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Fundador do A3Clube
Como Diagnosticar o Sistema de A/C no VW Jetta GLS 2000
Postado originalmente em 16/11/2005, por Jim Newkirk
Traduzido por Bruno Ruiz
"O problema envolve um Jetta GLS 2000 2.8L, com ar-condicionado não-digital, sem operação da embreagem do compressor do ar-condicionado. Nesse veículo, a operação da ventoinha e do compressor do A/C são controladas pelo módulo J293 (módulo de controle das ventoinhas), o qual em geral se localiza no canto frontal inferior do lado do motorista, no compartimento do motor. O módulo J293 tem tanto um conector de 14 pinos, identificado como 'conector T14' nos diagrams da Volkswagen, quanto um conector de 4 pinos, identificado como 'conector T4a."
Este verão tem sido quente, e eu tenho certeza que você já teve a sua parcela de problemas com ar condicionado. Infelizmente, os sistemas de A/C estão se tornando cada vez mais complexos e difíceis de se diagnosticar.
Para diagnosticar o sistema, começando pelo conector T14:
1) Ligue o veículo e o deixe em marcha lenta. Ligue o ar condicionado na refrigeração e ventilação máximas, ou seja, ar mais frio e ventilador na velocidade mais alta.
2) Confira se há 12 volts no pino #8 do conector T14 (T14/8). Este sinal de 12 volts vem do botão do A/C e requer ambos as ventoinhas ligadas em velocidade baixa, e a ativação do compressor.
3) Veirique se há 12 volts no pino T14/9. Essa voltagem vem da chave de ignição, e terá 12 volts quando a ignição estiver na posição "on".
4) Verifique se há 12 volts no pino T14/4. Este é um sinal direto da bateria, e deve conter 12 volts a qualquer momento, contanto que o fusível S16 esteja intacto.
5) Verifique se o pino T14/6 está corretamente aterrado, através de um teste de continuidade.
6) Verifique se há 12 volts, direto da bateria, no conector de 4 pinos, pinos T4a/1 e T4a/3, contanto que os fusíveis S164 e S180 estejam intactos, respectivamente.
7) Desligue o carro, na chave. Temova o conector T14 e faça um teste de continuidade entre os pinos T14/14 e T14/5, na parte do chicote (não no conector do módulo), para garantir a operação correta do Sensor de Temperatura Ambiente (F38). Deve haver continuidade contanto que a temperatura do ar ambiente seja maior que 0 graus celcius. Reconecte o conector T14 e re-ligue o veículo.
8) Verifique o pino T14/2 usando um medidor de duty cycle. Se a carga de gás refrigerante no sistema está normal, o pino T14/2 deve indicar em torno de 30% a 35%, sem o compressor ativo. O sinal de duty cycle é fornecido pelo Sensor de Pressão (G65) em resposta a mudanças de pressão no sistema. Duty Cycles acima de 90% ou abaixo de 20% desligarão o compressor.
9) Verifique se há uma voltagem de referência no valor de 11 volts, no pino T14/3. A voltagem de referência é oriunda do Módulo de Controle das Ventoinhas (J293) e pode ser aterrado pelo Modulo de Controle de Energia (PCM) sob certas circunstâncias (tipicamente, quando em Abertura Completa da Borboleta de Admissão (WOT - Wide Open Throttle), ou em situações de superaquecimento do veículo) para desligar o compressor do ar condicionado.
Se tivermos um sinal de 0 volts, então ou a PCM está ordenando um sinal de desligamento do compressor, ou o chicote está curto-circuitado em algum ponto de aterramento. Eleve a rotação do motor para mais de 2500 rpm e observer a operação do compressor e a voltagem no pino T14/3. Se a voltagem no pino T14/3 retornar para 11 volts com a velocidade do motor acima de 2500 rpm e a operação do compressor for reiniciada, então é necessário que se refaça o setup da borboleta de admissão, com o auxílio de um scanner.
Observação: a perda do setup básico da borboleta de admissão prevenirá a ativação do compressor.
Se todos os testes supra-mencionados forem bem sucedidos, verifique se há 12 volts no pino T14/10. Este pino é a saída do sinal de 12 volts para o controle da embreagem do compressor. Se todos os outros testes foram bem sucedidos e não há sinal de voltagem no pino T14/10, então o módulo de controle das ventoinhas está com problemas.
Como você pode ver, ativar a embreagem do A/C não é uma função simples em veículos mais recentes, e sistemas que você nunca associaria com um problema de ar condicionado podem deixar o seu carro bem desconfortável.
Postado originalmente em 16/11/2005, por Jim Newkirk
Traduzido por Bruno Ruiz
"O problema envolve um Jetta GLS 2000 2.8L, com ar-condicionado não-digital, sem operação da embreagem do compressor do ar-condicionado. Nesse veículo, a operação da ventoinha e do compressor do A/C são controladas pelo módulo J293 (módulo de controle das ventoinhas), o qual em geral se localiza no canto frontal inferior do lado do motorista, no compartimento do motor. O módulo J293 tem tanto um conector de 14 pinos, identificado como 'conector T14' nos diagrams da Volkswagen, quanto um conector de 4 pinos, identificado como 'conector T4a."
Este verão tem sido quente, e eu tenho certeza que você já teve a sua parcela de problemas com ar condicionado. Infelizmente, os sistemas de A/C estão se tornando cada vez mais complexos e difíceis de se diagnosticar.
Para diagnosticar o sistema, começando pelo conector T14:
1) Ligue o veículo e o deixe em marcha lenta. Ligue o ar condicionado na refrigeração e ventilação máximas, ou seja, ar mais frio e ventilador na velocidade mais alta.
2) Confira se há 12 volts no pino #8 do conector T14 (T14/8). Este sinal de 12 volts vem do botão do A/C e requer ambos as ventoinhas ligadas em velocidade baixa, e a ativação do compressor.
3) Veirique se há 12 volts no pino T14/9. Essa voltagem vem da chave de ignição, e terá 12 volts quando a ignição estiver na posição "on".
4) Verifique se há 12 volts no pino T14/4. Este é um sinal direto da bateria, e deve conter 12 volts a qualquer momento, contanto que o fusível S16 esteja intacto.
5) Verifique se o pino T14/6 está corretamente aterrado, através de um teste de continuidade.
6) Verifique se há 12 volts, direto da bateria, no conector de 4 pinos, pinos T4a/1 e T4a/3, contanto que os fusíveis S164 e S180 estejam intactos, respectivamente.
7) Desligue o carro, na chave. Temova o conector T14 e faça um teste de continuidade entre os pinos T14/14 e T14/5, na parte do chicote (não no conector do módulo), para garantir a operação correta do Sensor de Temperatura Ambiente (F38). Deve haver continuidade contanto que a temperatura do ar ambiente seja maior que 0 graus celcius. Reconecte o conector T14 e re-ligue o veículo.
8) Verifique o pino T14/2 usando um medidor de duty cycle. Se a carga de gás refrigerante no sistema está normal, o pino T14/2 deve indicar em torno de 30% a 35%, sem o compressor ativo. O sinal de duty cycle é fornecido pelo Sensor de Pressão (G65) em resposta a mudanças de pressão no sistema. Duty Cycles acima de 90% ou abaixo de 20% desligarão o compressor.
9) Verifique se há uma voltagem de referência no valor de 11 volts, no pino T14/3. A voltagem de referência é oriunda do Módulo de Controle das Ventoinhas (J293) e pode ser aterrado pelo Modulo de Controle de Energia (PCM) sob certas circunstâncias (tipicamente, quando em Abertura Completa da Borboleta de Admissão (WOT - Wide Open Throttle), ou em situações de superaquecimento do veículo) para desligar o compressor do ar condicionado.
Se tivermos um sinal de 0 volts, então ou a PCM está ordenando um sinal de desligamento do compressor, ou o chicote está curto-circuitado em algum ponto de aterramento. Eleve a rotação do motor para mais de 2500 rpm e observer a operação do compressor e a voltagem no pino T14/3. Se a voltagem no pino T14/3 retornar para 11 volts com a velocidade do motor acima de 2500 rpm e a operação do compressor for reiniciada, então é necessário que se refaça o setup da borboleta de admissão, com o auxílio de um scanner.
Observação: a perda do setup básico da borboleta de admissão prevenirá a ativação do compressor.
Se todos os testes supra-mencionados forem bem sucedidos, verifique se há 12 volts no pino T14/10. Este pino é a saída do sinal de 12 volts para o controle da embreagem do compressor. Se todos os outros testes foram bem sucedidos e não há sinal de voltagem no pino T14/10, então o módulo de controle das ventoinhas está com problemas.
Como você pode ver, ativar a embreagem do A/C não é uma função simples em veículos mais recentes, e sistemas que você nunca associaria com um problema de ar condicionado podem deixar o seu carro bem desconfortável.