Barulho de escape + problema + solução + fotos!

André Brugnerotto

Hellspeed69
Quinta feira da semana passada ao ligar o possante notei que o barulho de escapamento havia aumentado consideravelmente. segue abaixo o video do som que o carro estava fazendo

https://www.dropbox.com/s/nmtmxbgs0j3meo9/2013-11-21%2022.30.10.mp4

a principio achei q era junta do coletor de escape, mas na realidade ela é de inox e segura muito bem, resolvi por a mão ali daonde vinha o barulho e notei que os gases estavam saindo próximo a válvula da linha de recirculação de ar.

pois bem hoje desmontei a dita cuja e o problema foi detectado!

seguem fotos:
2013-11-23123055.jpg

2013-11-23123047.jpg

2013-11-23123105.jpg

reparem o furo causado pela corrosão no selo.

2013-11-23123225.jpg

lugar onde a válvula e o corpo ficam presos no cabeçote, a parte limpa no bloco é onde ela é encaixada, existe uma junta ali segundo o manual mas não ha muita necessidade de por, pois no meu ja estava sem e não havia marca de vazamento dos gases.

DICA: Verifiquei no carro de uma outra pessoa que é o mesmo modelo que o meu, e no caso deste outro carro também se notava um leve sopro saindo por trás da válvula em direção a parede corta fogo, fica então a dica se quiserem saber se este SELO está apodrecendo no carro de vocês, o barulho não muda, apenas chega a um determinado ponto que estoura e aí sim fica bem audível como foi mostrado no vídeo.

DICA2: Usei um selo de 18,5mm que é o diâmetro do corpo da válvula medido com paquímetro e acha este selo em qualquer loja de peças, é o mesmo selo que vai em motores AP não sei em que parte especificamente.

Possivelmente daqui alguns anos o problema volte pois o selo é de latão e com o tempo vai ser corroído mesmo, se conseguirem selo de inox ai o problema se resolve de vez.

Lembrando que para desmontar essa válvula é necessário tirar uma flange que passa água para dar acesso a um parafuso.

abraços!

André Brugnerotto

Hellspeed69
djleob disse:
Desculpe minha ignorância, mas o 150cv também tem essa peça??

Mto obrigado.
não tenho toda certeza mas imagino que tenha

se você ao ligar o carro frio escutar um barulho mais forte que depois de 2 minutos para ai com certeza vai ter essa válvula tb.

diego4100

Membro
Show de bola! Vi que o meu tava escapando ar por ai, fiquei na dúvida se ia alguma mangueira ai, pois, de cima, não dá de ver o buraco na peça.