Chip de potencia

iuribritto

Novato
Bem vindo Retenis, tudo depende até onde vc quer ir com seu chipar. Pelo que vi até uns 220 vai sussa.O chip tem o nosso amigo over que faz por um ótimo preço e é super recomendado.
Agora as formalidades.
Tem um tópico de apresentações que vc tem que passar e se apresentar, e se possível colocar umas fotos de seu A3.

RafaPR

Consultor Técnico
O câmbio já dá pra problema "por natureza", imagine chipado.

Não que vá de fato dar problema, mas com certeza vai aumentar muito as chances disso acontecer...

chedid

Administrador
não acredito que aumente a chance não... só que se tem problemas ele fica mais visível.. só isso e não que cause mais problemas.
abraços

Tang

Membro
RafaPR disse:
O câmbio já dá pra problema "por natureza", imagine chipado.

Não que vá de fato dar problema, mas com certeza vai aumentar muito as chances disso acontecer...

Concordo, se ja houver algum problema, isso vai ser melhor evidenciado apos chipar.

Lembrando ao novo amigo forista que a causa principal dos problems no cambio automatico ou tip, eh a negligencia na manutencao e troca de oleo no prazo.

Tem muitos carros nos EUA com tip, alias a maioria dos carros americanos eh automatico, la alem do jetta, golf, os multitronic da vida, tem mta Audi, soh nao tem as A3 como aqui.

Enfim, no proprio site da VW Vortex voce ve relatos de cambio tip que ja rodaram 250 mil milhas e com a manutencao em dia estao 100% ainda.

O problema do brasileiro eh que esta acostumado com motor AP que anda com oleo de cozinha e nao faz manutencao como indicado, alias, antecipar o que eh indicado eh mais correto.

Logico que nao eh soh trocar o oleo e pronto, existem alguns desgastes, mas eh igual ao oleo de motor, se nao troca, as particulas suspensas e a falta do filme de oleo para proteger a peca, vai causar um desgaste muito grande. A Solenoide tambem vai pro saco por conta disso, o oleo atinge temperaturas alem do ideal e as particulas que citei tambem as prejudicam.

Diz a lenda de que o tiptronic aguenta ate 250CV, acima disso vai sofrer um desgaste maior que o normal. Se quiser ir acima disso, voce pode comprar um kit com conversor de torque melhor que vai aguentar acima dos 300 CV com facilidade. Tinha um cara no Golf Clube que importou as pecas mas estava vendendo o carro e ia se desfazer do kit por 1800 reais.

Ha casos da instalacao de um sistema de refrigeracao do fluido do cambio por ar, pois ele eh refrigerado pelo liquido de arrefecimento, existem kits nos EUA que o pessoal coloca um radiador pequeno na grade frontal e que ajuda e muito aumentar a vida util de todos os componentes do cambio automatico, inclusive deixando o oleo "melhor" por mais tempo.

Um Abraco e Feliz Natal a todos =)

lexupdate

Membro
retenis disse:
gostaria de saber se alguem tem algum conhecimento se eu chipar um a3 180cv tip da problema no cambio?? muito obrigado

Olá retenis, seja muito bem-vindo!
Como o chedid falou, o simples fato de vc chipar não vai "criar" o problema.
Se vc sente que o teu câmbio tá meio estranho, dando trancos, ou passando varias marchas de uma só vez, faça uma revisão nele, corrija o defeito, e fique andando um tempo assim pra se certificar que ficou bom.
Ah, e isso vale pra qualquer outro problema no motor. Depois disso é só alegria, pode chipar na boa, pq 210 cv esse motor guenta com um pé nas costas....heheheh

O que não pode é pegar um carro que já possui algum problema, chipar, e colocar a culpa no cambio, no motor, no remapeador, etc, porque assim não dá pra separar uma situação da outra....

Feliz natal a todos galera!!! Abrass!!!!

retenis

Novato
Então eu peguei o carro no sbado passado no mesmo sabado quebrou o cambio... ai devolvi a loja para a garantia fica pronto amanha ai e q vou chipar ...

chedid

Administrador
eita, cuidado com as "garantias" de vendedores de carro, manda em qualquer meia sola mandam troca o mínimo de peças, desde que dure mais 3 meses.... cuidado com isso

chedid

Administrador
glauber disse:
Alguem sabe o valor médio para chipar o A3 1.8 T Automatico 01/01?

Se for o 150 o junior (overspeed) cobra cerca de R$350 a 400,00 se for o 180cv cosia de R$700,00 (chuto). Serviço bem feito nota dez, super recomendado!

codezito disse:
Chipagem para aspirado na minha opinião não compensa...

Você vai conseguir tirar em torno de 10% da potência total...

Logo em um Aspirado seria na casa dos 10/12cv ....

Eu já prefiro partir para um Turbo logo e colocar um chip para 185/190cv em um T150cv...

Consumo deve aumentar, mas acredito que seja pouca coisa, afinal o aspirado é bem "econômico" pro porte do carro. O meu fazia 10km/l!

O meu está fazendo 5km/l na cidade, estou achando bem pouco. Claro que aqui em sp tem bastante engarrafamento, mas mesmo assim. E o carro tem somente 33Mil km. Estou vendo o que posso trocar para melhorar isso, mas estranho pois o carro é bastante novo.

Abs

RafaPR

Consultor Técnico
Felite, como seu carro é automático, não espere grandes melhoras no consumo. Infelizmente é mais ou menos isso mesmo o consumo do automático em trânsito pesado!