Barulho no cofre do motor.

wwanders

Novato
Boa noite.

https://youtu.be/1wyOJ8wykJg


Pessoal, pra ser bem sincero, não gosto muito do carro, sai de uma BMW 328, andava MUITO, mesmo sendo automática, mas, por questões pessoais, precisei trocar o carro com uma certa urgência e então, como não curto os nacionais disponíveis, e claro, não tenho dinheiro também, optei pela A3, que me parece um bom custo benefício. O fato de ser blindado me incomoda bastante, mas, convivo com isso, carro não tem delaminações e nem nada.

O barulho do cofre é algo que realmente me incomoda, toda hora acho que há algo errado com o carro. Normalmente não dou puxadas fortes, nem subo muito o giro, hoje, excepcionalmente, subi a avenida e resolvi arriscar um pouco (tenho nem 1 mês com esse carro ainda). E percebi que eu podia escutar a turbina. Primeira pergunta, normal isso?

Questão é que, depois, andando devagar outra vez, ainda escutava a turbina, mesmo dentro de 3krpm. Parei na garagem de casa, abri o capô e acelerei novamente. Nada do barulho da turbina. Como não estou acostumado com 4 cil 20 v, pergunto a vocês que entendem bem mais do que eu, postei o vídeo acima. O barulho do meu cofre está normal? É isso mesmo?

Muito obrigado a quem puder responder.
 

kkroto

Membro
Boa noite,

Este barulho parece folga ou no coletor ou na caixa quente da Turbina. Pode ser junta(falta dela) ou aperto nos parafusos que prendem.

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Ai depende, a turbina pega bem perto dos 2.5 rpm, parado não se ouve é normal, pois ela não enche. só andando com o carro. Barulho de turbina é normal ouvir quando o carro está com mais pressão, pode ser que seja chipado. Ou tem a possibilidade de ela esta abrindo o bico, porém se não fuma quente ou frio, baixa ou alta rotação. Não me preocuparia. OBS esse cabeçote 1.8 20v é barulhento mesmo.
 

wwanders

Novato
Hoje levei o carro e troquei óleo e filtro de óleo, filtro de ar também. Faltava um litro de óleo pela medição da vareta. Botei ELF 5w40, os 4 litros e meio e filtro novo da TecFil. Filtro de ar estava preto. Notei que o barulho continuou. Só acho estranho que ele não fazia esse barulho de sopro, é como se fosse uma turbina aberta, I mean, sem filtros nem nada, tentei gravar um vídeo, não sei se dá pra deixar bem claro..

https://youtu.be/lk586ptshF4

Agora no final da tarde, o que fiz foi tirar a tampa e mexi na mangueira da válvula de alívio orginal dela, então ao puxar um pouco pra tirar ela da válvula, ela quebrou facinho em minha mão, acredito que já estava trincada. Toda ela estava bem ressecada e dura. Por sorte eu tinha outra mangueira daquela aqui, cortei um pedaço e coloquei no lugar. O Barulho, ouvindo de fora, parece que diminuiu, mas não sei, estou encucado demais, daí já viu né? Acha defeito em tudo. Não dirigí o carro depois de trocar essa mangueirinha pra dizer se o barulho sumiu, mas amanhã vou rodar novamente e já vai dar pra saber.

De fato, o carro não fuma nada, nem quente, nem frio, nem em alta e nem em baixa. Se o barulho continuar, estou mais propenso a acreditar por enquanto que:

- a pá da turbina entortou por alguma razão, ressonando com o ar entrante;
- apenas uma mangueira rasgada na entrada da turbina.
 

wwanders

Novato
Acho que encontrei o problema.

Desmontei as mangueiras de pressurização e admissão, notei um farelo de junta. Acredito que a junta entre o coletor de escape e a turbina tenha ido pro espaço.

Alguém sabe me dizer se consigo trocar em casa mesmo?


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wwanders

Novato
Bom, só pra atualizar a galera.

Vamos lá.

Vazamento era a junta do coletor para a turbina. Queimou porque algum babaca não colocou o terceiro parafuso, que estava caído no protetor de cárter, um segundo parafuso estava frouxo, ou seja, a turbina esta presa apenas por um parafuso.

Ok, paguei 29 reais na junta metalica em uma loja chamada CACAU auto-peças em campinas. Recomendo para quem for da região. A troca levou exatamente 45 minutos, desmontar a pressurização, tirar o tubo metálico para ter acesso. Chave 17 boca e uma canhão, tiram facilmente os parafusos da turbina. Pressione um pouco a turbina para baixo, delicadamente, e com uma faca, solte o resto da junta velha, que deve sair sem muita dificultade. Alinhe a junta nova, parafuse novamente obedecendo o torque recomendado no manual de serviço e remonte a pressurização. SIMPLES like a charm.

Agora, depois disso veio meu outro problema. Carro liso e sem barulho, no meio do nada, para. Fuçando, desliguei a MAF e consegui andar com o carro, daquele jeito é claro, afinal a injeção nem deixa pressurizar. Bem, comprei uma outra MAF em um desmanche, afinal a minha estava mesmo esfarelando, apenas encostando o dedo no filete, quebrou. Ou seja, estava completamente ressecado.

MAF "nova" no lugar, e o problema persistiu. Resumo da opera, meu chicote da MAF tinha problemas, rompido e em curto quase entrando para o tubo da fiação para a ECU e rompido chegando na ECU. Chicote reparado, carro rodando liso e sem barulhos.

Dei um reset na injeção e o carro está se adaptando novamente, consumo um pouco elevado, mas já conseguindo atingir a casa dos 10KM/L na cidade. Agora estou reconhecendo o carro turbo 150 que tanto falam, mesmo blindado. Já dá um gosto maior andar de Audi.

Fica a dica pra galera aí que começar a ter o mesmo tipo de problema que eu.

Sinto por não ter tirado fotos para um DIY, mas, como é meu carro de dia a dia e meus dias são super corridos, infelizmente não consegui. Mas, estou a disposição para ajudar a qualquer confrade.

Boa noite.
 

merotti

Membro
Legal o seu relato e sua solução. Quanto ao maf, não pode encostar na lamina mesmo, quebra na hora!

A sua média está excelente, 10km/L no turbo blindado é pra glorificar de pé igreja kkkkk
 

Iuri

Membro
merotti disse:
Legal o seu relato e sua solução. Quanto ao maf, não pode encostar na lamina mesmo, quebra na hora!

A sua média está excelente, 10km/L no turbo blindado é pra glorificar de pé igreja kkkkk
Quem dera eu ter essa média
Com a passat e o a3 prata.. Se juntar as duas dava 10..kkkkkkkkkk
 

wwanders

Novato
@[member="merotti"] e @[member="Iuri"], perto da média da minha BMW 328, na cidade, está ótimo mesmo.
Eu fazia 5 ou 6 na cidade e uns 12 na estrada com piloto automático.

Audi na estrada eu consegui 14 em 120 KH/H na maciota e claro, medidos no CB.

Agora meu novo problema é teto solar que só abre pra cima e pra baixo, quando tento abrir para trás, ele vai do lado direito, mas parece que algo emperra no lado esquerdo e ele desiste. :(

Saco cheio já.
 
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