Câmbio no D x S - Há diferença prática de desempenho?

GPA

Membro
Pessoal, alguém sabe responder se tem diferença prática de desempenho com o câmbio no D e no S, em termos de entrega de potência e subida de giro? Pergunto isso, pois pra quem troca marcha na casa dos 6k rpm nas puxadas, igual eu faço, pode nem ser preciso ficar colocando o câmbio pro S.

Claro que no S as respostas em baixa são mais ariscas e e o carro troca de giro mais alto, mas em uma puxada forte não consigo notar a diferença de desempenho, a não ser pra quem pretende trocar marcha perto dos 7000 rpm.

To há algum tempo com essa dúvida, mas nunca achei nada a respeito... :)
 

Almeida

Membro
Teoricamente seria só o limite de rpm para as trocas mais alto, mas eu sinto o carro mais nervoso mais arisco, não sei pode ser impressão minha.

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 

GPA

Membro
O meu stage 1 parece que tem hora que destraciona mais no D que no S, vai entender...

A reação do S em modo automático sem dúvida é mais rápida. A minha dúvida é, por exemplo, puxando uma 3ª no modo manual e pisar até uns 200 km/h no D e no S.
 
A potência é a mesma independente da posição da alavanca.
Via de regra em S aciona-se um mapa de mudanças com rotações mais elevadas para pedais mais baixos (bem antes do kick down de D).
Outro efeito são as reduções, que acontecem em rotações altas quando aciona-se o freio, mantendo o motor cheio.
Além das rotações, a velocidade de acoplamento das embreagens (dsg) ou solenoides (automatico convecional com conversor de torque) costuma ser maior em S a fim de diminuir o tempo de troca de marcha.
 
Topo