André Brugnerotto
Hellspeed69
Quinta feira da semana passada ao ligar o possante notei que o barulho de escapamento havia aumentado consideravelmente. segue abaixo o video do som que o carro estava fazendo
https://www.dropbox.com/s/nmtmxbgs0j3meo9/2013-11-21%2022.30.10.mp4
a principio achei q era junta do coletor de escape, mas na realidade ela é de inox e segura muito bem, resolvi por a mão ali daonde vinha o barulho e notei que os gases estavam saindo próximo a válvula da linha de recirculação de ar.
pois bem hoje desmontei a dita cuja e o problema foi detectado!
seguem fotos:
reparem o furo causado pela corrosão no selo.
lugar onde a válvula e o corpo ficam presos no cabeçote, a parte limpa no bloco é onde ela é encaixada, existe uma junta ali segundo o manual mas não ha muita necessidade de por, pois no meu ja estava sem e não havia marca de vazamento dos gases.
DICA: Verifiquei no carro de uma outra pessoa que é o mesmo modelo que o meu, e no caso deste outro carro também se notava um leve sopro saindo por trás da válvula em direção a parede corta fogo, fica então a dica se quiserem saber se este SELO está apodrecendo no carro de vocês, o barulho não muda, apenas chega a um determinado ponto que estoura e aí sim fica bem audível como foi mostrado no vídeo.
DICA2: Usei um selo de 18,5mm que é o diâmetro do corpo da válvula medido com paquímetro e acha este selo em qualquer loja de peças, é o mesmo selo que vai em motores AP não sei em que parte especificamente.
Possivelmente daqui alguns anos o problema volte pois o selo é de latão e com o tempo vai ser corroído mesmo, se conseguirem selo de inox ai o problema se resolve de vez.
Lembrando que para desmontar essa válvula é necessário tirar uma flange que passa água para dar acesso a um parafuso.
abraços!
https://www.dropbox.com/s/nmtmxbgs0j3meo9/2013-11-21%2022.30.10.mp4
a principio achei q era junta do coletor de escape, mas na realidade ela é de inox e segura muito bem, resolvi por a mão ali daonde vinha o barulho e notei que os gases estavam saindo próximo a válvula da linha de recirculação de ar.
pois bem hoje desmontei a dita cuja e o problema foi detectado!
seguem fotos:
reparem o furo causado pela corrosão no selo.
lugar onde a válvula e o corpo ficam presos no cabeçote, a parte limpa no bloco é onde ela é encaixada, existe uma junta ali segundo o manual mas não ha muita necessidade de por, pois no meu ja estava sem e não havia marca de vazamento dos gases.
DICA: Verifiquei no carro de uma outra pessoa que é o mesmo modelo que o meu, e no caso deste outro carro também se notava um leve sopro saindo por trás da válvula em direção a parede corta fogo, fica então a dica se quiserem saber se este SELO está apodrecendo no carro de vocês, o barulho não muda, apenas chega a um determinado ponto que estoura e aí sim fica bem audível como foi mostrado no vídeo.
DICA2: Usei um selo de 18,5mm que é o diâmetro do corpo da válvula medido com paquímetro e acha este selo em qualquer loja de peças, é o mesmo selo que vai em motores AP não sei em que parte especificamente.
Possivelmente daqui alguns anos o problema volte pois o selo é de latão e com o tempo vai ser corroído mesmo, se conseguirem selo de inox ai o problema se resolve de vez.
Lembrando que para desmontar essa válvula é necessário tirar uma flange que passa água para dar acesso a um parafuso.
abraços!