Chicote externo do câmbio automático

Esse chicote tem 10 pinos e na maioria das vezes é ele ou o sensor de rotação que dão mais dor de cabeça ao dono e aos mecânicos de audi. Esse tópico tem intensão de ajudar a tirar duvidas e desmistificar alguns medos que temos do cambio automático.
Não encontrei nenhuma informação desse tipo na internet e resolvi arrumar o chicote, pois ja havia trocado ele uma vez (o módulo tbm porque queimou com o curto dos fios) por causa dos fios derretidos por dentro dele.. acredito que pelo calor excessivo em cima do câmbio.
Enfim, não foi nenhum bicho de sete cabeças e agora vou colocar a cor dos fios e seus respectivos conectores que vai ficar ainda mais fácil, nem isso achei.. nem em manuais..

Primeiro parou de funcionar uma valvula.. notei pelo código de erro no scanner, mexi o chicote do conector do cambio e deu outras duas válvulas e a primeira que tinha dado problema voltou a funcionar, com isso conclui que era pra ser o chicote mesmo. Abri ele com um corte do lado e estava la todos os fios derretidos e algum descacados.. comprei outro, troquei o coxim do cambio depois de uns 6 meses e voltou problema.. resolvi abrir e resolver entao.

Comecei a cortar o chicote até na onde os fios estavam normais.. deu até pra cima da bateria um pouco.. retirei o filtro e a bateria com o suporte dela antes..

Depois cortei os fios e levei o conector na banca e numerei as cores com os numeros dos pinos mostrados no manual e no conector. Nao troquei os terminais, vocês vao ver nas fotos que sao um pouco diferentes.. para tirar o fio do conector tive que cortar o plastico que protegia o pé do conector, muito duro e tem que cortar com cuidado para nao estragar muito os fios.. depois comprei os fios das cores parecidas com oroginais.. nao achei os com listra, dai comprei numeros e coloquei nos fios para nao me perder.
Cortei os fios originais a mais ou menos 15mm do plugue para ele entrar no conector.. emendei e soldei, coloquei termoretratil e tudo certo (obs. Alguns fios engrossaram por causa da solda e nao entrava no conector, esmirilhei um pouco ate caber no alojamento, o termoretratil coloquei depois dos fios dentro do plugue ja).
Com os fios ja no conector e enumerados foi só soldar nos fios originais no carro.. nao se esqueçam de colocar o termoretratil antes, depois coloquei um termoretratil no conector e outro no fio por cima dele para não entrar água. Passei isolante de pano e por cima isolante normal, para proteger e ficou perfeito os contatos. No chicote tem 12 fios mas o conector só tem 10 pinos, 2 fios são cordas que acredito que sejam para montagem do chicote, por isso nao tem pino 11 e 9. Fiquem com as imagens e as cores respectivas do fios com os pinos.

Pessoal não reparem no jeito que coloquei os amarra fios para trava-los, pois como os pinos eram travados pela proteção e ela não iria conseguir acormodar depois da solda deles eu encontrei esse jeito para segura-los apertados, ficou bem firme, mas se conseguirem fazer melhor, Ótimo compartilhem. Obrigado por lerem o artigo e compatilhem com quem conhecem que está tendo problemas com esse chicote abraços..

Pino 1 Preto
Pino 2 Preto/Branco
Pino 3 Amarelo
Pino 4 Verde
Pino 5 Vermelho
Pino 6 Azul/Branco
Pino 7 Verde/Branco
Pino 8 Cinza
Pino 9 Ñ tem
Pino 10 Azul
Pino 11 Ñ tem
Pino 12 Vermelho/Branco
 

Anexos

  • Screenshot_20200529-175417_Adobe Acrobat.jpg
    Screenshot_20200529-175417_Adobe Acrobat.jpg
    264.3 KB · Visualizações: 40
  • IMG-20200530-WA0000.jpg
    IMG-20200530-WA0000.jpg
    136.5 KB · Visualizações: 39
  • IMG-20200530-WA0018.jpg
    IMG-20200530-WA0018.jpg
    104.6 KB · Visualizações: 31
  • IMG-20200530-WA0013.jpg
    IMG-20200530-WA0013.jpg
    67.1 KB · Visualizações: 32
  • IMG-20200530-WA0019.jpg
    IMG-20200530-WA0019.jpg
    120.3 KB · Visualizações: 31
  • IMG-20200530-WA0014.jpg
    IMG-20200530-WA0014.jpg
    62.6 KB · Visualizações: 33
  • IMG-20200530-WA0016.jpg
    IMG-20200530-WA0016.jpg
    221.8 KB · Visualizações: 32
  • IMG-20200530-WA0015.jpg
    IMG-20200530-WA0015.jpg
    232.8 KB · Visualizações: 31
  • IMG-20200530-WA0020.jpg
    IMG-20200530-WA0020.jpg
    97.4 KB · Visualizações: 30
Topo