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Como abrir ou fechar a wastgate?

AS555N

Membro de Honra
#2
Bom, isso já gerou muita discussão no clube, a wastegate é o compoente que controla a velocidade da turbina e consequentemente a pressão; quando chega em uma determinada pressão de trabalho 0,8 no 180cv e 0,6 no 150cv (colegas me corrijam se eu me enganei) ela diminui a rotação pelo bypass dos gases de escapamento evitando um fenomeno chamado back-pressure que pode desacelerar a turbina ou até mesmo quebrar o rotor, o problema de vc fechar a waste é que vai aumentar a pressão e sem combustível suficiente pra queima pode causar detonação (combustível queima antes da hora pelo excesso de pressão entre outras coisas como ponto de ignição e etc... Over pode explicar melhor), no 180cv isso é mais difícil de acontecer porque o sistema tem mais proteções contra esse tipo de problema então vai ser mais complicado.....aumentou a pressão sem ser pelo chip a ECU fecha a borboleta, no 150cv existe menos ou nenhuma proteção e assim fica mais fácil de quebrar, quanto a fazer não é recomendado por ninguém aqui, se quiser aumentar a pressão com segurança e como consequencia CV`s fale com o Overspeed, se quiser se arriscar, faz assim: atras do motor embaixo do tubo de pressurização tem uma haste ligada a um braço.....aperta essa porca e seja feliz....mas é altamente recomendado que não faça. "Por sua conta e RISCO"....isso é boquetagem.
Colegas.....se falei merd.... me corrijam.
[]'s
Renato
 

AS555N

Membro de Honra
#6
Sim, seu pensamento tá correto, apertando o parafuso a pressão pra abrir a waste terá que ser maior consequentemente aumenta a pressão da turbina pelo aumento da velocidade da rotação, agora existe com certeza um cálculo pra calcular essa proporção de pressão X combustível, isso só o Overspeed pode responder, eu não arriscaria aumentar a pressão aumentando os bicos porque vc não sabe se a proporção vai estar correta e existem tambem outos parâmetros que devem ser ajustados como o ponto de ignição....fazer isso que vc quer pode aumentar o consumo sem um aumento significativo de potência.....cara faz um chip.....creio que coisa de 650 se for 180cv e 400 se for 150cv.....vale mais....melhor que gastar 6000,00 em um motor ou 2100,00 em uma turbina nova.
Over....desculpa estar colocando preço no seu serviço.....são os valores que vi em outros posts.
[]'s
Renato
 

chedid

Administrador
#7
douglas83 disse:
e 1 carro com o bico retrabalho com uma maior vazao sera q fica bom?
Se for usar com turbina original e na gasolina só gprecisa mexer no chip. Nem precisa mexer na válvula wastegat, acho que custa com overspeed (recomendadíssimo) coisa de 380 a 400,00. Vc só troca o chip e deu, vem cerca de 195hps se for o 150
 

chedid

Administrador
#8
Deixa eu tentar te explicar melhor como funciona: seu carro, para controle de pressão de turbo, tem dois sistema principais ajustáveis (na verdade tem mais, mas o que importa são estes dois para vc), um mecânico que é a valvula wastgate e um eletrônico que é feito com a valvula elétrica (soleinoide) chamanda n75 que controla a pressão eletronicamente.

Para subir a pressão de turbo vc tem duas formas: 1) o jeito errado é mexer na valvula wastgate, apertando ela, se for 150 vc corre o risco de quebra do motor, pois a central num vai alimentar a nova pressão, ficando mistura pobre, corendo risco de furar ou quebrar canaletas do pistão, se for o 180 cv, ele vai entrar em proteção, pois vai sentir mais pressão que a requisitada; 2) o jeito certo, mexer SÓ NO CHIP, nele, a grosso modo, o mapa da valvula n75 é alterada, fazendo subir a pressão pelo sistema de controle eletrônico, e é alterado o mapa de combustível, a fim de dar mais comida nas pressões altas, evitando as quebras.... se o carro for andar na gasolina ele alimenta certinho com bicos originais.


Vai por mim, faz direito e faz no chip. Mas faz com quem saiba fazer. Aqui recomendamos o overspeed (tem anuncio nos classificados), pois é honesto e competente e tem um bom preço.


Na minha opinião, mexer na westgat é coisa porquinha sem falar que vc colcoa em risco seu motor.


Espero ter ajudado.
 
#9
A central do 150 tem uma curva que relaciona posição da borboleta com carga imposta ao motor, como a carga é proporcional ao torque e consequentemente função direta da quantidade de ar admitido que por sua vez é diretamente relacionado a quanto de combustivel é necessario e qual o avanço possivel para aquela situação, se vc aumentar a pressão via wastegate a central não sabe que a carga imposta é maior e usa a ultima posição da tabela de AFR indistintamente seja qual a massa de ar admitida (o que nem é tanto um problema se vc tem bicos maiores adequados ao que vc espera ter de mistura), o problema maior é avanço, a central tbm vai usar a ultima coluna da tabela de avanço disponivel, que obviamente não é feita pensando-se que o motor trabalhe com pressão acima da especificada.

outra questão é que se vc tiver um defeito no MAF, devido a curva que citei em primeiro ainda estar original, a alimentação ficará inadequada (pobre) porque a central não saberá que esta entrando mais ar do que o que esta setado para entrar pela posição da borboleta.
 

chedid

Administrador
#14
E, melhor de tudo, aqui não é tipo de forum que tudo que importado é bom! ou que tudo que vendem dentro do forum é o melhor. Não há isso aqui dentro. O que indicamos é porque realmente acreditamoS, E REPUDIAMOS PRODUTOS COM PROPAGANDA ENGANOSA.
 
#17
é um user que só causou no clube...principalmente com esse assunto da waste...o cara chegou botando banca de quem sabia tudo..ficava falando pra galera fechar a waste...dentre outros assuntos que ele sempre tentava tumultuar...só estragava os tópicos...

ainda bem que vc não pegou essa fase do clube...o cara deixava tudo em chamas...mas graças a Deus esse otário vazou do clube...
 

chedid

Administrador
#18
este usário usou mutos nicks... nem lembro quantos. Mas ele nem tinha carro e chega dizendo pro cara fechar wastgate que o carro fica o canhão, haha e quase fui expluso do clube por causa dele uhauhauh