Carro ficou estranho após a troca de óleo.

glauber

Novato
Olá amigos, não sei se tem algo a a ver, mas.... meu A3 que peguei 3 meses atras estava com Óleo semi sintetico, sae 15W40... pois bem, resolvi fazer a troca e coloquei o óleo da IPIRANGA F1 MASTER SINTETICO 5W30 e 400 ml de MILITEC-1.
Comecei a notar um exagerado calor no motor em baixas rotações, alem de um cheiro horrivel de oleo queimado, e quando está mto quente, ao acelar sai mta fumaça pelo escapamento... O que pode ser?? alguem tem ideia?
 

RafaPR

Consultor Técnico
A fumaça no escapamento pode ser turbina com folga, ou folga nos anéis do motor. Como vc sabe o óleo que tava se vc pegou o carro a só 3 meses? O antigo dono tem como comprovar?

Senão eu já diria que ele tava com óleo mais grosso (tipo aqueles p/ alta KM) p/ mascarar o problema e vender o carro...aí agora vc colocou o óleo fino novamente e apareceu denovo!
 

glauber

Novato
Pois é...certeza eu não tenho do óleo, mas tava colado a etiqueta com estas info... uma coisa que tenho duvida, motor ou turbina q estiver fumando...começa a fumacear assim que liga o carro, ou somente quando o motor atinge certa rotação??? Pois começa a sair fumaça após o motor esquentar muito e em baixa rotação...
 

defacer

Membro
Vc trocou filtro e óleo, correto? Quantos litros de óleo vc colocou no motor? 2 frascos de miltec? Esse militec é de procedência? Tem muito militec falsificado por ai....
 

glauber

Novato
Carro à Gasolina, foi trocado óleo e filtro, foi colocado 4 litros de óleo e 400 ml de militec(2 frascos), dae andei uns dois dias e deu uma baixada (pelo que entendi o militec se funde as partes de metal e diminui no nivel do óleo) e completei com mais 250 ml de oleo. Ficou um pouco abaixo do nivel max da vareta. Militec de procedencia com certeza. Loja é de um amigo da familia.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Eu acho que tava com óleo grosso p/ mascar o problema.

A grosso modo, é assim:

- turbina com problema: sintomas como você citou, fumaça qdo acelera e na lenta, depois do motor quente;
- anéis do motor: normalmente fuma em altos giros, quando pisa pra valer;
- retentores de válvulas no cabeçote: fuma na primeira partida do dia e pode fumar um pouco na lenta;

Provavelmente é a sua turbina que precisa retificar, mas só tirando ela do carro pra saber!
 

roxo

Moderador
RafaPR disse:
Eu acho que tava com óleo grosso p/ mascar o problema.

A grosso modo, é assim:

- turbina com problema: sintomas como você citou, fumaça qdo acelera e na lenta, depois do motor quente;
- anéis do motor: normalmente fuma em altos giros, quando pisa pra valer;
- retentores de válvulas no cabeçote: fuma na primeira partida do dia e pode fumar um pouco na lenta;

Provavelmente é a sua turbina que precisa retificar, mas só tirando ela do carro pra saber!


Meu Caro,

Nào precisa dizer mais nada !!! Boa Rafa
 

wdiglio

Membro
Colega, já vi alguns casos dos colegas da Mecânica aonde eu levo meu carro, comentar sobre o óleo que o carro fica apresentando problemas taís como; Performace,alarmes no comp. bordo, baixa rotação etc... outros que não me lembro.

Por estes motivos fiquei um tempo pesquisando um Óleo de primeira linha para o meu A3 1.8 T 180HP. Segue uma das dicas para quem quer usar este tipo de Óleo, um pouco dificil de achar no brasil devido o seu custo alto, mas vale a pena....

Oleo Motul 8100 X-Cess 5W40

Lubrificante 100% sintético, formulado especialmente para motores recentes e com altíssimo desempenho, gasolina com injeção direta e conversores catalíticos ou turbo diesel. Adequado para todos os tipos de combustíveis: Gasolina, Álcool, Diesel ou GNV.

Especificações

Classificações: ACEA A3/B3/B4 - API SL / CF
Homologações: OPEL/GM LL B 025 - VW 502.00 / 505.00 - BMW 'Long Life- 98' - PORSCHE -
M.BENZ 229.3

*A especificação OPEL/GM LL B-025, exige duas difíceis propriedades do lubrificante: alto HTHS (alta resistência ao cisalhamento em elevadas temperaturas) e baixíssima volatilidade para reduzir sensivelmente o consumo de óleo. O MOTUL 8100 X-CESS 5W-40 é especialmente recomendado para motores OPEL 2.0 e 2.2 DTI (com período de troca expandido: computador de bordo).
*ACEA B4: Exige para os lubrificantes excelente poder de detergência / dispersão, além de aumento na resistência a elevadas temperaturas devido às necessidades de perfeita lubrificação dos motores diesel com injeção direta (exceto os motores VW com unidade injetora que exija VW 505.01).
* A Norma MB 229.3 é mais exigente que a MB 229.1 em termos de durabilidade do lubrificante (maior intervalo de troca: computador de bordo), poder de detergência / dispersão (ver ACEA B4) e redução no consumo de combustível na ordem de 1,2 % em relação à viscosidade 15W-40.

Conselhos de utilização
Período de Troca: conforme recomendação do fabricante e a ser adaptado à sua própria utilização.
 
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