Câmbio 01m - tranco ao REDUZIR (2 para 1)

Olá confrades, um prazer estar aqui!

Sou novo no fórum e novo dono dessa belíssima máquina alemã, que há tempos a admirava.

A situação que me deixa preocupado, mas nem tanto, é a seguinte.
Comprei minha a3 125 01m a 2 semanas e percebi que ocorre um tranco/soquinho considerável na REDUÇÃO de 2 para 1 quando paro em algum lugar (digo que fico preocupado mas nem tanto pois vi que todos os relatos de trancos dos carros de amigos são nas trocas de marcha para cima, e não achei nenhum relato sobre trancos nas reduções).
Enfim, esse é o único tranco que ocorre realmente, de resto o câmbio funciona perfeitamente, rápido, forte etc, digo pois já tive um Civic automático, então consigo comparar.
Já fiz a troca de óleo, usando o pentosin, óleo do diferencial está ok, testei aquele reset mencionado aqui no fórum e nada, o tranco continua.

Informações adicionais, talvez sejam relevantes:
1 - o carro tem 76 mil km, muito bem conservado, mas nunca foi trocado o óleo, pois ainda tinha o lacre no duto de óleo do câmbio.
A temperatura do motor praticamente não sai de 60 graus (penso ser termostática), irei consertar, e o carro está sem catalisador e um pouco gastão - não sei se tudo isso pode influenciar nesses trancos.
2 - o dono anterior me falou que o carro já teve um vazamento no radiador, que pingava água em cima do sensor de rotação do câmbio, porém, tudo isso já foi consertado, sensor trocado, fluido no radiador, está tudo ok.

Não sei mais o que fazer, penso que o antigo dono ao trocar o sensor de rotação, deveria ter resetado o câmbio no scanner, mas isso EU ACHO apenas. Se for isso, me falta resetar o câmbio pelo scanner.
Alguém já passou por isso, ou sabe o que pode ser?

Agradeço as contribuições, amigos. Um abraço!

eu estou com esse problema, meu audi 1.8 turbo, ano 2.000, eu estou achando que ele não esta voltando as marchas de 3º para 2º e depois 1º, sucessivamente, quando eu arranco, sinto que ele arranca de 3º marcha..

Seria importante trocar o fluido.
Pois é.. o meu medo é trocar que fica em média uns 700,00 e depois precisar abrir para ver alhom solenóide e tals, ai perco esse fluido novo.. Será que tem algo que possa fazer em casa para ver? Tipo, eu vi que no meu carro, o volante estava meio pesado. ai fui ver o fluido esta muito baixo. Será que fluido baixo da transmissão faria esse problema no cambio?

chedid

Administrador
Pois é.. o meu medo é trocar que fica em média uns 700,00 e depois precisar abrir para ver alhom solenóide e tals, ai perco esse fluido novo.. Será que tem algo que possa fazer em casa para ver? Tipo, eu vi que no meu carro, o volante estava meio pesado. ai fui ver o fluido esta muito baixo. Será que fluido baixo da transmissão faria esse problema no cambio?
Nunca vi baixar fluido se não tiver vazamento. Acho que só terá certeza gastando na troca.. se não resolver, terá que abrir o câmbio.

chedid

Administrador
Nunca vi falar de baixar fluido.. o fluido deve ser trocado. Se passa do tempo, estraga o câmbio... Eu começaria trocando o fluido.. se não resolver, é abrir o cambio