Câmbio manual até quanto ele aguenta numa preparação 300cv, 400cv, 450cv ?

Felipe FP

Novato
Boa noite, sou novo no grupo e tenho dúvidas sobre a preparação. Queria saber quanto de potência esse câmbio manual aguenta e se eu consigo adaptar alguma biela no pistão original, pois a partir de 400cv motor ela empena

Meu carro é um Audi A3 1.8t 150cv. Já tenho pandoo proinject instalada e linha de combustível feita, estou usando bomba 12bar... Pretendo fazer o máximo de upgrade possivel sem ter que forjar
 

Andr3T

Membro
Tem que ver alguma biela forjada de pino 20mm que serve no pistão OEM. Eu sei que a Scat tem, outras fabricantes devem ter também.
Estão adaptando muito miolo de TSI nos 20v. Pistão e biela de TSI e vira 2.0 de EA113 (do EA888 não serve). Se você ver os A3/Jetta/Fusca fuçados ai, tem vários perto dos 400whp e alguns acima disso. Acima disso só forjando mesmo.

Sobre o câmbio manual... é consenso geral que o valor conservador de torque seja por volta de 45-48kgfm. Ou seja, quer reduzir as chances de dor de cabeça? Fique até esse valor.
Porém vale frisar. Muitos rodam com bem mais torque sem quebrar, e muitos já quebraram esse câmbio com menos torque que isso. Vai de como seu câmbio foi tratado em toda a vida dele, se o carro tem chão ou não, motorista, e o que estava fazendo na hora da quebra rsrs.
É legal abrir o câmbio para revisar, trocar 100% do óleo velho, e já resolver os problemas do diferencial original.
 

Felipe FP

Novato
Tem que ver alguma biela forjada de pino 20mm que serve no pistão OEM. Eu sei que a Scat tem, outras fabricantes devem ter também.
Estão adaptando muito miolo de TSI nos 20v. Pistão e biela de TSI e vira 2.0 de EA113 (do EA888 não serve). Se você ver os A3/Jetta/Fusca fuçados ai, tem vários perto dos 400whp e alguns acima disso. Acima disso só forjando mesmo.

Sobre o câmbio manual... é consenso geral que o valor conservador de torque seja por volta de 45-48kgfm. Ou seja, quer reduzir as chances de dor de cabeça? Fique até esse valor.
Porém vale frisar. Muitos rodam com bem mais torque sem quebrar, e muitos já quebraram esse câmbio com menos torque que isso. Vai de como seu câmbio foi tratado em toda a vida dele, se o carro tem chão ou não, motorista, e o que estava fazendo na hora da quebra rsrs.
É legal abrir o câmbio para revisar, trocar 100% do óleo velho, e já resolver os problemas do diferencial original.

Achei um ótimo custo benefício a biela forjada da spa 144mm, acabei de pesquisar

Referente ao pistão será que consigo um desempenho melhor usando o pistão do aspirado 1.8 devido ser melhor taxado por ser reto ou uso o do s3 80,95??

Vou arriscar e subir pressão até os 400cv de rod
 

Andr3T

Membro
Eu ficaria no menos taxado, que não é uma taxa baixa para um motor pequeno de 400cv não. 9,5:1 está de ótimo tamanho viu, eu não arriscaria com pistão original. Se eu fosse tu, que já está colocando bielas forjadas, já colocaria pistões logo também.
 
Topo