Bom dia pessoal, sou novo aqui no grupo então me desculpem se estiver postando no lugar errado.

Enfim, um bom tempo atrás ao fazer uma curva o meu carro engatou a terceira marcha mas era como se tivesse engatado no "N" (NEUTRO), pois o carro não anda, ao acelerar a rotação sobe mas o carro não anda, só posso andar em primeira e segunda, não houve tranco nem nada ao acontecer isso, somente parou de funcionar. Alguém já viu algo sim? Os mecânicos que levei não sabem, disseram que já viram não engatar na terceira marcha, mas engatar e não andar nunca viram, se alguém souber por favor dá uma luz aí, desde já agradeço. Abraço.
 

Chucky

Novato
Oi.

Meu carro vez ou outra acontece isso MAS APENAS quando eu estou usando o cambio pra troca manual, pela alavanca ou paddle shift. Em D ou S não acontece. Eu tenho um DSG 6 marchas, não sei se é o seu caso (pela assinatura, não).

Já notei algumas coisas:
- Pelo menos comigo, acontece sempre em redução de M4 -> M3 pra esterçar, tipo quando o carro tá reduzindo marcha pra sair de uma rodovia e entrar numa avenida. Aí vc volta a acelerar em M3 e o motor responde mas as rodas não.
- Já aconteceu de eu aproveitar o instante em que acontece o troço e voltei a alavanca pra D3. Normalizou. Por isso acredito que possa ser algo de software, visto que eu não desengatei a 3ª, só troquei o programa de Manual pra Drive.
- Já aconteceu de o carro voltar a andar logo que eu parei de acelerar e a rotação do motor ficou mais baixa, pouquinho acima de 1000RPM. Por isso eu desconfio do hardware, afinal a rotação do motor sobe a cada marcha que desce. Mas em 3ª marcha à 1000RPM com a inércia levando, o DSG tá a ponto de eleger a 2ª.
- Quando o carro perde velocidade por causa disso e o DSG elege a 2ª, volta a andar normal. Trata-se de uma nova troca de marcha (e de embreagem K1 pra K2).

Eu já desconfiei de folgas causadas por suposto desgaste da embreagem K1. Na hora que falha, o cambio engrenou todo o mecanismo da 3ª marcha junto às rodas (por isso aparece no painel) mas a embreagem K1 não acoplou no motor, que fica rodando solto como se o carro tivesse em Neutro. Eventuais trancos nas trocas das marchas menores (que dão maior torque com engrenagem de maior tamanho) e alguma patinação ocasional em retomadas (lixa) poderiam ser sinais disso também. Isso é hardware (físico)

Mas se a causa é embreagem K1 gasta, porque não acontece quando o cambio está em Drive ou Sport ou quando em 1ª ou 5ª marcha? Programa versus Relação/escalonamento de marchas? Relação entre velocidade das rodas e rotação do motor? Isso é software (lógico).

A troca das embreagens poderia responder essa questão, mas custa quase 5 digitos. Como no dia a dia eu uso mais o cambio em Drive, acaba não me incomodando tanto, mas é chatinho.

Comprei o carro com 28mil km de uma madame que nem sabia a diferença entre CREA e CNH. Certeza que largava o cambio em Drive e esquecia da vida no trânsito de SP....não sabe o carro que tinha na mão.
Eu percebo o carro "tenso" quando parado no freio e engatado. O motor continua girando mas o freio não deixa as rodas girarem. No meio dessa briga fica a embreagem. O DSG é um cambio automatizado: essencialmente "mecânico com duas embreagens e um robô chamado de mecatrônica".
Eu prefiro jogar no Neutro quando paro. Já acostumei. Abre o circuito de torque, embreagem fica livre.

Há pessoas no fórum que juram de pé junto que o DSG tem uma solenóide que livra a embreagem quando se pisa no freio. EU não percebo isso em ação quando estou dirigindo. Parei!? Jogo no N.

http://www.vaglinks.com/vaglinks_com/Docs/SSP/VWUSA.COM_SSP_386_6speed_TwinClutch_DSG_Audi.pdf

Abraços,
Chucky.
 
Poxa Chucky, esclareceu muita coisa, tô vendo o problema de uma forma diferente já, meu carro não é tiptronic como o seu, vou levar na concessionária para passar o scanner e ver qual erro vai aparecer, independente da resposta eu trago aqui para eventuais dúvidas o pessoal poder se informar e aprender com esse problema. Mas obrigado mesmo, por hora, ajudou muito.

Grande abraço irmão.
 

Chucky

Novato
Meu carro não é TipTronic, é DSG.
Por experiência própria, afirmo que se não acendeu luz no painel não costuma logar nada na memória de falhas. Portanto o scanner não vai alarmar nada.
Mas o que eu digo é baseado em experiência com o meu, que é totalmente diferente do que consta na sua assinatura.

Abraços,
Chucky.
 
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