Barulho de escapamento furado mas não está !

rcarvalho

Novato
Olá pessoal...sou novo no clube e gostaria de tirar uma dúvida...

Tenho um A3 1.8T 98, num belo dia sai com o carro e esse começou a apresentar um barulho como se tivesse furado o escapamento, porém levantei o carro no elevador e não encontrei nada avariado no sistema de escape.

Levei num mecanico que conheço e ele me informou que " a turbina está jogando oleo no radiador da turbina" o que ocasiona esse barulho, mas como ele não tem experiência com carro turbo fiquei meio desconfiado.
Também notei que há um pouco de oleo no chão da garagem...

Alguém tem uma luz ?

Agradeço desde já a ajuda!!!
Abraço a todos!

RafaPR

Consultor Técnico
Bem, pelos sintomas que você cita, não dá pra concluir nada.

É relativamente comum vazar óleo pelo retentor do câmbio desse motor, então quanto ao vazamento você precisa analisar criteriosamente pra ver de onde está vindo, não dá pra ir chutando. Pode ser do câmbio, da tampa de válvulas (bem comum também), retentor do motor...

Óleo no intercooler, dependendo da quantidade é normal. Turbos não são "hermeticamente" vedados, SEMPRE vaza alguma coisinha no rotor. Então por mais que seja NOVINHO o carro, com alguns km's rodados já vai ter algum acúmulo de óleo no intercooler.

Pelo barulho que você falou, eu chutaria que queimou junta do escape ou da turbina, só isso.

Algumas outras perguntas que podem ajudar: o carro fuma? tá sem potência?

House

Fundador do A3Clube
nao faz sentido o oleo no intercooler fazer barulho.... é provavel q ele esteja furado por cima onde vc nao pode ver facilmente

chedid

Administrador
mas descreve ai o tipo de barulho/ não pode ser junta de escape queimada? ai faz barulho de escape....

chedid

Administrador
outra coisa, pode ser junta que fica na saída turbina... já vi um monte com problema fazendo barulho de escape.......... se tem barulho de escape furado é escape, olha as juntas do coletor de escape e da turbina, olha também o flexível que racha e vc não consegue ver

rcarvalho

Novato
Bom isso já me deixa um pouco mais tranquilo pois não terei que trocar ou retificar a turbina conforme o mecanico, fiquei um pouco assustado com isso.

O barulho que faz é como se tivesse furado o silencioso do escape mesmo, vou verificar as juntas conforme o Chedid indicou pois o carro não perdeu potência muito pelo contrário, continua andando bem e também não está fumando respondendo as perguntas do rafapr.

Pessoal, vcs conhecem alguma oficina em SP - ipiranga - ZS que seja confiável para isso ? conheço a da casa verde mas to sem tempo de ir até lá.

Novamente agradeço a ajuda!

Abraço galera!!

bjean

Novato
o meu fazia um barulho de escape furado e não tinha nada furado, ai cara me flw que era o catalizador, trocamos o catalizador e pronto problema resolvido. Abç!

rcarvalho

Novato
Boa pessoal...estou em dúvida se é algo com o coletor ou com o catalizador mesmo, vou levar no mecanico amanhã e assim que tiver uma posição repasso a vocês.
Mas é muito bom já ter alguma idéia do que pode ser pois aqui próximo tem mecanicos muito bons porém sem experiência com os turbos.

Ressuscitando o tópico, é uma pena que o Ricardo entrou aqui, pediu e não voltou pra contar o que aconteceu.

Mas é o seguinte, eu fiquei com o mesmo problema tempo atras e era a junta ali atras do motor onde inicia o escape eu acho, o mecânico arrumou e trocou a junta velha por eliminador de junta, até aí OK.
Sábado dei uma esticada com o Audi e entrei na cidade logo em seguida, parado no semáforo saiu um cheiro forte de borracha, forte mesmo, deixei uns 40 minutos o carro parado pra jantar e na saída continuou o cheiro no inicio, parei no posto, abasteci, olhei o motor não achei de onde saia o cheiro e fui embora, o cheiro passou.
Ontem a noite, minha noiva foi trabalhar e começou um ruido forte (deve ter sido o mesmo da caso aqui do tópico) voltou e trocou de carro, hoje a oficina disse que tem que trocar a junta do coletor de escape,mas não encontra a peça, a não ser um conjunto com varias juntas e bem carro, alguém tem uma luz de onde encontrar a peça pro turbo (achei na só audi esta http://saimports.com.br/detalhes.php?id=1541 mas é pro aspirado) e tb se o cheiro de borracha queimada tem a ver com isso é outro problema que vai surgir? O carro ta andando d+, redondinho.

paulobeto

Membro
o meu aconteceu isso ai.

Mas no meu caso foi um coxim do motor que estourou e uma parte do peso do motor forçou o cano/saida do escape até o flexivel ... começou a vazar ali ....o ronco ficou mais bonito rsrsrs... depois tive que trocar o flexivel e apertar o coletor... simples.

O foda é que o mano do escape não quis me dar garantia no flexivel que tinha 6 meses de uso e acabei pagando outro .. R$ 250,00!

paulobeto

Membro
olha .. geralmente quem vende juntas ... são os instaladores de escapamento.

Ex. Em São Bernardo do Campo tem o GIBA Escapes... mas creio que qualquer loja que instala/conserta escape tenha essa junta. É bem simples e barato.

paulobeto disse:
olha .. geralmente quem vende juntas ... são os instaladores de escapamento.

Ex. Em São Bernardo do Campo tem o GIBA Escapes... mas creio que qualquer loja que instala/conserta escape tenha essa junta. É bem simples e barato.
Eu sou do RS, mas não custa muito mandar vir de SP se não achar aqui, alias já encontrei, pouco mais de 200 dilmas na VW, bem barato :susto:

jjandrade

Novato
eai meu a3 começou barulho de escape tambem , mecanico falou que era junta do turbo troquei e nada dai eu descobri uma rachadura no coletor na parte de baixo só nao consigo achar o coletor para comprar se alguem sober ...