[Cambio DSG] limites e funcionamento

Claudião

Novato
Bem os novos TSI com DSG são fodis, bem preparados então, nem se fala.... 420cv....

As BMs bi-turbo são uns baita carangos, tb preparadinhas... 420cv... mas a maquina tem tração
traseira, ai é brabeza!canhão.

tudo questão de bolso ! eu iria de un jettão com 3 anos de garantia! escolha feita pelo
preçinho de uma embreagem dsg!!!!! kkkkkkk

ThiagoF

Membro
quanto paga nessa embreola DSG em claudiaoo ??
nem imaginava que dsg tivesse embreagem,..nao tem conversor de torque?

madmax

Membro
ThiagoF disse:
quanto paga nessa embreola DSG em claudiaoo ??
nem imaginava que dsg tivesse embreagem,..nao tem conversor de torque?

O cambio DSG tem 2 embreagens, uma para 1/3/5 marchas e outra para 2/4/6, onde quando a 1° Marcha esta engatada em uma embreagem a 2° já esta pré engatada na 2° marcha e assim por diante.

Claudião

Novato
Véio, eu ACHO que tem conversor de torque sim!

Ai que tá o problema, não se troca somente o disco que tá desgastado, tem que trocar o conjunto inteiro!
pois a fábrica monta, testa e valida aquele conjunto de embreagens! se trocar alguma peçinha da parada,
não há garantia que as distâncias estarão corretas! Pode até funcionar, mas começará a trepidar e
vai desgastar novamente!

Nessa vc sifu em 6k , mais M.O. , mais óleo (R$120/litro)! Dificilmente conseguirá fazer fora de concessionária,pq
depois de instalada eles tem que recalibrar a mecatrônica com o software da VW/Audi.

madmax

Membro
Claudião disse:
tá resolvida a dúvida !

Claudio,

O seu A3 esta com quanto de torque? Pois no texto esta escrito:

" Concebida para suportar um torque máximo de 35.6 Kgmf e com um peso final de 90 kg (incluindo 6.4 litros de óleo), o câmbio DSG é extremamente original e sofisticada no conceito. A embreagem dupla encontra-se alojada num cárter em alumínio e o conjunto conta com um dispositivo de refrigeração que ajuda no equilíbrio térmico, existe também um filtro e uma bomba de óleo. Todos estes componentes mecânicos convivem na perfeição com sistemas eletrônicos, cuja ligação com as centrais de gestão do veículo é feita mesmo a partir do interior do câmbio, os dois eixos primários dividem a caixa DSG em duas transmissões."

Considerando que um original já tem 28kgmf de torque, um chipado já deve chegar neste torque.

Claudião

Novato
Mano, só tenho essa medição aqui...ainda sem IC e o catback da apr!

Dina foi calibrado, salvaram o setup... mediram original e depois com os ups!

No 2.0T aguenta até 55kgf. Bem que a APR podia me soltar até os 7200rpm... xique!

Max Torque
6 Speed Wet DSG 350 Nm Transverse Engines
7 Speed Dry DSG 250 Nm Transverse Engines
'New' 7 Speed DSG 550 Nm Longitudinal Engines & Quattro Compatible

a3dina.png

madmax

Membro
Claudio,

Então pesquisando realmente o DSG-6 é progetado para um torque máximo de 35kgfm, tanto que o Seat Leon Cupra R e o VW Scirocco R, que usa o mesmo motor 2.0 tsfi, mas com 265cv e 35kgfm de torque originais, e usam o DSG-6. Já o cambio DSG-7 eles usam nos motores a diesel ou mais forte, pois este foi projetado para um torque de 55kgfm.
Mas um cambio que foi projetado para aguentar 35kgfm de torque, com teoricamente aguenta pelo menos 50% a mais que projetado, onde ele aguentaria com folga 52,5kgfm de torque, já o DSG-7 aguenta teoricos 82,5kgfm de torque... :palmas:
Eu estou curioso para saber quanto que o cambio manual dos A3 turbos foram projetos, e o 6 marchas do S3 também...

paulobeto

Membro
do turbo 150CV suporta com folga 42 a 45kgm sem stress algum.... mas tambem é muito comum ver por aí (eu por exemplo) usar até uns 52 - 55kgm mas é por conta e risco.

Se a pegada e torque vem de forma suave e progressiva já vi casos de quase 58kgm, beirando os 60, POREM, dificilmente alguma oficina de preparação faça setup e projeto para pegar mais de 45kgm em cambio stock se vc não for chegado do cara e falar que assume a bronca.

Por outro lado já vi cupim de ferro moer com menos de 40kgm.... 2x seguidas com meros 320Cv

Claudião

Novato
Mandei um e-mail pra gringolândia pra ver qual a opinião deles....

PB, se a bagaça aguenta 500cvs, claro que com certeza aguenta mais de 35k de torque... os caras da APR conservadores
do jeito que são, não iriam soltar essa paulada sem conhecimento dos limites, certo?

paulobeto

Membro
sim.... creio que sim. O proprio cambio do A3 150Cv deve aguentar uns 35-40kgm oficiais mas roda facil acima dos 50....

Com certeza a APR é o caminho para saber o quanto aguenta na real .... pois oficial .. claro .. sempre vai mostra que guenta menos pois tem a margem de segurança como qualquer carro alemão ....

MarceloA3T

Membro
Acredito que seja como vc falou Paulo Beto....

Se for algo progressivo, sem uma pancada bruta de atrito, com uma turba media para grande acredito que o DSG 7 suporte algo proximo dos 75 kgf o que é um puta torque digno de um V10 ou mais !!

O cambio dos 1.8 T é isso ai mesmo... algo proximo dos 50 Kgf...acima disso o risco é grande !

paulobeto

Membro
eu rodei por 2 anos na faixa dos 45kgm de torque e depois com o UP para mais de 400Cv rodei mais 6 meses com 51kgm sem stress algum. Claro que deve judiar um pouco mas pisando de forma adequada e o torque vindo de forma progressiva é mais tranquilo.

Bom dia, pessoal!

Essa conversa sobre o limite de torque dos DSG ta virando tipo o assunto de Alienígenas, existe ou não existe?
Alguns falam que o DSG 7 (a seco) suporta apenas os 25 kgfm e que os Audi A3, Golf 1.4 já trabalham no limite.
Eu tinha uma A3 8V e sempre rodei com o carro com 38 de torque e nunca tive problemas. Sempre rodei de boa, não sou de botar o carro pra ferver. Mas um amigo que tinha o mesmo modelo teve o cambio quebrado, agora não sei como aconteceu pois o meu estava mais forte que o dele e alguns câmbios mesmo estando originais estão apresentando quebras.
O que me deixa intrigado é o seguinte, quando comprei a A3 na primeira revisão eu perguntei para um rapaz da oficina se eles remapeavam o carro dentro da Audi e ele me disse que sim, não iria perder a garantia nem nada. A pergunta é se eles sabem que aquele cambio só suporta 25 kgfm, por que fariam o remap no carro sabendo que existe uma grande chance de quebra e que eles terão que consertar o carro?
Enviei um e-mail para a APR perguntando sobre o torque no DQ200 e eles me responderam o seguinte;
"Nos intencionalmente limitamos o torque, então ele é compatível com essa transmissão."
Estou com um GTI agora e em breve irei fazer o remap, entrei nesse carro justamente pelo que sempre ouvi e li sobre o cambio.
Agora se alguém tem informações melhores sobre a limitação de cada cambio da uma ajuda pra galera que ta no escuro.
Abraços.