que fosse K03s) tenha dado 227whp.
eu possuía um gti 180hp que com somente chip foi para 224hp (178whp), sendo assim o carro do seu amigo teria que ter mais de 260hp para ter os 227whp.
duvido que uma K03 oem consiga empurrar tudo isso, independente do setup dos periféricos...
 

Feijó

Novato
Cantagalli_mga disse:
Duvido muito que uma K03 (mesmo que fosse K03s) tenha dado 227whp.
eu possuía um gti 180hp que com somente chip foi para 224hp (178whp), sendo assim o carro do seu amigo teria que ter mais de 260hp para ter os 227whp.
duvido que uma K03 oem consiga empurrar tudo isso, independente do setup dos periféricos...
O carro já fez comparativos com diversos carros com potência semelhante e, ou andou na frente ou andou junto. Não tenho pq mentir.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
bond disse:
tenta a sorte como ficou seu carro com a tk5 passou no rolo ??pega bem cedo ?muito torque??
aguardo abraço
Cara, a 2000rpm mais ou menos ela já começa a pressurizar. Estou gostando bastante do carro, pelo menos minha impressão é de que a saída dela ficou muito melhor. Tem que levar em consideração o peso do carro né (uma A4 Avant!) e ando de rodas 20. Fiz mais para dizer que tenho do que qualquer outra coisa. Como viajo bastante com o carro, o desempenho em estrada ficou muito legal! Ainda não passei o carro no rolo, mas a expectativa é algo entre 300 e 320cv.
 
Topo