Câmbio automático não engata

Olá amigos!!
Tenho um a3 180cv automático 05/06.
Vou relatar meu problema:
Bom,estou com o carro à dois anos,hoje ele está com 155 mil km.
Meu carro começou a apresentar o seguinte sintoma,eu puxava a alavanca do câmbio para o D e ele não engatava,eu dava uns toquinhos na alavanca e ele encaixava a marcha e tudo bem.
Até que um dia estava difícil de engatar,então puxei a alavanca do câmbio mais uma casa e engatei na 4,ótimo... descobri que a 4 engatava sem o menor esforço,comecei a usá-la...
Passei a engatar o carro direto pela 4,porem certa vez na rodovia,o carro estava amarrado,pois estava em quarta marcha,foi quando joguei para D e ele entrou novamente no automático funcionando dessa maneira perfeitamente.
Então quando eu saia com o carro eu colocava na 4,sentia que ele engatava e mesmo antes de começar a andar,já voltava para o D é assim fui usando numa boa...
Até que outro dia,eu estava saindo para uma pequena viagem e fiz aquele"ritualzinho"para sair e nada,mexi a alavanca para frente e para traz até que entrou o 2,subi para o D e fui embora sem problemas.
Cheguei lá,parei o carro e só voltei nele no dia de ir embora..
Fiz novamente o ritual e nada,desci no 2 e engatou,porem,não saiu mais dali(2),carro na frente e atras,não tinha o que fazer,desliguei o carro e ali ficou,engatado na (2),a alavanca mexe normal,porém,eu tenho a impressão que ela está mai leve. Quando eu a movimento ela indica as marchas ela indica corretamente,porem,no painel fica parado mostrando a (2). Ah, detalhe... o carro não liga mais,pois no comando do painel diz que ele está engatado na (2), sendo que para ligar ele,deveria estar em(P)
Então eu desmontei o console,retirei a alavanca,a esteira e cheguei até a placa tiptronic
Que para mim "leigo" parece estar tudo normal até ali,mais para baixo eu ainda não mexi.
Gostaria de saber com os amigos se alguém já passou por uma situação dessa ou parecida.
Eu tenho a impressão de que é algo simples,mas,por outro lado,quando relatei para um mecânico,ele disse para eu pegar um guincho e levavam o carro na oficina e me preparar,pois iria gastar mais de 8mil...
Desculpem o tamanho do texto aí.... e a enrolação,mas tentei deixar o mais detalhado possível,para ver se os amigos compreendem o que eu quiz dizer é dessa forma ver se alguém consegue me ajudar.
Sou de SBC/SP e o meu carro está no litoral,parado na rua à duas semanas,esse final de semana vou até lá e quero ver se consigo solucionar esse problema,senão vou ter que contratar um guincho para trazê-lo
 

lestevam

Novato
Boa tarde!

O meu carro está com o mesmo problema. Não liga pq fala que está engatado a 2ª.
Segue o erro do VAG:

[SIZE=10.7413pt]2 Faults Found:[/SIZE]
[SIZE=10.7413pt]01166 - Engine Torque Signal [/SIZE][SIZE=10.7413pt] 16-00 - Signal Outside Specifications[/SIZE]
[SIZE=10.7413pt]01045 - Tiptronic Switch (F189) [/SIZE][SIZE=10.7413pt] 27-10 - Implausible Signal - Intermittent[/SIZE]

[SIZE=10.7413pt]Alguém me ajuda, por favor![/SIZE]
 

Freys

Membro
Nao sei se e o mesmo caso que o meu, mas meu tip tava sem a esteira, dai comprei a esteira que veio junto com a base,. Blz, tirei a antiga que estava otima, e instalei a nova original mas com um material ligeramente mais mole... dai qando liguei tudo para testar notei que conforme eu trocava as marchas, os leds acendiam quando eu mechia levemente a alavanca para frente ou para tras... entao tirei a base nova e coloquei a esteira na base antiga, que era mais firme, e ela pra minha surpresa encaixou de primera perfeitamente. Dai pasei o vag que acusou uns erros do tiptronic, limpei e tudo bem ate hoje!

Resultado, mau encaixe da base da esteira do tiptronic
 
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