Cambio Tip Tronic com pequeno tranco na primeira engatada (motor frio)

Gente!! nunca tive um carro automatico, estou reparando que quando ligo meu carro de manhã e engato a marcha (D) ele da um tranquinho tipo puxando o carro isso é normal? ele é 2003 está com 76k rodado, Tiptronic...
 

merotti

Membro
Amigo explique melhor para a galera poder te ajudar de forma mais eficiente. O câmbio está dando tranco quando você tira do P e coloca no D, ou quando o carro está em movimento e com a marcha engrenada na posição D ?
 
Milton.. existe um video postado em um topico de " cambbio automatico da muito problema" e no video o cara tem um bmw e ensina a estacionar o carro (parar) tirando o estresse do cambio, assim quando vc vai passar o cambuo do "p " para o" d" ele nao da tranco nenhum... agora se o tranco for da 1 para 2 , ai nao tem nada aver com isso que falei... vamos trocando ideia sobre esse assunto, pois me interessa tambem.. meu cambio he igual ao seu praticamente mesma km mais nao tenho queixa, porem queria fazer revisao nele, mas ta dificil achar uma informacao correta..
 
tranquinho de leve . normal isso é a marcha entrando:S
coloca em R tambem vera que ira traciona um tranco leve para tras.
agora se for um tranco forte .precisa ver ...


ta no hora de trocar o óleo dessa transmissão ai em ...

só o óleo . porque o filtro só se sai tirando a transmissão

abraço ate mais
 
Opaa galera desculpe a demora para responder estava sem acesso !!

Respondendo sobre o tranco, é dá posição P para o D e o tranco e um puxãozinho nao sei dizer sobre a força do tranco comparando com o outros AUDI's mais antes de trocar a Trizeta que quebrou não me recordava desse tranco !!

Sobre trocar o oléo estou confuso porque no Forum tem gente que diz que é para fazer outros não, falam de fazer mautenção preventiva dai alguem diz que é caro pela mão de obra não compensaria, estou confuso.

Vou ver o video valeu pela dica!!
 
tranquinho de leve . normal isso é a marcha entrando:S
coloca em R tambem vera que ira traciona um tranco leve para tras.
agora se for um tranco forte .precisa ver ...


ta no hora de trocar o óleo dessa transmissão ai em ...

só o óleo . porque o filtro só se sai tirando a transmissão

abraço ate mais

E aí Marinho, tudo beleza??

aproveitando o tópico, como que se troca o óleo deste cambio, e qual óleo usar, sabe??

agradeço a atenção..
 

Alan74

Membro
Todo cambio Auto, dá um leve 'tranquinho' ao engatar, nem chega a ser um tranco, é apenas uma apoiada do motor no sistema, se vc tirar o pé do freio, já anda né. Agora se tiver alguma folga na triseta, vai gerar um tranco maior .
 

Alan74

Membro
levante o carro em um elevador, rampa, qualquer, funcione o carro, pise no freio e coloque em D, e fale pra alguém ficar lá embaixo olhando na triseta, pra ver se vai dar um tranquinho , ou uma folga. Se der, sua peça não é de boa qualidade, ou tem algo errado.
 

gabrielm

Novato
tenta colocar em N, puxar o freio de mao, e por no P. depois que ligar o carro poe em D e ainda com o pé no freio, tira o freio de mao. por isso da o tranco quando tu tira do p pro d, tu ta colocando o peso do carro no cambio...como ja explicado por alguem aqui no clube. acredito que seja isso.

começei a fazer isso no meu e nao sinto mais o tranco quando coloco em D.
 
Ainda tem gente que pára o carro e joga direto pro P. Isso acaba com o interior do câmbio e dos coxins (motor e caixa). E alguns ainda nem usam o freio de mão, deixa o carro apoiado no P mesmo...
 

Alan74

Membro
Rss....ae é complicado mesmo né kkkkk....sempre que eu digijo automatic, coloco primeiro no N, puxo o freio depois desligo o carro, ae depois jogo em P. Nem no carro mecânico não gosto de deixar o peso em cima da marcha. Na hora de tirar é ruim, mas é que no mecânico ja tem a embreagem né.
 
E aí Marinho, tudo beleza??

aproveitando o tópico, como que se troca o óleo deste cambio, e qual óleo usar, sabe??

agradeço a atenção..

procura óleo original da caixa jatco expecifico para essa transmissão..
eu tenho por 85 cada litro ... pega 5 litros
filtro só se troca retirando a transmissão ( não a enscessidade )

abração
 

Scatman

Membro
procura óleo original da caixa jatco expecifico para essa transmissão..
eu tenho por 85 cada litro ... pega 5 litros
filtro só se troca retirando a transmissão ( não a enscessidade )

abração

Marinho,

Esta troca de 5 litros é parcial, correto!?
Pois no Tip vão 9 litros, se não me engano.

Não tem problema em misturar este óleo velho com novo, mesmo o velho oferendo troca?
Não é possível drenar todo o óleo?
 
Caro Scatman, acabei de comprar um a3 TIP e to querendo trocar o oleo da caixa, porem to tendo dificuldade em identificar qual o oleo correto. A maioria fala que deve usar o Pentosin sintetico porem achei uma tabela de oleo no site brasil automatico que diz que o Pentosin é pra caixa do 150cv e no 180cv TIP tem que usar o dextron 3 sintetico. Voce sabe se é possivel usar o Pentosin na caixa do TIP ou tem que usar o dextron 3? Obrigado
 

RaFa360x

Membro
Caro Scatman, acabei de comprar um a3 TIP e to querendo trocar o oleo da caixa, porem to tendo dificuldade em identificar qual o oleo correto. A maioria fala que deve usar o Pentosin sintetico porem achei uma tabela de oleo no site brasil automatico que diz que o Pentosin é pra caixa do 150cv e no 180cv TIP tem que usar o dextron 3 sintetico. Voce sabe se é possivel usar o Pentosin na caixa do TIP ou tem que usar o dextron 3? Obrigado

é pentosin...
 

Scatman

Membro
Caro Scatman, acabei de comprar um a3 TIP e to querendo trocar o oleo da caixa, porem to tendo dificuldade em identificar qual o oleo correto. A maioria fala que deve usar o Pentosin sintetico porem achei uma tabela de oleo no site brasil automatico que diz que o Pentosin é pra caixa do 150cv e no 180cv TIP tem que usar o dextron 3 sintetico. Voce sabe se é possivel usar o Pentosin na caixa do TIP ou tem que usar o dextron 3? Obrigado

Estive conversando com um técnico da RodaKSul (www.rodaksul.com.br) e trocando algumas idéias.
É a melhor coisa a se fazer, pois cada um diz uma coisa diferente por aí.

Referente ao óleo, pode ser um Dexron III ou outro que siga a especificação G052990A2.
Nesta especificação você vai encontrar diversas marcas, não apenas Penthosin ou Dexron. Vai da qualidade e preferência do mecânico.
Na minha opinião, opte pelo link da ECS que o colega passou, o qual é original VW.

Abraço.
 
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