Bardhal Rad Clean e aditivo radiador

Brian

Novato
olá, comprei meu a3 a poucos dias e vou trocar o resevatório de agua que esta bem sujo, estou pensando em usar o Bardhal Rad Clean para limpar o sistema de arrefecimento antes de por agua e aditivo até ja vi em um post algo parecido aqui. Porém também ja li que faz mal pro motor e junta de cabeçote, procede isso ? E qual aditivo usar já que o g12 não é mais fabricado e o g12+ ou g13 é dificil de encontrar.
 

Orzfull

Novato
JANEIRO DE 2020.
Camaradas sou mais um premiado com a bomba dágua dando pau. EA888 2.0 TFSI. Audi 2.0 Ambition 16/16 (mecânica do GTI).
Já providenciei a troca e o carro está no mecânico (experiente nesse reparo), aguardando a chegada da bomba.
Nessa dúvida toda com relação ao G13, resolvi ligar direto pra PARAFLU. Meu nr foi anotado e na sequência me ligou um técnico que me deu uma verdadeira Aula sobre aditivos (12 min de papo). Minha dúvida era se eu poderia usar um produto deles em substituição ao G13. Seguem os principais tópicos da conversa:
1. Ele me disse que o mais próximo, quimicamente falando é o Paraflu 3010. Segue a especificação européia e é mais resistente ao frio. Suporta até -30/-40ºC. Pode diluir 50/50 sem problema algum.
2. No entanto, na falta deste pode-se utilizar sem nenhuma restrição, os outros dois produtos orgânicos (sempre na cor rosa). O 3001 (concentrado) ou o 3004 (pronto pra uso). Esses foram desenvolvidos para o clima brasileiro. Suportam menos frio (-14ºC) mas são mais resistentes ao calor, que é o caso do clima aqui.
3. Por fim ele me recomendou utilizar o 3010 por ser o mais próximo do G13 e me tranquilizou dizendo que não terei qualquer tipo de problema em trocar o G13 pelo Paraflu. O ponto forte do G13 é a grande resistência ao congelamento (esse é o maior problema na Europa).
4. Outro detalhe bem interessante. Numa emergência, é melhor completar com água (de torneira mesmo) que misturar aditivos.
https://paraflu.ind.br/produtos/
Diante desse longo papo, aqui resumido, e por utilizar os produtos PARAFLU desde 1995, vou completar o sistema coo ele. Espero ter ajudado.
Forte Abraço a todos.
 
Topo