Câmbio Arranhando

ay3860

Novato
Olá, Estou com um problema no câmbio manual do meu A3.
Quando faço a mudança da 1ª para a 2ª dá uma arranhada, e o mesmo acontece da 2ª para a 3ª.
A embreagem foi trocada em janeiro/2011. Acho que seria os anéis sincronizadores.
Alguém pode me informar códigos dos anéis, se algum modelo de Golf usa o mesmo câmbio, estimativa de preço dos mesmos, e se é muito difícil de encontrar no mercado?
Desde já agradeço aos colaboradores de plantão. :help:
 

ay3860

Novato
Sabe como foi feita a regulagem, vc acompanhou o serviço? Foi em alguma oficina especializada em câmbio, ou na sua oficina de confiança mesmo?
Obrigado.
Abraço.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Muita coincidência isso começar após um tempo de ter trocado a embreagem.

Eu pediria pra conferirem a embreagem novamente, bem como os cilindros atuadores dela...
 

yurimedau

Novato
RafaPR
Ai é que tá...o conjuto foi tirado por completo, e pode ser que na hora de montar tenha ficado desrregulado.
Foi feito num mecanico de confiança, eu não acompanhei, pondera o mesmo me cobrou 10,00 !
Abraço
 

ay3860

Novato
O problema já existia antes mesmo da troca da embreagem.
yurimedau, só uma dúvida:
O mecânico regulou o câmbio ou a embreagem?
Abraço.
 

ay3860

Novato
Eu de novo!
Foi necessário abrir o câmbio, ou essa regulagem dos bracinhos é externa?
Desculpe mas sou leigo no assunto câmbio.
Obrigado.
 

Alan74

Membro
Rapaz o meu A3 também arranha a 1º , quando vou por a 1º ele faz barulho, agora se eu esperar alguns segundos e depois por a 1º o barulho não aparece......To achando que é sincronizado ruim..
 
Se cuida cara... Troquei a embreagem do meu A3 faz 3 meses... No último mês todas as marchas começaram a arranhar na hora de entrar, e por fim, semana passada estourei de vez minha embreagem... No meu caso, a embreagem foi mal montada, pq só gastou um canto do disco... Agora tô numa peleia com a oficina que sumiu com a embreagem antiga e o laudo técnico do fabricante sobre o pedido de garantia também desapareceu... Eu não vou pagar de novo... Tome cuidado cara e leve em outra oficina pra se certificar antes de pedir a garantia na oficina em que comprou...
 
Pessoal! Sou novato aqui e como proprietário de um A3. O meu é ano 2002/2003, 1.8 125cv. Arranha da 1º pra 2º, eu tenho q esperar um tempo para engatar a 2º e não arranhar, tava suspeitando da embreagem, mas pelo que li aqui, pode ser a regulagem também. Quem é de Curitiba, sabe me dizer alguma oficina de confiança para fazer este serviço por aqui? (tanto Curitiba como região metropolitana).
A3braços!
 
o meu 150cv também esta com esse problema, mas só arranha de 3, e só quando o pé ta no fundo, tirando isso o cambio é uma beleza.

sera o que pode ser ?

como é feita essa regulagem ? é simples ??
 

ASCG

Novato
rafael vitor santos disse:
o meu 150cv também esta com esse problema, mas só arranha de 3, e só quando o pé ta no fundo, tirando isso o cambio é uma beleza.

sera o que pode ser ?

como é feita essa regulagem ? é simples ??

Experimente trocar o óleo. Do câmbio....

Enviado de meu XT626 NEXTEL usando o Tapatalk 2
 

DIEDE

Moderador
@[member="rafael vitor santos"]

Como disse o @[member="ASCG"], experiente trocar o óleo do câmbio.
O meu não chegava a arranhar (digo arranhar como quando você coloca a ré com o carro ainda indo pra frente), mas fazia certo barulho e estava com o engate difícil na terceira marcha.
Troquei o óleo ontem e até agora tudo OK. O engate das demais marchas ficou bem mais "manteiga" também.
 
Ressuscitando o tópico... Troquei o óleo do meu câmbio e tenho os mesmos problemas, arranha de 1 pra 2 e 2 pra 3. Troco a embreagem ou os anéis sincronizadores? Alguém pode me dizer o valor das peças, e onde comprar? Obrigado!
 

DIEDE

Moderador
@[member="godoy.rafa"],
Mais provável ser a embreagem...
Convém descer o câmbio pra ver o estado dela, antes de pensar em abrí-lo pra mexer nos sincronizadores.
Sendo mesmo embreagem, recomendo um kit HD da FF embreagens.
 

furafila

Novato
E ai galera

é o seguinte tem duas possibilidades

se o cambio estiver boom e a embreagem ruim não é mara arranhar e sim ter um pouco de dificuldade de engatar

se o cambio de lenta engata normal se dificuldade e apos os 2500rpm raspa é quase certesa que seja o anel anel sincronizador

ele fica entre a flange e a engrenagem a funçao dele como o nome diz e sincronizar a flange deslizante e freiar a engrenagem do 2° carretel

ate a velocidade igual a do 1° carretel que por sua vez esta ligado a disco plato motor etc

se uma especifica marcha nao entra de forma alguma ou e a flange travada ou os garfos ou anel quebrado

se a marcha raspa acima dos 2500 anel gasto ou rachado
 
furafila disse:
E ai galera

é o seguinte tem duas possibilidades

se o cambio estiver boom e a embreagem ruim não é mara arranhar e sim ter um pouco de dificuldade de engatar

se o cambio de lenta engata normal se dificuldade e apos os 2500rpm raspa é quase certesa que seja o anel anel sincronizador

ele fica entre a flange e a engrenagem a funçao dele como o nome diz e sincronizar a flange deslizante e freiar a engrenagem do 2° carretel

ate a velocidade igual a do 1° carretel que por sua vez esta ligado a disco plato motor etc

se uma especifica marcha nao entra de forma alguma ou e a flange travada ou os garfos ou anel quebrado

se a marcha raspa acima dos 2500 anel gasto ou rachado
Meu problema é o que você descreve, engata normal porém raspa.
Sabe me dizer onde compro os anéis para o A3 1.8 aspirado 2002? Não estou encontrando na internet...
 
Topo