Como escolher a melhor turbina para seu Audi[Turbo]

House

Fundador do A3Clube
Quando vc vai turbinar seu carro, o turbo passa ser o coração do seu sistema e a perfeita escolha desse coração é que dira como o carro ira se comportar numa arrancada o mesmo no trânsito do dia-a-dia.

Antes de ler esse how-to eu presumo que vc já saiba o que é uma valvula wastegate, uma blow off (BOV) e como um sistema turbocompressor funciona, aqui abordaremos exclusivamente qua o melhor turbo pro seu carro.

Trim

Você ja deve ter ouvido falar que tal turbina tem um trim de 56 outro de 60 e assim por diante, mas o que isso diz a você?

Trim é a relação enter o o diametro do rotor de entrada da turbina (inducer) e o diametro do rotor de saida (exducer).
trim.jpg


tá o que isso quer me dizer? a relação trim basicamente vai dizer o quanto de ar sua turbina vai suportar. Vamos imaginar que vc tenha q escolher entre uma turbina T3 trim 60 ou trim 45, se vc precisa de um grande fluxo de ar opte pela de trim maior, ou seja a 60.

Posso calcular o trim da minha turbina?
demonstando ela e com ajuda de um paquímetro nas medições, pode sim. A formula do trim é dada por

Trim = (inducer²)/(exducer²)*100

A/R

essa medida é muito usada, erroneamente, pelo preparadores brasileiros para descrever o uso de uma turbina. A performance de um dispositivo turbocompressor é dada por varios parametros de projetos o A/R é so um deles. Dizer "meu turbo é .42/.48" é a mesma coisa que dizer q seu carro é 1.6 ou 2.0, ou seja pode ser q seja um 1.6 160cv ou pode ser q seja um 1.6 de 82cv.

definição de A/R

A/R vem de Area/Radius, esse parametro descreve a geometria da turbina, é a area da voluta (carcaça) divido pelo raio, até o centro da area.

ar.jpg


A/R do compressor
A/R do compressor tem pouca ou nenhuma infuencia sobre a comportamento da turbina, o que geralmente se usa é um a/r grande para aplicações de baixa pressão e um a/r pequeno (isso faz com pra alta pressão
archart.jpg


A/R da turbina
Ao contrario do compressor o a/r da turbina vai dizer muita coisa, sobre o comportamento da mesma.
Um a/r pequeno vai aumentar a velocidade dos gases nas pás da turbina faznedo com que o turbo encha rapidamente, praticamente retirando o turbo-lag, no entanto isso causará um aumento da compressão dos gases de escape o que estrangula o rendimento do motor em altos RPMs. Como os carros turbo de fabrica visam planifcar a curva de torque geralmente é assim q os mesmos são configurados.

Alternativamente, se o a/r for grande a velocidades dos gases na turbina cairam e a turbina só encherá em altos rpms, favorencendo a potencia em altos giros.

Mapas de eficiência
Até agora vimos características que demosntram o comportamento da turbina, mas o que realmente diz o que o turbo é capaz de fazer é seu mapa de eficiência!!

maps.jpg


Surge Line
evite o uso dessa região ao maximo, geralmente um turbo maior do que a aplicação ou condiçoes severas de uso (inexistencia de blow-off ou by-pass). Nessa região o fluxo de gases fica instavel na turbina o que provoca muito variação na velocidade da mesma fazendo com o que os mancais ou rolamentos se destruam.

Choke Line
é a linha limite de trabalho de um turbocompressor, geralmente quando o compressor abaixa a eficiencia de 60 ou 50% vc chega a choke line o que indica q vc tem procurar um turbo maior.

Eixos horizontal e vertical
temo dois eixos nesse mapa o vertical que é a relação de pressão que é dada por pressão atm + pressão de boost, ou seja vc vc vai rodar a 1,1 bar sua razão de pressão no mapa é 2,1.
eixo horizontal é o mais chato de calcular pra isso indico um site:
http://www.not2fast.com/turbo/glossary/turbo_calc.shtml

ou

http://www.turbofast.com.au/turbomap.html (by ashida)



Conclusão

escolher um turbina não é tarefa das mais triviais, nunca escolha uma turbina somente por a/r, a princinpal ferramente da escolha pe mapa de eficiencia. Sempre que possível opte por um turbo refrigerado a água ele protege a vida util do oleo e dos mancais, alem de melhorar a eficiecia da turbina.
mas onde eu posso achar mapas de turbinas?
aki: http://www.not2fast.com/turbo/maps/

Bibliografia e referencias
Bell, Corky - Maximum Boost
http://www.not2fast.com
http://www.garrett.com.br
Eng. Thomas Moura da BorgWarner Turbo and Thermal Systems
 

Ruiz

Administrador
Muito legal a informação, Heitor. Acho que em geral, o pessoal acaba não tendo acesso a esse tipo de dado, o que pode comprometer um pouco a qualidade de certas preparações.

[]s
 
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