Barulho de um motorzinho ao ligar o carro na partida a frio

Galera,

Podem me tirar uma duvida, recentemente venho notando que ao ligar minha A3 1.8T Tiptronic o carro na partida a frio o carro ficar meio acelerado acho que para compensar algo por estar frio mas tbm notei que existe um barulho de um motorzinho como se fosse uma bomba funcionando em conjunto, fato é que quando o carro volta alguns tempinho para rotação normal esse barulho do motorzinho para.

Colocando o ouvido para tentar identificar parece que fica ali proximo do cambio, sei la, agora a duvida é se é normal isso ou tem algo que devo me preocupar.

Abs a todos.

Lucas Zanin

Novato
Isso é normal!

Esse barulho que você escuta quando o carro está frio é exatamente de uma bomba auxiliar que ajuda o carro a esquentar mais rápido!

Se olhar por baixo do carro, ela fica na direção do filtro de óleo.

Ela joga ar quente por aquela mangueira que vai na caixa do filtro de ar!

Logo, assim que o carro esquenta um pouco ela para!

Zanin disse:
Isso é normal!

Esse barulho que você escuta quando o carro está frio é exatamente de uma bomba auxiliar que ajuda o carro a esquentar mais rápido!

Se olhar por baixo do carro, ela fica na direção do filtro de óleo.

Ela joga ar quente por aquela mangueira que vai na caixa do filtro de ar!

Logo, assim que o carro esquenta um pouco ela para!
Renovando o tópico, o meu ao ligar, de vez enquando parece que o motor de arranque trava...sei lá. Dou partida e ele dá um barulho como se tivesse segurado a chave pra ligar... outra coisa, as vezes, quando ligo, ele mantém a rotação em 1200rpm e depois de um tempo ela cai sozinha...alguém já viu isso?

Quando liga o carro frio e a rotação sobe é normal, ele faz isso pro oleo circular mais rapido e esquentar tbm, e depois ele normaliza em 900 rpm+/- Se depois que ela cai a rotação fica normal e não oscilando isso é comum do carro mesmo, normal para falar melhor. Agora do motor de arranque pode ser que precisa engraxar ou manda fazer uma revisão nele, é coisa barata e sai novo.