Câmbio automático em trânsito pesado.

gmoura

Novato
Pessoal, estou no meu segundo A3 150cv automático, antes era um 2003 e agora é um 2006 e ambos possuem um problema parecido.

Em transito muito pesado, com o carro parado por 1 hora no mesmo lugar em dias quentes (por volta de 30º) o cambio trava na primeira marcha e o ar condicionado para de funcionar.

Sempre que isso acontece eu paro e desligo o carro por certa de 3 minutos e quanto re-ligo, tudo está de volta ao normal.

Como isso é recorrente me faz acreditar que pode ser uma caracteristica / problema comum dos Audi A3 em situações como essa, faz sentido? Como posso evitar que isso aconteça no futuro?

Obrigado desde já!
 

AureoJr

Novato
ola amigo bom dia, olha nao chego a ficar uma hora no transito pesado.. mais nos tempos que fiquei em transito.. e a temperatura aqui beira os 37 graus nunca ocorreu isso.. vou prestar mais atençao.. abraçoss
 

AureoJr

Novato
cara geralmente é o seguinte, muita gente vem relatando aqui sobre a questao de marcha presa em primeira e terceira marcha.. e são os selenoides gastos, hoje fiquei bastante tempo parado e no calor e nao ocorreu mesmo nada, as vezes como aconteceu em alguns casos que as marchas travaram era selenoides, talves pudesse dar uma olhada.. mais sinceramente nao sei mesmo.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Se o AC para de funcionar, é problema na refrigeração.

90% de certeza que uma das ventoinhas do seu carro não tá funcionando.

Ligue o AC e abra o capô, as duas ventoinhas DEVEM estar funcionando. Se só a pequena tiver ligada (a grande é a do AC), o problema está aí!
 

totolati

Novato
não é ao contrário? a pequena do ac..

o meu tem esse problema até hoje nao resolvi.

faz um teste, estica a primeira marcha até 6k rpm ou 7, o bixo vai gritar, mas no meu caso ele troca de marcha.

o mais logico é ser um problema no cambio, mas o audi, apesar de nao ser novo, tem muita tecnologia embargada, logo pode ser um problema em outra parte que faz com que o carro entre em algum tipo de modo de proteção.
 
Desligar o AC nessas condições pode ser normal, pois parado a refrigeração é dificultada e o AC desliga,ja me aconteceu isso (não no A3) e não me assustei pq tinha lido isso num manual VW, quando a marcha não sei.
 

RafaPR

Consultor Técnico
O câmbio também entra em emergência se a temperatura exceder o normal;

totolati, é isso mesmo, não é ao contrário...
 

jaltinier

Plantonista
o meu já aconteceu isso duas vezes em transito pesado, o oleo esquenta mto e o carro entra em modeo de emergencia...mas por enquanto ainda não fui ver, pois se for começar a mecher no AT sei que vai rolar uma grana boa pra consertar, no meu eu arrisco que seja oleo baixo e selenoides...mas isso spo um profissional mesmo pra confirmar...
 

gmoura

Novato
O carro entra em modo de emergência, ele desliga todos os outros sistemas que nao sao vitais para o funcionamento do carro. por isso o AC desliga.

Já levei o carro nessas condições para a oficina especializada em A3 e eles só consertaram os erros que apareceram no Scan e tudo resolvido, Mas o que são os selenoides? se eles estiverem gastos mesmo, como faz para trocar? quanto custa?

Obrigado!
 

RafaPR

Consultor Técnico
gmoura disse:
O carro entra em modo de emergência, ele desliga todos os outros sistemas que nao sao vitais para o funcionamento do carro. por isso o AC desliga.

Já levei o carro nessas condições para a oficina especializada em A3 e eles só consertaram os erros que apareceram no Scan e tudo resolvido, Mas o que são os selenoides? se eles estiverem gastos mesmo, como faz para trocar? quanto custa?

Obrigado!

Amigão, começou pelo mais básico que é olhar as ventoinhas?

As vezes o problema é mais simples do que parece!
 

AureoJr

Novato
gmoura disse:
O carro entra em modo de emergência, ele desliga todos os outros sistemas que nao sao vitais para o funcionamento do carro. por isso o AC desliga.

Já levei o carro nessas condições para a oficina especializada em A3 e eles só consertaram os erros que apareceram no Scan e tudo resolvido, Mas o que são os selenoides? se eles estiverem gastos mesmo, como faz para trocar? quanto custa?

Obrigado!


hamm entendi.. entao amigo.. selenoides fazem parte da troca das marchar.. tem selenoides da primeira pra segunda marcha.. da segunda pra terceira e assim por diante.. qdo estao mais gastas.. o carro demora mais ou ate muito pra trocar as marchas.. enquanto era pra trocar em 2.500 RPM troca-se em 5.000 mesmo sem estiver apertando.. e geralmente qdo o carro esquenta.. as marchas voltal quase que na totalidade ao normal.. geralmente percebe-se que estao gastas qdo o carro na temperatura baixa demora muito para trocar a marcha mesmo andando devagar.. depende da região.. aqui o kit geralmente varia de 1000 a 1500 reais de todas as marchas.. abrass
 

jaltinier

Plantonista
lembrando que as selenoides podem ser trocadas de forma unitária, mas deverá ser feito isso só se a verbe realmente estiver curta, pois já que a m.o é a mesma o melhor mesmo é trocar todas...

infelizmente terei que fazer isso, pois o meu audera está demorando para engatar o D, além de dar um tranco as vezes...as outras marchar estão normais...

só para informar, mas não tenho certeza, já ouvi que para troca de selenoides não precisa retirar o cambio, mas como não fui fazer o serviço ainda não tenho certeza...mtos mecanico devem tirar o cambio inteiro para combrar mais m.o e ganhar em cima do oleo que é um absurdo...se for fazer..já leve 5 litros de pentosin (õ específico para caixa de cambio hein), se for tip acho que são 8 litros...

abraço
 

AureoJr

Novato
jaltinier disse:
lembrando que as selenoides podem ser trocadas de forma unitária, mas deverá ser feito isso só se a verbe realmente estiver curta, pois já que a m.o é a mesma o melhor mesmo é trocar todas...

infelizmente terei que fazer isso, pois o meu audera está demorando para engatar o D, além de dar um tranco as vezes...as outras marchar estão normais...

só para informar, mas não tenho certeza, já ouvi que para troca de selenoides não precisa retirar o cambio, mas como não fui fazer o serviço ainda não tenho certeza...mtos mecanico devem tirar o cambio inteiro para combrar mais m.o e ganhar em cima do oleo que é um absurdo...se for fazer..já leve 5 litros de pentosin (õ específico para caixa de cambio hein), se for tip acho que são 8 litros...

abraço


Exatoo :valeu:
esqueci de mencionar a troca individual heheeh valeuu por lembrar.. abrass
 
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