Câmbio Tip

Raggi

Novato
Bom dia. Sou novo aqui no forum e também como proprietário de Audi.
Adquiri um A3 1.8T (180cv) tip há 1 mês.
Desde o começo percebi uma pequena "demora" nas trocas entre 2 e 3 marchas. Mas, dentro do aceitável, achei.
Um dia desses, as trocas ficaram muito instáveis. De 2 para 3 havia um longo "vazio". O câmbio parecia "preguiçoso" e evitava as trocas, o que criava um efeito de patinação já que as marchas mais leves não cediam lugar às mais pesadas. Rodei 100 Km sofrendo com esse problema. Nível de óleo do câmbio estava bom, mas o óleo escuro.
De uma hora pra outra, tudo voltou ao normal...!!!
Alguém tem alguma explicação pra isso...??? Devo fazer a taltroca de óleo???
No "scaner" nada foi detectado mesmo durante o problema...!!!
 

Raggi

Novato
Estou em Apucarana (Paraná). Por aqui nem mesmo as concessionárias se atrevem a lidar com o caso.
Em Londrina (60Km daqui) tem uma oficina chamada "Brothers" que, aqui na região, é bem conceituada. Parecem entender do assunto. Já mexeram com vários câmbios tip (Audi). Quando viram o carro durante o aparecimento dos sintomas disseram aparentar defeito nas eletroválvulas, apesar da ausência do código de falha. Fui informado de que são 9 eletroválvulas e de que o certo seria efetuar a troca de todas elas...!!!
Lá também me disseram que poderia ser alguma falha de software (programação) já que o câmbio não parecia apresentar sintomas de desgate mecânico de peças e que tudo poderia voltar ao normal sem qualquer interferência. Pior que foi o que aconteceu.
Duro é que perdi a confiança de fazer uma viagem mais longa com o carro por exemplo...!!!
Que fazer...???
 

Carlinho

Consultor Técnico
Procura alguém que trabalhar com o scanner VAS (o que eu conheço é o VAS 5054), que é um mais completo, usado somente pela concessionária Audi. O VAS é tipo um VAG-GOM, só que ele é bem mais minucioso. Vê se na Audi eles passam pelo menos esse scan pra ter uma noção do que pode ser...
 

Raggi

Novato
Estive lendo em outros tópicos postados e tive a notícia de que, no câmbio, existe um sensor de inclinação...!!!
Meu carro estava com as molas dianteiras cortadas. Mandei trocar por molas originais porque as ruas por aqui não são das melhores. Subiu uns 4 dedos na altura da suspensão dianteira - tava bem rebaixado.
Foi exatamente no dia e na hora em que peguei o carro que os problemas começaram a acontecer. Uns 100Km rodados e, depois, não havia mais problema.
Existe uma chance de o tal sensor de inclinação estar fazendo alguma confusão no funcionamento eletrônico da câmbio...??
Mas, de qualquer forma, valeu a dica. Vou até a concessionária mais próxima pra fazer uma verificação mais minunciosa...!!!
 

Northon

Membro
Muito estranho isso... no modo manual ele troca as marchas certinho?
E tem sensor de inclinação sim, verifica o que ele indica usando um VAG ou VAS
 

Raggi

Novato
Na verdade, agora tudo funciona bem...!!!
Mas, quando apresentava o problema (na quinta feira passada), mesmo no modo manual as trocas de 2 para 3 marcha eram demoradas. O giro subia muito antes de entrar 3 marcha.
Um mecânico me propôs a troca de óleo da seguinte forma: sem abrir o câmbio ele esgotaria somente uns 4 litros de óleo, completando em seguida. Depois de uns 6 meses repetiríamos a operação.
Faz sentido...??? O óleo velho não contaminaria imediatamente o novo...??? Não corro risco maior misturando o óleo original com outro, ainda que indicado pela fábrica...???
 

Northon

Membro
nao recomendo, pq nao adiantara mta coisa, pq o filtro nao sera trocado
eu tirei uns 5 litros da caixa e ficou 100%
teu oleo ta preto? o meu tava
 

Raggi

Novato
Eu tambem fiquei com a impressão de que não vai adiantar nada...!!!
Meu oleo ta bem preto sim...!!!
Mas, se for pra fazer uma troca decente tenho que abrir o cambio ??
E o tal filtro...??? Onde acho pra comprar??
 

Carlinho

Consultor Técnico
Raggi, se o óleo tá preto, é interessante trocá-lo todo. E o filtro junto também...

Só não sei onde comprar o filtro do tiptronic...
 

Raggi

Novato
Valeu, Carlinho.
Já descolei o lugar pra comprar o filtro. Uma empresa chamada Rodaksul. Vou verificar e escrevo na sequencia.
 

Raggi

Novato
Galera, resolvi trocar os 9 solenoides, óleo e filtro.
Pretendo acabar de vez com qualquer problema.
Assim que terminar o serviço, informo o resultado.
 

Raggi

Novato
E aí galera.

Trocados todos os 9 solenóides.

O óleo estava claro e com cheiro bom. Mesmo assim, substituí uns 4 litros. Resolvi não mexer no filtro já que o óleo tinha excelente aparência e não foi preciso remover a caixa de válvulas.

As peças foram compradas na rodaksul por indicação do pessoal do fórum. Indico também; fui muito bem atendido e recebi as peças em casa por um preço justo: R$ 1.860,00 (o jogo todo).

O resultado foi impressionante. As trocas estão mais suaves e precisas. Já rodei uns 1.000 Km e não tive mais qualquer sinal de pane. Parece um carro novo...!!!

Reitero meus agradecimentos pela atenção recebida dos integrantes do fórum e destaco que as dicas foram essenciais na tomada de decisão do que fazer para resolver os problemas do carro.

Espero, qualquer hora, poder ajudar na mesma medida em que fui ajudado.

Valeu...!!!
 

Carlinho

Consultor Técnico
Raggi disse:
E aí galera.

Trocados todos os 9 solenóides.

O óleo estava claro e com cheiro bom. Mesmo assim, substituí uns 4 litros. Resolvi não mexer no filtro já que o óleo tinha excelente aparência e não foi preciso remover a caixa de válvulas.

As peças foram compradas na rodaksul por indicação do pessoal do fórum. Indico também; fui muito bem atendido e recebi as peças em casa por um preço justo: R$ 1.860,00 (o jogo todo).

O resultado foi impressionante. As trocas estão mais suaves e precisas. Já rodei uns 1.000 Km e não tive mais qualquer sinal de pane. Parece um carro novo...!!!

Reitero meus agradecimentos pela atenção recebida dos integrantes do fórum e destaco que as dicas foram essenciais na tomada de decisão do que fazer para resolver os problemas do carro.

Espero, qualquer hora, poder ajudar na mesma medida em que fui ajudado.

Valeu...!!!

:valeu:
 

Northon

Membro
Olá, que bom que teu carro tá 100%, espero que continue assim por muito tempo!

Mas acho um pecado nao teres trocado o filtro, a sujeira é invisivel a olho nú e, com certeza, deve ter muita sujeira ali. Alem disso, 50 reais a mais não seria tão caro.

Mas, boa sorte ai
 
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