Cambio Automático - Defeito internitente

Tiago Fonta

Novato
Boa tarde amigos,

Sou novo aqui no fórum, procurei tópicos sobre um defeito em meu cambio automático porém não achei nada exatamente sobre o problema apresentado em meu audera.

Meu cambio automático funciona normalmente, porém as vezes ele fica fraco na primeira marcha e na ré. Minha cidade tem muitos morros e as vezes qdo estacionado em aclives ou declives ele simplesmente não tem força pra sair. Tanto no D quanto na ré ou até no 1 o carro não arranca, fica em marcha lenta... mas também não morre.

Percebi que quando isso ocorre, se colocar o cambio no N e depois novamente no D, o carro volta a ter força. Algumas vezes é necessário fazer isso 2 ou 3 vezes. Meses atras era muito raro acontecer, porem nesta semana tem ocorrido todos os dias.

Alguém tem ideia do que poderia ser??? Um amigo de minha cidade disse que pode ser um sensor ou válvula de vácuo do cambio... eu nunca tinha ouvido falar sobre isso... me ajudem...

Abraço a todos.
 

Tiago Fonta

Novato
Alguem pode me indicar um mecanico que manje bem de Cambio Automatico do A3 em Sao Paulo, nao precisa ser o mais barato mas precisa ser o mais honesto, para olhar esse meu cambio??
 

djleob

Membro
Já passei por isso, mas tb foi em raras ocasiões. Notei que acontece só com o óleo (caixa) frio. Se vc ligar o carro e deixar ele uns minutos no N ou P antes de sair de manhã com o carro frio, o comportamento é normal. Só que não sei o que estava acontecendo, infelizmente, e por isso não vou conseguir te ajudar ainda. Atualmente o carro está normal novamente. Estou com óleo novo na caixa, foi trocado há menos e 10.000km, e aparentemente agora está normal.
Caso eu tenha alguma novidade, postarei aqui.
 

djleob

Membro
Exato. O meu também não é óleo baixo. Dá uma impressão que ele arranca em 2a.
Para sair da garagem, há uma rampa em aclive. Quando acontecia isso, parecia que nem a rotação do motor subia direito, e por isso ele se amarrava e não ia adiante. Deixava descer, colocava N e dps D d novo, e ele seguia direitinho.
Isso naõ me aconteceu mais, então não estou mais conseguindo ajudar no diagnóstico. Lembro que meu carro está com óleo e filtro novos na caixa, e foi reconferido o nível do óleo. Ficam descartadas as hipóteses de óleo baixo, filtro sujo e óleo contaminado.
Vamos ver se alguém mais consegue nos ajudar
 

Tiago Fonta

Novato
Exato. O meu também não é óleo baixo. Dá uma impressão que ele arranca em 2a.
Para sair da garagem, há uma rampa em aclive. Quando acontecia isso, parecia que nem a rotação do motor subia direito, e por isso ele se amarrava e não ia adiante. Deixava descer, colocava N e dps D d novo, e ele seguia direitinho.
Isso naõ me aconteceu mais, então não estou mais conseguindo ajudar no diagnóstico. Lembro que meu carro está com óleo e filtro novos na caixa, e foi reconferido o nível do óleo. Ficam descartadas as hipóteses de óleo baixo, filtro sujo e óleo contaminado.
Vamos ver se alguém mais consegue nos ajudar

é exatamente isso.... parece que ta saindo em segunda... vou deixar amanha no mecanico... vamos ver se ele acha o problema....
 

Tiago Fonta

Novato
Então pessoal é o seguinte. O defeito ainda não foi resolvido, mas agora ele voltou a ser raro. Na quinta tava acontecendo toda hora, e chegou a gastar meio tanque pra rodar 130 km. Na sexta feira levei ao mecânico e o VAG acusou falha no sensor de temperatura. Este sensor é duplo, um sinal vai pro painel e outro pra injeção. O do painel estava ok... mais o da injeção estava indicando -45º ai a injeção estava maluca, por isso o carro estava tão fraco.

Parte do problema esta resolvido. Peguei a ladeira mais ingrime da minha cidade e com o motor frio. Só nesta situação que o problema aparece. Porém no VAG nada acusa. Desta vez eu ouvi um barulho de algo patinando.

Mas meu mecânico esta saindo de ferias... então só em Janeiro pra tentar descobrir o que acontece...
 
Faz sentido o problema do sensor de temperatura. Mas fica tranquilo que a 01M é de mecânica simples e relativamente barata. Tomara que não seja nada grave, boa sorte.
 
Meu carro está apresentando o mesmo problema. Não da mais pra andar no carro como está. Hoje levei num mecânico e ele disse que pode ser a bomba de combustível, uma vez que as falhas quando o carro está arrancando são idênticas as de um carro ficando sem gasolina. Vamos trocar bomba de combustível e filtro hoje ainda, mais tarde dou notícias.
Abraços
 
bom dia amigos,
como tinha postado à cima, levei meu carro para o mecânico no sábado para trocar a bomba de combustível e ver se resolveria o problema. Mas o que aconteceu foi o seguinte: antes de trocar a bomba o mecânico deu uma última varredura no veículo e pra minha sorte e alegria achou o pequeno defeito que estava causando todos aqueles engasgos.
O defeito estava na mangueira de ar (na verdade é um tubo bem grosso) entre o filtro de ar e o motor. Uma das pontas estava danificada e o ar estava vazando, causando assim a falta de força em baixas rotações. Conseguimos trocar a mangueira (ou tubo) naquele dia ainda e o problema foi resolvido.
Voltei a sorrir com meu A3.

Aproveito para desejar a todos os membros do clube um feliz natal e um 2013 de muitas realizações!
Abraços
 

Paulynhu

Novato
Olha já tive problemas com cambio automático semelhante mas em um "Vectra", o problema esta na bomba de óleo que existe dentro da própria caixa que estava com vazamento interno causando baixa pressão de óleo no interior da caixa fazendo com que a marcha não entrasse por completo deixando o carro fraco, o problema foi causado por o proprietário do carro ter deixado o mesmo ferver danificando as vedações internas da caixa. e um problema em um Audi A3 e o problema estava nos sensores de troca de marcha que não liberavam o óleo pra efetuar a troca fazendo com que o cambio permanecesse em 3 marcha independente da posição da alavanca tanto no "1" ou no "D"
 

kardec

Novato
Galera, estou com o mesmo problema, vou verificar as dicas acima e depois posto tbm aki se deu certo comigo. (Obs: o meu na maioria das vezes voltando a alavanca para o "1" ele volta a ter força e quando volto para a segunda e volta o problema e as vezes até na ré ele fica sem força)
 
Galera, tenho um Vectra 2008 automático.
Essa semana começou acontecer este problema comigo também. Sempre que eu estava com o carro parado na marcha D ou no R, ele começava a tremer, parecendo que ia morrer, mas não morria, dai eu tinha que colocar na N ou na P pra ele parar de tremer. Depois que passava da segunda marcha ele andava normal. As vezes quando eu ia sair com ele, ele já engatava a 3º ou 4º e demorava pra pegar velocidade.
Isso tudo começou acontecer depois que eu coloquei o combustível (álcool) em um posto sem bandeira, pois anteriormente eu sempre colocava SHELL.
Conclusão: O problema do meu carro era o combustível ruim. Hoje eu só coloco nos postos SHELL
 
Topo