Bobina queimando na PODIUM! Coincidência?!?!?

viniciusst

Membro
Fala galera gente boa, vim aqui colocar mais uma experiência que tive.
Quando peguei meu A3 Sport a 6 meses atrás, na primeira vez que fui abastecer, para comemorar a aquisição com meu novo amor, enchi o tanque com gasolina PODIUM, até antes pelo que sei o antigo dono só andava com a aditivada. Bom, passou uma semana eu estava com 3/4 de tanque, andando na boa, quando de repente acendeu a luz do EVP e da Injeção Eletrônica ao mesmo tempo, e o carro perdeu força na hora, quase não consegui terminar de subir a lomba que estava subindo. Levei no mecânico, estava com o carro só fazia 1 semana, ele colocou o scanner e acusou falha de combustão nos cilindros 1 e 2, as 2 bobinas haviam pifado, peguei e troquei, coloquei 2 bobinas não da Audi originais, mas primeira linha da BOSCH. Blz, carro zerado, sai metendo bala....daí nesses últimos meses, fui abastecendo mais com a aditivada mesmo, pois o preço do litro aqui está R$ 5,30, só uma vez coloquei meio tanque de aditivada e meio de podium, tudo sempre de boa.
Bom, acontece que semana passada resolvi abastecer por completo novamente com a podium, e a situação se repetiu, depois de andar uns 70 kms, na manhã seguinte, peguei o carro, andei 3 quadras, e lá aparecem as 2 luzes acesas de novo, EVP que ficava constantemente acesa e da injeção que ficava piscando, mas depois se apagava, e o carro novamente fraco, sem força. Dessa vez levei na Audi daqui, fui com o carro andando de boa, so no tiptronic, pq se ele trocava de marcha logo ficava muito pesado. Cheguei la, passou scaner, dito e feito, bobina 3 que estava ruim, troquei a bobina 3 agora original Audi e tudo zerado de novo, agora só aguardando queimar a 4 bobina hehehe, porra é normal isso? pode acontecer de trocara o combustível, e colocar um mais "potente" e "puro" dar algum pau na bobina, que ela enlouquece e sofre uma sobrecarga e queima??? to ate com medo de abastecer de novo com podium pois fiquei 6 meses indo mais de aditivada e nunca tinha dado nada. Os mecânicos costumam dizer que quando começa a queimar uma bobina, as outras costumam ir na sequência, mas eu fiquei andando mais 6 meses depois que tinha trocado as 2 primeiras. Só não troquei a 4 bobina junto pq estava boa e o preço delas é muito caro, caramba R$ 450,00 cada bobina, isso que consegui um desconto de 30% na Audi, senão era mais de R$600,00, ai não dá neh, prefiro esperar pifar a última, tomara que demore mais uns 6 meses hehe abraço galera
 

monte

Membro
Fala parceiro, então, nunca vi de queimar a bobina por conta do combustível. Acho um pouco improvável isso, só se ele estava precisando de mais faísca, e forçando as bobinas, algo do gênero. Suas velas estão boas sera? Isso tudo suposição minha. Mas assim, essas bobinas, é bem isso, quando uma queima as outras tendem a vir queimando na sequencia, pois mesmo que elas pareçam estar boas, elas já tem a mesma quilometragem que aquela velha que queimou. O bom mesmo, era você ter trocado o conjunto das 4 bobinas e ter colocado as 4 bobinas vermelhas, chamadas de bobinas do R8. Na Css com certeza ia pagar mais caro nessas bobinas. O nosso amigo @[member="mfractal"] possui essas bobinas R8 para venda na loja dele (http://rpmstore.com.br/manutencao/255-bobinas-tsi-fsi-audi-a3-jetta-passat.html) e com um preço muito melhor. Tambem tive problema com o meu com mais ou menos 55 mil km, aonde queimou do nada também uma das bobinas. Estava tudo ok, desliguei na garagem, na próxima partida, saiu com a bobina falhando. Então isso acontece nessas bobinas mesmo. É um mal que temos nesses carros. Uma das coisas que dizem ajudar, é andar sem a capa do motor, para as bobinas não aquecerem tanto quanto com a capa. Eu tenho andado sem pra garantir, se resolve, isso já não sei...hahaha...Mas tem logica ajudar a esfriar um pouco elas, pois a capa original desse motor tem uma manta por dentro que deve segurar bem o calor por ali.

Abraço
 

Saulo.Prado

Membro
Vinícius S. disse:
Fala galera gente boa, vim aqui colocar mais uma experiência que tive.
Quando peguei meu A3 Sport a 6 meses atrás, na primeira vez que fui abastecer, para comemorar a aquisição com meu novo amor, enchi o tanque com gasolina PODIUM, até antes pelo que sei o antigo dono só andava com a aditivada. Bom, passou uma semana eu estava com 3/4 de tanque, andando na boa, quando de repente acendeu a luz do EVP e da Injeção Eletrônica ao mesmo tempo, e o carro perdeu força na hora, quase não consegui terminar de subir a lomba que estava subindo. Levei no mecânico, estava com o carro só fazia 1 semana, ele colocou o scanner e acusou falha de combustão nos cilindros 1 e 2, as 2 bobinas haviam pifado, peguei e troquei, coloquei 2 bobinas não da Audi originais, mas primeira linha da BOSCH. Blz, carro zerado, sai metendo bala....daí nesses últimos meses, fui abastecendo mais com a aditivada mesmo, pois o preço do litro aqui está R$ 5,30, só uma vez coloquei meio tanque de aditivada e meio de podium, tudo sempre de boa.
Bom, acontece que semana passada resolvi abastecer por completo novamente com a podium, e a situação se repetiu, depois de andar uns 70 kms, na manhã seguinte, peguei o carro, andei 3 quadras, e lá aparecem as 2 luzes acesas de novo, EVP que ficava constantemente acesa e da injeção que ficava piscando, mas depois se apagava, e o carro novamente fraco, sem força. Dessa vez levei na Audi daqui, fui com o carro andando de boa, so no tiptronic, pq se ele trocava de marcha logo ficava muito pesado. Cheguei la, passou scaner, dito e feito, bobina 3 que estava ruim, troquei a bobina 3 agora original Audi e tudo zerado de novo, agora só aguardando queimar a 4 bobina hehehe, porra é normal isso? pode acontecer de trocara o combustível, e colocar um mais "potente" e "puro" dar algum pau na bobina, que ela enlouquece e sofre uma sobrecarga e queima??? to ate com medo de abastecer de novo com podium pois fiquei 6 meses indo mais de aditivada e nunca tinha dado nada. Os mecânicos costumam dizer que quando começa a queimar uma bobina, as outras costumam ir na sequência, mas eu fiquei andando mais 6 meses depois que tinha trocado as 2 primeiras. Só não troquei a 4 bobina junto pq estava boa e o preço delas é muito caro, caramba R$ 450,00 cada bobina, isso que consegui um desconto de 30% na Audi, senão era mais de R$600,00, ai não dá neh, prefiro esperar pifar a última, tomara que demore mais uns 6 meses hehe abraço galera
Concordo com o monte. Não acho que isso se deve ao fato de abastecer com gasolina A ou B. Creio que seja pelo tempo de rodagem do carro mesmo. A minha queimou com 80k rodados. Apenas primeiro cilindro. Daí já aproveitei e comprei as 4 bobinas vermelhas do R8 e troquei as 4 velas tb, coloquei iridium. Já rodei 2k sem nenhum problema.
Abç
Saulo.
 

viniciusst

Membro
É, eu fui trocando so quando queimou, pq esse ano já gastei muito com o carro, 2 pneus, óleo DSG, tensionador + corrente, filtros, óleo e 3 bobinas, prefiro ir andando e se pifar troco, porque senão é muita grana colocar as 4 direto, no fim andei 6 meses assim, de repente posso andar mais alguns com a última que falta pifar.
Também acho meio absurdo ser a gasolina, é só porque notei que coincidentemente foi quando usei ela.
 

DrekTo

Novato
Bobina queima por problema de vela ou eletrico... outra coisa, bobina é original, se for paralela queima mesmo, pode ser a paralela que for, vai queimar..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

viniciusst

Membro
DrekTo disse:
Bobina queima por problema de vela ou eletrico... outra coisa, bobina é original, se for paralela queima mesmo, pode ser a paralela que for, vai queimar..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
opa blz? as que me queimou eram as originais do carro, daí troquei por 2 paralelas (que estão até hoje), e recentemente troquei a do 3 pistão que era original, troquei por outra original essa, agora falta a 4 (que também é original). hehe
Para mim sào essas bobinas vagabundas, mal fabricadas da audi, porque vejo um monte de gente que tem essas bobinas queimadas com o tempo, lá na Audi eles me confirmaram isso não só nos A3s. meu carro não tem nenhum outro problema elétrico, foi passado scaner antes da troca e depois, são as bobinas que queimam mesmo, se você não teve problemas nas suas ainda considere-se com sorte, uma hora você vai ver a luz do EPC hehe.
 

DrekTo

Novato
Cara... nao leva a mal nao, te digo por experiencia propria e pelos carros que recepciono em minha oficina, bobina original nas a3 queima depois de 15 a 25 mil km, algumas vao bem alem disso, isso qdo tem remap, as vermelhas do R8 nao queimam assim nao, ja usei as vermelhas por 60 mil km com upgrade forte de turbina e ate agora os unicos clientes meus que tiveram problemas com as vermelhas, um foi por causa das velas e o outro por aterramento...
Essas peças originais tem um controle bem rigido, no seu lugar se continuar ocorrendo essas avarias, iria caçar o problema...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

della

Membro
Bobinas têm vida útil e queimam por desgaste e nada mais, queima em sequencia exatamente como o dono do tópico explicou, ou seja, quando queima a primeira o ideal é trocar o conjunto para manter o desgaste homogêneo, o tipo de combustível ou vela não têm nenhuma influência sobre a "morte" das bobinas, já em caso de remap os ea888 costumam ter a vida útil das bobinas abreviadas, em resumo carro como motor ea888 chipado queima a bobina mais cedo!
Os mais antigos, motor ea113 fabricados até 2009 não têm este problema.
Outro mito, as bobinas do R8 não são mais fortes e não evitam a queima, há relatos de carros que perderam resposta com estas bobinas, o ideal é usar a bobina certa do carro, as de revisões mais novas costumam ter maior durabilidade.
Por último, retirar a carenagem do motor também beneficia a durabilidade das bobinas por promover melhor dissipação do calor.
 

viniciusst

Membro
Fala galera
Eu tb fico com a opinião do della, acho que devemos sempre usar as originais do carro, pois elas foram projetadas para ele, e usar de outro modelo, sei lá, fico um pé atrás, mas quem sou eu neh, vai de cada proprietário...
A questão é que as 2 primeiras que queimaram, eram originais e duraram 65 mil kms, troquei por 2 primeira linha, mas não originais da audi, essas estão boas e pouco tempo de uso. Passou 6 meses e queimou a 3, que é original do carro, agora com 67 mil kms. A 4 que nao queimou ainda, é original do carro com 67 mil kms. Acho que comecou a queimar por causa da vida útil delas, que chegou ao fim, dai como os mecânicos falaram, quando começa a queimar uma, eh normal ir as outras aos poucos, e foi o que vem acontecendo comigo. ja me disseram que as vezes chega a queimar as 4 de uma vez só, na audi me disseram isso.
 
bobina é um problema cronico desse nosso modelo... ja comprei 6 bobinas de r8 ao todo originais...ou seja... bobina eh um item mandatorio no porta luvas kkkk

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
galera alguém pode me ajudar, onde vejo o negativo da bobina? isso seria pra pega sinal RPM para instalar um relógio.
se alguém souber me fala valeu.
 
Topo