Com ou sem ASR?

Romulo180T

Novato
Olá, pessoal!

Tenho um A3T 180cv, 2005, comprei a uma semana, e ainda estou me adaptando a utilizar um carro turbo original.

Ai vem a duvida! Com o ASR ligado notei uma boa potencia no carro, porem meio lento em saidas de curva, e com o ASR desligado a performace do carro tanto em reta como em saidas de curva melhora, e muito, chegando em quase todas as vezes destracionar mesmo em velocidades mais elevadas.
Esse controle de estabilidade e de traçao realmente segura o carro demais, ou é impressao minha?

abraço a todos
Saudaçoes tricolores
 

jaltinier

Plantonista
Fala Romulo, realmente o ASR tem esse efeito, não tenho esse item no meu (150cv), mas já andei num que tinha (180cv) realmente é uma diferença boa...é um item que deveria ser de fábrica em todos os auderas turbo...

Abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
Romulo, não é um controle de estabilidade.

O ASR (anti slip regulation, ou para fins de marketing audi slip regulation) é um controle de tração apenas, porém como nas saídas de curva a tendência a patinar é muito grande porque o peso se apóia só na roda de fora da curva e deixa a de dentro livre, ele sempre atua e SIM, amarra bastante o carro!

Nas arrancadas, se você quer realmente sair forte, desligue ele...

O objetivo do ASR é pura e simplesmente evitar a patinação, e não evitar a patinação mantendo o maior desempenho possível. Ou seja, se for necessário cortar toda potência pra parar de patinar, ele VAI cortar.

Faça o teste você mesmo, se vc levantar o giro para 4-5 mil RPM e soltar da embreagem em primeira marcha com o carro parado, vc vai ver que quase vai dar com a cara no para-brisa, pois ele vai cortar toda potência na hora!
 

House

Fundador do A3Clube
Rafa, vc esta esquecendo de um detalhe muito importe: O angulo de deriva, o angulo de deriva é um angulo modelado entre o angulo em que o carro esta realmente indo e o angulo desejado (volante) se esse angulo passar de um valor calibrado o ASR demandará a ECU uma imediata redução de torque (limitar a borboleta, por exemplo). Isso pode ser claramente testado provocando-se um understeering no carro (saida de frente) ,vc ve claramente o ASR ligado e fechando a borboleta, reduzindo torque, de modo a voltar o carro na trajetória desejada.

O comportamento do ASR pode ser fortemente alterado caso rodas e pneus estejam foram de especificação fazendo com que o carro modele errado a dinamica veicular.

Romulo se suas rodas forem alteradas isso pode estar deixando o carro mais travado.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Não é assim House, o ASR só vai atuar pois detecta a "patinação" das rodas. Se vc não tiver acelerando e forçar um understeering só pela velocidade/ângulo da curva, ele não atua.

Ângulo de deriva só vai fazer atuar se for ESP, tanto que o A3 nas versões nacionais não tem o sensor de posição do volante como o Golf GTI 180cv (que tem ESP e não ASR).

Como eu tinha falado no outro post, o ASR é apenas um controle de tração (Anti-Slip Regulation), ao passo que o ESP sim é um controle de estabilidade (Electronic Stability Program).
 

Romulo180T

Novato
Bom, primeiramente gostaria de agradecer e muito pelas respostas.

Com relaçoa ao controle de estabilidade, realmente tinha essa duvuda.
Explico porque: Uso rodas 16 originais e pneus michelan pilot 2, que por sinal sao otimos. Quando viajo uso 45 libras na traseira e 29 a 30 na dianteira, justamente para soltar a traseira nas curvas e a contornar com o volante em praticamente em linha reta e de pé em baixo, notei uma diferença brutal com o ASR ligado. Sem ele o carro nao solta com facilidade, ate mesmo pela estrutura da carroceria e suspençao, mas fica mais fácil de colocar ele de lado nas curvas mais fechadas. Estava pensando em até colocar molas para melhorar mas o carro curva muito, nao estou vendo necessidade. Em todos os outros carro que tive, civic vti 215hp, e um 307 com 190cv, tive que colocar para pode fazer curva senao passava direto.
Mas ajudou bastante com as explicaçoes,

obrigado a todos
 

House

Fundador do A3Clube
RafaPR disse:
Não é assim House, o ASR só vai atuar pois detecta a "patinação" das rodas. Se vc não tiver acelerando e forçar um understeering só pela velocidade/ângulo da curva, ele não atua.

Ângulo de deriva só vai fazer atuar se for ESP, tanto que o A3 nas versões nacionais não tem o sensor de posição do volante como o Golf GTI 180cv (que tem ESP e não ASR).

Como eu tinha falado no outro post, o ASR é apenas um controle de tração (Anti-Slip Regulation), ao passo que o ESP sim é um controle de estabilidade (Electronic Stability Program).

Rafa eu nao disse que necessariamente vc precisa ter um sensor de volante. Mas sim o ASR pode modelar o angulo de deriva a partir da deslizamento das rodas atuando no TORQUE do motor. E ele não atua se vc nao estiver sem acelerar pois vc ja esta no torque minimo, o ASR nao comanda o ABS e só usa os sensores do ultimo. Isso explica a limitação em saida de curva vista pelo romulo e eu tmb sinto isso o tempo todo. :D

Quem faz parte do ASR é o EDL (electronic differential lock) que esse sim pode mandar freiar uma outra roda através do ABS.
 

House

Fundador do A3Clube
na mercedes o ASR atua nos freios....interessante....

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KuSJ2ElOlLk[/youtube]
 
House, no Fiat Stilo o Asr dele tb é nos freios
quando há perda de aderencia/patinaçao, os freios atuam pra segurar

achava q no A3 era do mesmo jeito, nao sabia que era na borboleta
 

RenatoA3

Membro
Uma dúvida com o ASR...vi uns videos da galera testando o ASR e a luz do painel só pisca quando é acionado o mesmo (cantando pneu) ...já no meu carro qdo aperto o botão ASR q fica perto do porta copos ele fica aceso o tempo todo...
Ai eu pergunto...é normal ele ficar aceso o tempo todo qdo ativado, ou o normal qdo ativado e apagar e só piscar qdo for acionado em curvas ou cantando pneu por exemplo?

Vlw
 
Eu tive um A3 2001 125 cv que tinha ASR.. mas não tinha botão... o controle segurava e não deixava patinar .. como que os cara dizem que Aqui no brasil só os 180CV tem ASR ? hoje tenho um A3 2003 125cv e tem ASR mas desliguei pelo scanner!
 

Vinao

Membro
Meus amigos, tenho uma 150cv AT e mesmo dizendo que não tem o ASR tem sim algum tipo de atuador no sentido de não deixar o carro patinar, no asfalto não sei dizer pois nunca tive a experiencia, mas nos percursos de ladeira com cascalhos ou ate mesmo terra solta, eu subo com uma tranquilidade que parece um 4X4. nunca usei no barro pra saber.

digo pois vou direto numa chacara de um parentee pego uma senhora ladeira com bastente pedra solta que quando tinha o pug que não tinha nenhum controle sofria pra subir sozinho, com o carro cheio nem pensar em subir, agora com a audi subo com o carro cheio tranquilo.
 
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