Cambio Tiptronic - ñ é solenoide

Zoneratto

Novato
Bom dia galera, vou fazer um breve relato do meu problema pra ver se vocês podem me ajudar.
Agradeço desde já.

Tenho um Golf GTI que apresentou problema na turbina final do ano passado. Por ter outro carro pra uso diário, resolvi não gastar pra arrumar na época e encostei o carro. Recentemente negociei e vendi o carro que estava a um amigo meu que iria dar manutenção. Foi colocado uma turbina nova, porém quando saímos pra testar apareceram problemas no câmbio.

O carro ficou uns 7 meses parado porém, antes de parar, tudo funcionava normalmente. Agora ele dava tranco ao trocar de marcha e a 5ª nem entrava. Após alguma pesquisa, conversa com amigos e mecânicos, trocamos o kit de solenoides (eu já havia colocado só 1 solenoide usado há uns 2 anos e resolveu o problema na época). Pelo que foi dito 1 solenoide estava queimada e as outras apresentavam até sinal de ferrugem.

Após instalado o kit o mecânico saiu pra testar o carro e aparentemente os problemas diminuiram, mas não sumiram. Eu não andei no carro mas pelo que o mecânico informou, ainda existe um tranco bem leve pra trocar as marchas, porém pra entrar a 3ª o tranco é muito forte e a 5ª continua não entrando. Agora então será preciso abrir o câmbio pra encontrar o problema. Mas ele já adiantou que provavelmente precise trocar o kit de discos ou master kit (não sei se é um ou outro ou a diferença entre os 2). Ele nos disse que pelo carro ter ficado tanto tempo parado e o óleo não circulando, ficando só em um certo nível é que deu esse problema.

Aí que ficou minha dúvida. Existe mesmo a possibilidade de ter dado esse problema mecânico pelo carro ter ficado parado? A solenoide eu imaginei ter que trocar, por ser um sensor eletrônico, porém os discos eu não esperava.

Acabou que fugiu um pouco do nosso orçamento, que esperávamos gastar entre 2 e 2,5 mil com as solenoides. Agora a mão de obra pra abrir o câmbio fica em 1,5 mil e se tiver que trocar o kit, o mecânico disse ficar em torno de 2 mil de peça, ou seja, 3,5 a 4 mil a mais do orçamento.

E se for pra importar essas peças, é vantagem? Onde encontrar, ebay?

Quem puder ajudar, ficarei muito grato.
Valeu galera.
 
a questão de custo eu não sei, mas o fato de o carro ter ficado parado pode SIM ter AGRAVADO a situação, até pq 7 meses é tempo mais que suficiente para tudo que é sujeira do óleo decantar e sair entupindo o que encontrar pela frente ao voltar a funcionar... Ainda mais câmbio automático que depende muito do óleo para se manter em boas condições.

Infelizmente carro foi feito para usar e esse tipo de coisa acontece mesmo...
 

diego4100

Membro
O meu A3 também ficou parado alguns meses com o antigo dono e, de igual modo, apresentou problema nas solenoides. Isso é fato, carro parado da muito problema, tenho um Omega que fica muito parado, pensa num carro que ta sempre dando algum problema hehe.
 

Zoneratto

Novato
Obrigado pela ajuda.
Câmbio aberto e realmente vai precisar da troca dos discos.
Realmente me equivoquei ao deixar o carro parado. Não pensei que pudesse ter problemas com isso, caso contrário teria arrumado a turbina antes pra poder usar o carro.
Meu amigo com quem troquei o carro não quis importar as peças. Preferiu fazer tudo no mesmo mecânico pois assim ele dá garantia né. Comprar peça em outro lugar, caso precisasse abrir novamente, seriam mais 1500 reais de M.O.
Além dos discos, um filtro e uma abraçadeira (de 270 reais) serão necessários.
Após as peças instaladas e feito o teste, darei um feedback com maiores informações.
Obrigado por enquanto (Y)
 
Zoneratto disse:
Obrigado pela ajuda.
Câmbio aberto e realmente vai precisar da troca dos discos.
Realmente me equivoquei ao deixar o carro parado. Não pensei que pudesse ter problemas com isso, caso contrário teria arrumado a turbina antes pra poder usar o carro.
Meu amigo com quem troquei o carro não quis importar as peças. Preferiu fazer tudo no mesmo mecânico pois assim ele dá garantia né. Comprar peça em outro lugar, caso precisasse abrir novamente, seriam mais 1500 reais de M.O.
Além dos discos, um filtro e uma abraçadeira (de 270 reais) serão necessários.
Após as peças instaladas e feito o teste, darei um feedback com maiores informações.
Obrigado por enquanto (Y)
boa amigo .. mais existem testes a ser feitos antes de trocar as solenoides ..
ocorreu um erro grave sério de profissionalismo ao não idenficar a transmissão avariada antes da troca das solenoides ..

agora e refazer a transmissão . mais tem fotos do que ococrreu na transmissão ..
tá muito e barato ao meu ver .. pois essas peças são nadas baratas .. so de peça pra essa transmissão kit master e solenoides dão 5 a 6 mil

peças genuinas originais .. e fluido correto
 

Zoneratto

Novato
Sinceramente não sei a procedência das peças.. Mas sugeri ao novo dono do carro que apenas utilizasse peças originais.

Se não me engano as solenoides sairam em torno de 1800,00 e o kit master 2500. (M.O. das solenoides 300,00 e do cambio 1500,00)

Pelo que o mecânico falou alguns discos estavam até com sinais de ferrugem. Foi feito a troca.

Porém o carro continua com problemas. Pelo que o mecânico passou ao novo dono do carro, está com problema na aceleração. Ao acionar um pouco do acelerador a borboleta abre direto 50% e com um pouco mais de aceleração vai pra 90%. Vou pegar um TBI emprestado para fazer um teste.
Ricardo_Marinho disse:
boa amigo .. mais existem testes a ser feitos antes de trocar as solenoides ..
ocorreu um erro grave sério de profissionalismo ao não idenficar a transmissão avariada antes da troca das solenoides ..

agora e refazer a transmissão . mais tem fotos do que ococrreu na transmissão ..
tá muito e barato ao meu ver .. pois essas peças são nadas baratas .. so de peça pra essa transmissão kit master e solenoides dão 5 a 6 mil

peças genuinas originais .. e fluido correto
 
Zoneratto disse:
Sinceramente não sei a procedência das peças.. Mas sugeri ao novo dono do carro que apenas utilizasse peças originais.

Se não me engano as solenoides sairam em torno de 1800,00 e o kit master 2500. (M.O. das solenoides 300,00 e do cambio 1500,00)

Pelo que o mecânico falou alguns discos estavam até com sinais de ferrugem. Foi feito a troca.

Porém o carro continua com problemas. Pelo que o mecânico passou ao novo dono do carro, está com problema na aceleração. Ao acionar um pouco do acelerador a borboleta abre direto 50% e com um pouco mais de aceleração vai pra 90%. Vou pegar um TBI emprestado para fazer um teste.
Cara isso ai já era pra ter sido diagnosticado logo de primeira instancia .. Kit oem solenoides que compro na audi custa 1490,00 .

Na boa não sei se e vc que esta trabalhandi no veiculo mais esta faltando profissionalismo ...

.... Precisar do óleo original tenho cada litro por 69,00

Qualquer novidade me comuniquem
 

Zoneratto

Novato
Na verdade o que acontece é o seguinte Ricardo,

eu troquei meu carro com um amigo, e ele pegou o carro com o propósito de arrumar..

Mas eu ainda to tentando dar uma ajuda pra ele. Ele pegou o carro e levou a um mecânico de transmissões automáticas. O que eu passei aqui até agora, foi o que o mecânico passou pra ele.


Ricardo_Marinho disse:
Cara isso ai já era pra ter sido diagnosticado logo de primeira instancia .. Kit oem solenoides que compro na audi custa 1490,00 .

Na boa não sei se e vc que esta trabalhandi no veiculo mais esta faltando profissionalismo ...

.... Precisar do óleo original tenho cada litro por 69,00

Qualquer novidade me comuniquem
 
Zoneratto disse:
Na verdade o que acontece é o seguinte Ricardo,

eu troquei meu carro com um amigo, e ele pegou o carro com o propósito de arrumar..

Mas eu ainda to tentando dar uma ajuda pra ele. Ele pegou o carro e levou a um mecânico de transmissões automáticas. O que eu passei aqui até agora, foi o que o mecânico passou pra ele.
Foda que se o profissional tivesse visto os código de falha de motor antes poderia ter resolvido o problema
 

Zoneratto

Novato
Talvez seja a falta de mão de obra qualificada aqui pela região. Ou mesmo falta de profissionalismo.
Enfim, mandou o TBI para testar e ver se há problemas.

Zoneratto disse:
Na verdade o que acontece é o seguinte Ricardo,

eu troquei meu carro com um amigo, e ele pegou o carro com o propósito de arrumar..

Mas eu ainda to tentando dar uma ajuda pra ele. Ele pegou o carro e levou a um mecânico de transmissões automáticas. O que eu passei aqui até agora, foi o que o mecânico passou pra ele.
 

Zoneratto

Novato
Mudamos tudo!

Meu amigo se arrependeu de ter feito negócio e destrocamos o carro, mas ele arcou com alguns prejuízos por isso.
De qualquer forma o carro não está pronto e a partir de agora eu quem vou tomar conta pra arrumar, mas peguei o carro pelo meio do caminho andado.

O que aconteceu até agora foi o seguinte: trocaram as solenoides e o kit master. Depois de tudo pronto e montado, testou-se o carro e ele está dando tranco na troca das marchas. (antes da troca das peças o câmbio dava tranco mas não engatava algumas marchas; agora todas as marchas entram mas existe um tranco forte).

Passando o aparelho o mecânico disse que existe um erro de leitura. Eu vi meio por cima 2 mostradores de porcentagem (se não engano um estava escrito SPEED o outro não sei). O que o mecânico disse foi o seguinte: um dos medidores deveria aumentar progressivamente conforme pressionado o acelerador, porém ao acionar o acelerador ele pula direto pra 50%, e depois vai pra 80 90. O outro medidor está travado em 100%. E pelo que ele falou isso é um erro de leitura. Mas o aparelho não identifica onde existe um problema pq ele só iria identificar se uma peça estivesse queimada, com resistência muito alta ou então muito baixa. No caso o que está acontecendo é um erro de leitura. E devido a este erro acontecem os trancos.

Pelo que ele falou, esse erro deveria vir de uma das 3 peças: TBI, acelerador eletrônico ou módulo do câmbio. O TBI mandou pra revisar e realmente estava sujo e com problema, foi recondicionado, mas continuou igual. O acelerador foi colocado um novo pra teste e o problema persistiu. O que leva a entender que o problema seria o módulo do câmbio. Mas isso iria estragar assim, só pelo carro ter ficado parado tantos meses???!!!

No aparelho também apresentou falha da sonda lambda e um sensor de fluxo de ar. Os únicos erros encontrados. Poderiam estes ser a causa do problema?

O carro está vindo pra minha casa de volta e pretendo levar a outro mecânico, agora por minha conta.
 
Amigo ... De um profissional de 23 anos de idade .... Vo te ajudar falando oque é . pois esses cara e fraco ...troca a MAF ... Poe outra original .. Se precisar de pecas me ligue tenho nova ... So presta original
 

Zoneratto

Novato
Ricardo_Marinho disse:
Amigo ... De um profissional de 23 anos de idade .... Vo te ajudar falando oque é . pois esses cara e fraco ...troca a MAF ... Poe outra original .. Se precisar de pecas me ligue tenho nova ... So presta original
Marinho, trouxe o carro pra minha casa e deixei ele numa oficina próxima daqui pra passar o aparelho novamente amanhã (só mexe com motores, não cambio automático).

Pelo que li no fórum e em outros lugarem, MAF realmente pode causar isso, coisa que eu jamais esperava.

Enfim, amanhã cedo vou na oficina ver o carro.

Te ligo pra conversarmos sobre a peça, deixa no jeito.

Valeu abraço
 

Zoneratto

Novato
PROBLEMA RESOLVIDO

Pra ver como são as coisas, levar num profissional desqualificado (se é que pode-se chamar de profissional) só nos trás prejuízo...

"meu diagnóstico"
Quando meu amigo levou o carro pra trocar a turbina num mecânico conhecido dele, no momento de funcionar eles não perceberam que o plug do cachimbo da vela estava desconectado e funcionaram com o carro falhando. Passaram aparelho, pediram pra comprar um jogo de velas iridiun novas, etc. Por funcionar o carro falhando, algum cilindro não queimava corretamente e jogava combustível cru no escapamento, que após alguns minutos funcionando aqueceu e queimou a gasolina do escape.

Eu não vi isso, mas creio que foi o que aconteceu pois os mecânicos disseram que o catalizador esquentou tanto que ficou incandescente, vermelho que iluminou até o chão!!! Dá pra se ter uma noção então.. Depois perceberam que o erro era no plug mal encaixado e resolveu o problema!

Por esse motivo, derreteram-se as 2 sondas.

Quando o carro foi para a oficina para verificar o câmbio, no diagnóstico acusou solenoides, MAF e sonda lambda, além de um erro de uma leitura que não me lembro.
Trocou o kit de solenoide, carro voltou a engatar a 3a, esse problema foi resolvido.
Porém o tranco continuou e a 5a não entrava. Trocou-se o kit master, filtro e mais algumas coisas. Continuou a mesmíssima porcaria, apesar do mecânico alegar que havia melhorado um pouco. Trocou TBI, pedal eletrônico e por último o MAF. Nada resolveu. O MAF apagou dos erros no diagnóstico e o pedal foi devolvido pois não mudou em nada.
Ou seja, trocou kit master e tbi sem nenhuma necessidade.
O mecânico disse então que deveria ser trocado o módulo do câmbio. Tirou ele, analisou e aparentemente não havia defeito. Mas ele disse que "não parecia" ser original do carro.

Nesse momento desfiz a troca de carro com meu amigo, retirei o carro e todas as peças que troquei e levei o carro a uma oficina de confiança minha. O carro falhava e não tinha lenta.
Trocaram-se as 2 sondas (os fios estavam completamente derretidos), e 1 fusível e um relê queimados.
BINGO

Problema de câmbio resolvido. Voltou a engatar todas as marchas e o carro ficou perfeito pra andar. A troca de marchas é quase imperceptível de tão suave que está.
Eu não imaginava que 2 sondas poderiam causar tanto problema assim!!! E olha que elas acusavam no diagnóstico desde foi para a oficina de câmbios heim...

*Mas vale o alerta. Não confie seu carro na mão de qualquer mecânico. Trocamos o kit master (eu chuto uns 4500,00), mas recondicionar tbi (200,00) e quase o módulo do cambio (eu chuto uns 1500,00) sem a necessidade!


Agora eu vou curtir o carro por alguns dias, pra garantir que não haverá nenhum outro problema e em breve colocar à venda novamente!

Obrigado a todos que ajudaram de alguma forma.
Forte abraço.




p.s.: as sondas eu peguei com um distribuidor amigo meu, saíram 200,00 a narrow e 280,00 a wide, ambas Bosch, novas, na caixa; a narrow universal e a wide é pro Golf GTI 180, sem precisar adaptar as pontas (cablagem) e nem sobrar ou faltar chicote.... ele trabalha em uma concessionária e pega pra mim como se fosse pra eles... então pra mim compensou muito.. falta me passar o valor do MAF pois o que estou usando é emprestado..
 
caramba amigo.....história no nível das minhas! rsrsrs

onde o dono gasta....mecânicos ruins recebem e não resolvem...isso quando não arrebentam com seu carro.

cruel enfrentar essas situações! mas que bom que tudo foi resolvido. Por fim, além dos estresses e do $$$ gasto sem necessidade, sobram sempre a experiência vivida!

principalmente, para as próximas vezes...hehehehehe
 
Zoneratto disse:
PROBLEMA RESOLVIDO

Pra ver como são as coisas, levar num profissional desqualificado (se é que pode-se chamar de profissional) só nos trás prejuízo...

"meu diagnóstico"
Quando meu amigo levou o carro pra trocar a turbina num mecânico conhecido dele, no momento de funcionar eles não perceberam que o plug do cachimbo da vela estava desconectado e funcionaram com o carro falhando. Passaram aparelho, pediram pra comprar um jogo de velas iridiun novas, etc. Por funcionar o carro falhando, algum cilindro não queimava corretamente e jogava combustível cru no escapamento, que após alguns minutos funcionando aqueceu e queimou a gasolina do escape.

Eu não vi isso, mas creio que foi o que aconteceu pois os mecânicos disseram que o catalizador esquentou tanto que ficou incandescente, vermelho que iluminou até o chão!!! Dá pra se ter uma noção então.. Depois perceberam que o erro era no plug mal encaixado e resolveu o problema!

Por esse motivo, derreteram-se as 2 sondas.

Quando o carro foi para a oficina para verificar o câmbio, no diagnóstico acusou solenoides, MAF e sonda lambda, além de um erro de uma leitura que não me lembro.
Trocou o kit de solenoide, carro voltou a engatar a 3a, esse problema foi resolvido.
Porém o tranco continuou e a 5a não entrava. Trocou-se o kit master, filtro e mais algumas coisas. Continuou a mesmíssima porcaria, apesar do mecânico alegar que havia melhorado um pouco. Trocou TBI, pedal eletrônico e por último o MAF. Nada resolveu. O MAF apagou dos erros no diagnóstico e o pedal foi devolvido pois não mudou em nada.
Ou seja, trocou kit master e tbi sem nenhuma necessidade.
O mecânico disse então que deveria ser trocado o módulo do câmbio. Tirou ele, analisou e aparentemente não havia defeito. Mas ele disse que "não parecia" ser original do carro.

Nesse momento desfiz a troca de carro com meu amigo, retirei o carro e todas as peças que troquei e levei o carro a uma oficina de confiança minha. O carro falhava e não tinha lenta.
Trocaram-se as 2 sondas (os fios estavam completamente derretidos), e 1 fusível e um relê queimados.
BINGO

Problema de câmbio resolvido. Voltou a engatar todas as marchas e o carro ficou perfeito pra andar. A troca de marchas é quase imperceptível de tão suave que está.
Eu não imaginava que 2 sondas poderiam causar tanto problema assim!!! E olha que elas acusavam no diagnóstico desde foi para a oficina de câmbios heim...

*Mas vale o alerta. Não confie seu carro na mão de qualquer mecânico. Trocamos o kit master (eu chuto uns 4500,00), mas recondicionar tbi (200,00) e quase o módulo do cambio (eu chuto uns 1500,00) sem a necessidade!


Agora eu vou curtir o carro por alguns dias, pra garantir que não haverá nenhum outro problema e em breve colocar à venda novamente!

Obrigado a todos que ajudaram de alguma forma.
Forte abraço.




p.s.: as sondas eu peguei com um distribuidor amigo meu, saíram 200,00 a narrow e 280,00 a wide, ambas Bosch, novas, na caixa; a narrow universal e a wide é pro Golf GTI 180, sem precisar adaptar as pontas (cablagem) e nem sobrar ou faltar chicote.... ele trabalha em uma concessionária e pega pra mim como se fosse pra eles... então pra mim compensou muito.. falta me passar o valor do MAF pois o que estou usando é emprestado..
esse cara é burro heim .. sonda da direto no scanner
sensor 02 circuit bank 1 ou bank 2 ..
dai por diante .

180 cv usa duas sonda uma de 4 fios outra de 5 ..
essas sondas só da certo se for originais ....

eu com esse veiculo em mãos ja tinha matado seu problema na hora ..
 

Zoneratto

Novato
Ricardo_Marinho disse:
esse cara é burro heim .. sonda da direto no scanner
sensor 02 circuit bank 1 ou bank 2 ..
dai por diante .

180 cv usa duas sonda uma de 4 fios outra de 5 ..
essas sondas só da certo se for originais ....

eu com esse veiculo em mãos ja tinha matado seu problema na hora ..
Pois é Marinho, pra você ver a situação....

Vejo alguns posts teus no facebook e dá pra ver que o trabalho é de 1ª..e é assim que tem que ser...

Já pensou em abrir uma filial aqui no Norte PR? Londrina, Maringá? kkkkk

A propósito, você tem sensor MAF pra venda?

cód: Bosch: 0 260 218 063; VW 06A 906 461L

Fico no aguardo.
Se preferir manda whats: 43 9917 3956
 

Zoneratto

Novato
Agente Linhares disse:
caramba amigo.....história no nível das minhas! rsrsrs

onde o dono gasta....mecânicos ruins recebem e não resolvem...isso quando não arrebentam com seu carro.

cruel enfrentar essas situações! mas que bom que tudo foi resolvido. Por fim, além dos estresses e do $$$ gasto sem necessidade, sobram sempre a experiência vivida!

principalmente, para as próximas vezes...hehehehehe
Agente Linhares, lição pra toda vida!! kkkkk

Mas a lição que fica pra mim é não ser bonzinho demais e fazer as coisas só pra ajudar os amigos!!! Eu deveria ter arrumado o carro por conta própria e vendê-lo funcionando.... mas vai querer ajudar e ser bonzinho pra não estragar amizade, só sai na pior rsss
 
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