Barulho forte ao acelerar A3 2.0T Stronic

tnering

Novato
Olá, boa noite a todos.
Pessoal, comprei um A3 Sportaback 11/11 com S-Tronic a exatos 3 dias...
Olhei o carro, fiz testes de rua, as trocas de marchas estavam suaves, quase imperceptíveis, aparentemente estava tracionando bem, funcionamento do motor redondo, sem vazamentos, lataria em cima, interior bem conservado, enfim, o carro parecia estar top mas em SP é fogo, muito barulho, devo ter deixado passar batido algum barulho da parte da frente do carro e voltando pra casa (MG), já quase chegando, senti um engasgo e uma trepidação no volante ao reduzir para fazer uma ultrapassagem em subida de 6ª pra 5ª marcha, como se o cambio estivesse tentando engatar a marcha mas não conseguia...
Hoje voltando do trabalho e acelerando pra subir um morro um pouco íngreme, senti um barulho nada agradável vindo da parte da frente do motor, como se engrenagens estivessem raspando. Aliviei o pé e o barulho parou, e o cambio trocou de 2º para 3º... acelerei um pouco mais forte e o carro logo reduziu e o barulho voltou mas no topo do morro mesmo em 2ª marcha o barulho sumiu...
O carro parece estar normal, traciona bem, não tem trancos, mas ao sair com uma aceleração mais forte, ouço um barulho como se engrenagens estivessem roçando alguma coisa.
Não sei se estou assustado mas já tive a infelicidade de estourar o cambio de um VW Polo e confesso que o barulho até que é um pouco parecido... Bom, o carro está totalmente em garantia (revenda), vou acioná-los amanhã e tentar enviar o carro pra SP e ver o que será feito, mas tenho receio de ser algo bem sério... O carro está atualmente com 91mil km, revisões feitas em concessionária até os 75mil km, inclusive
troca do óleo de cambio feita aos 68mil km...
Alguém ai já passou por isto, ou teria alguma ideia do que pode ser?

Obs.: Gravei um vídeo em que pode ser ouvido o barulho (6s aos 10s +-). O link está aqui. Na hospedagem o barulho ficou um pouco mais grave, mas ele é bem mais agudo do que o que está no vídeo...

Desde já agradeço a todos pela atenção...
 

alphonsus

Membro
Me parece ser algum coxim estourado, posso estar enganado!!

Compra um cabo VCDS pra olhar se tem algum erro gravado. Já ajudaria!
 

tnering

Novato
alphonsus disse:
Me parece ser algum coxim estourado, posso estar enganado!!

Compra um cabo VCDS pra olhar se tem algum erro gravado. Já ajudaria!
Olha, não havia pensado nisto... vou providenciar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

tnering

Novato
Olá. Levei o carro numa oficina indicada por um colega de trabalho e a primeira vista o mecânico me disse que pode ser trizeta ou homocinética, e que inclusive pegaram este mesmo barulho em um I30 recentemente e que apenas tiveram que limpar o conjunto de trizeta, engraxar tudo e montar, o que resolveu o problema.
Não acredito que seja algo tão simples assim mas.... assim que tiver mais detalhes, posto aqui.
Vlew
 

tnering

Novato
Boa tarde a todos.
Só atualizando o post, problema de falta de lubrificação na turbina... Agendei o reparo ou a troca por uma nova na segunda-feira... Qdo resolver posto aqui o resultado.

Vlew
 

ALBERTOLIMA

Membro
Thiago Nering disse:
Boa tarde a todos.
Só atualizando o post, problema de falta de lubrificação na turbina... Agendei o reparo ou a troca por uma nova na segunda-feira... Qdo resolver posto aqui o resultado.

Vlew
A garantia cobriu ou vc vai instalar uma nova por conta propria?
Carro com baixa km já deu falta de óleo na turbina estranho hein, já realizou a troca de oleo? coloca um oleo bom Pentosin ou Motul e mete um Militec!
Ja ouvi relato aqui no forum mesmo que a wastegate tem um trava dela que solta e fica fazendo um barulho horrivel quando acelera.
 

tnering

Novato
mfractal disse:
Já aproveita e instala k04 :)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Cara, vontade não me falta mas antes quero trocar o jogo de pneus (está atualmente com os barulhentos Pirelli Phantom), e também fazer um up de som... Esse padrão que vem no carro, sem condição... heheh

Alberto Lima disse:
A garantia cobriu ou vc vai instalar uma nova por conta propria?
Carro com baixa km já deu falta de óleo na turbina estranho hein, já realizou a troca de oleo? coloca um oleo bom Pentosin ou Motul e mete um Militec!
Ja ouvi relato aqui no forum mesmo que a wastegate tem um trava dela que solta e fica fazendo um barulho horrivel quando acelera.
Cara, não sei bem ainda como será feito (agendei pra eu mesmo levar o carro à SP), mas o conserto será por conta da loja. Eu fiquei bem com pé atrás em relação a isto... Aqui a turbina não foi removida pra saber ao certo o que está havendo, mas tem um pequeno vazamento de oléo na mesma, enfim, logo terei mais informações ai vou atualizando o tópico...
Sobre a troca de óleo, eu já saí de Castrol Magnatec pra Pentosin no meu carro anterior com um militec a cada 15km já algum tempo... Pretendo manter e cuidar bem melhor pq a manutenção da jóia aí é salgada né?! Só pra confirmar, o recomendado é 5W40 mesmo né?!
Vleww
 

ALBERTOLIMA

Membro
Thiago Nering disse:
Cara, vontade não me falta mas antes quero trocar o jogo de pneus (está atualmente com os barulhentos Pirelli Phantom), e também fazer um up de som... Esse padrão que vem no carro, sem condição... heheh


Cara, não sei bem ainda como será feito (agendei pra eu mesmo levar o carro à SP), mas o conserto será por conta da loja. Eu fiquei bem com pé atrás em relação a isto... Aqui a turbina não foi removida pra saber ao certo o que está havendo, mas tem um pequeno vazamento de oléo na mesma, enfim, logo terei mais informações ai vou atualizando o tópico...
Sobre a troca de óleo, eu já saí de Castrol Magnatec pra Pentosin no meu carro anterior com um militec a cada 15km já algum tempo... Pretendo manter e cuidar bem melhor pq a manutenção da jóia aí é salgada né?! Só pra confirmar, o recomendado é 5W40 mesmo né?!
Vleww
esta certissimo amigo.. Sim 5w40
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Thiago Nering disse:
Cara, vontade não me falta mas antes quero trocar o jogo de pneus (está atualmente com os barulhentos Pirelli Phantom), e também fazer um up de som... Esse padrão que vem no carro, sem condição... heheh


Cara, não sei bem ainda como será feito (agendei pra eu mesmo levar o carro à SP), mas o conserto será por conta da loja. Eu fiquei bem com pé atrás em relação a isto... Aqui a turbina não foi removida pra saber ao certo o que está havendo, mas tem um pequeno vazamento de oléo na mesma, enfim, logo terei mais informações ai vou atualizando o tópico...
Sobre a troca de óleo, eu já saí de Castrol Magnatec pra Pentosin no meu carro anterior com um militec a cada 15km já algum tempo... Pretendo manter e cuidar bem melhor pq a manutenção da jóia aí é salgada né?! Só pra confirmar, o recomendado é 5W40 mesmo né?!
Vleww

Ah sim. Eu comentei mais em sentido de que se a loja já vai pagar uma nova turbina o custo de original e praticamente o custo da K04 usada. Mas claro que além disso vai ter que gastar a mais com no mínimo downpipe e remap.

Sobre o óleo e isso aí, 5W-30 ou 5W-40 que atendem a norma 502.00 da vw.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

tnering

Novato
Olá, boa noite.
Apenas pra atualizar o tópico, a turbina do carro foi removida e não constaram nenhuma avaria na mesma. Ela foi limpa e colocada novamente com um retentor novo (estava vazando óleo por este retentor).
Segundo eles, o defeito maior foi no módulo da bomba de combustível que não estava "trabalhando corretamente", inibindo o consumo de combustível quando o carro mais precisava, o que segundo eles explica a falta de potência pra retomadas e também a "engasgada" que senti no carro quando estava voltando pra casa no primeiro dia.
Como não pude acompanhar o serviço, me resta torcer que seja apenas isto mesmo e que o carro fique bom... Devo busca-lo no sábado, dai terei ctzz!!

Vlew moçada, abss
 

tnering

Novato
Bom dia pessoal.
Atualizando a tópico...

O carro foi pra SP, ficou 1 semana lá com a loja onde comprei e voltou do mesmo jeito, mas sem o vazamento na turbina. Na volta de lá (pegamos o carro num sábado) minha esposa veio dirigindo até um tempo e em SP foi praticamente impossível testar o carro e ver se bendito barulho havido sumido... enfim, acabei vindo embora confiando na palavra dos caras que estava tudo resolvido e ao chegar aqui em Minas vi que a merda toda ainda estava lá... Aquela conversinha de módulo de combustível, pura conversa!

Já estava planejando levar o carro agora no início de julho numa oficina boa e verificar se seria necessário trocar o tensor/corrente de comando (modelo antigo) mas depois de voltar de SP com o mesmo barulho nas acelerações fortes resolvi mandar já.

Comecei a fazer algumas pesquisas de oficinas aqui na minha região de residência, mas, por conta do alto custo de reparo em caso de quebra de motor ou algum problema proveniente de manutenção mal executada, decidi não correr riscos e levar o carro para Campinas na Miki Motors (vi indicação aqui do fórum e também depois de ver alguns vídeos no YouTube sobre o reparo de uma A3 SPB que teve avaria no motor após o bendito tensor modelo antigo quebrar) e já aproveitar e fazer uma revisão completa.

Além do tensor/corrente que ainda eram originais, foi trocando os coxins de cambio (razão do barulho nas aceleradas), filtro e óleo de cambio, filtro e óleo de motor, descarbonização, limpeza de bicos, troca de velas, troca de todos os filtros (ar, cabine e combustível), troca aditivo radiador, troca fluido de freios, e umas coisas mais lá que nem lembro (a lista de peças foi enorme hehe).

Agora sim, o carro ficou bem divertido pois dá pra acelerar sem aquele medo do "e se o tensor for do modelo antigo ainda?!" e o melhor: sem a m**** do barulho dos coxins!!!

Abraços a todos e obrigado pela ajuda! De fato o problema era coxim e nada haver com turbina ou câmbio!!!
 
Topo