Balanceamento sem tirar as rodas do carro

Flavio

Novato
Para não tumultuar o tópico do Serra Azul onde comentamos sobre balanceamento das rodas, estou criando este tópico para mostrar melhor como é feito o serviço de balanceamento das rodas sem retirá-las do carro. É mais artesanal e preciso ao meu ver.


Segue o vídeo:

Explicando como é feito: Nas rodas sem tração eles colocam este pequeno rolo para fazer a roda girar em alta velocidade, faz uma marcação no pneu com giz e com um aparelho com luz piscante e que dá o peso a ser colocado na roda (este também é ligado a um sensor que fica encostado no carro para captar a trepidação), o mecânico identifica onde deve ser colocado o peso. Repare que ele sempre coloca a mão aberta no carro, isso é para sentir a trepidação. Parou de trepidar está correto o balanceamento.

Sinceramente ainda não testei rodando em estrada como ficou, mas na hora que ele estava fazendo era nítida a melhora.

Se realmente ficar 100% em estrada creio que eu não faço mais em máquina nenhuma balanceamento. O problema que é difícil achar quem faça manualmente.

Antes que me perguntem, fiz na Roda Mil na ZL, [background=rgb(253, 250, 247)]Rua Melo Peixoto, 1531, Tatuapé, Fone 2941-8141. Custou R$ 100,00 as quatro rodas.[/background]
 

Cfacioli

Membros VIP
Esse é o melhor jeito de balancear, pois balancea todo o conjunto (eixo, campana/disco, etc etc). A desvantagem é que se vc tirar a roda, e recolocar em outros furos, ela perde o balanceamento.

Ja vi uma matéria do Bob Sharp e ele recomendava a o banceamento nos DOIS modelos. Primeiro, balancea a roda fora do veículo, depois coloca ela e balancea desse jeito do vídeo para balancear os demais componentes.

Apesar de discos e campanas virem baranceados de origem, eles perdem o balanceamento com o desgaste.
 

thomas1186

Membro
O meu fiz em MG qdo fui trocar as buchas da estabilizadora, ficou uma bosta passava de 100km/h ja tremia td.

Depois fiz aqui melhorou um pouco, mas sinto tremer qdo estou acima de 120km/h subindo ladeira(pisando^^). sem dar as puxadas vai de boa.
 

della

Membro
Complementando as informações acima do Cfacioli e tb do Flávio, esse método de balanceamento chama-se balanceamento local, é indicado para casos especiais como rodas maiores e veículos esportivos que atingem velocidades mais altas ou de maneira muito rápida.

O correto é mesmo fazer o balanceamento fora e depois fazer o balanceamento local, estes dois métodos juntos garantem a perfeição do serviço e sim, o correto é marcar sempre a posição da roda antes de tirá-la, geralmente usa-se o bico de encher o pneu como referência, coloque ele apontando para cima antes de tirar a roda e monte do mesmo jeito para não perder o balanceamento, porém há quem diga que uma vez que a roda foi retirada esse balanceamento foi perdido, claro que não totalmente, mas a precisão é diminuída, afinal existem folgas mínimas entre o furo centralizador da roda / cubo da roda, especialistas dizem que até o torque dos parafusos influenciam neste tipo de balanceamento.
 

della

Membro
Ah, essa de sentir a vibração na mão é coisa de quem já faz isso há muito tempo e "tem a manha", porém há equipamentos próprios para isso que indicam inclusive a quantidade de contra-peso necessária.
 

AdrianoY

Membro
Já fiz esse balanceamento "local" pq no balanceamento tradicional meu carro vibrava em alta velocidade. Esse balanceamento local resolveu o problema.
 

Flavio

Novato
Ah, essa de sentir a vibração na mão é coisa de quem já faz isso há muito tempo e "tem a manha", porém há equipamentos próprios para isso que indicam inclusive a quantidade de contra-peso necessária.

Ele usa o sensor e a mão Della. Se reparar no vídeo verá que tem um equipamento indo para baixo do carro. Ele é um sensor que fica encostado no carro e ligado nesse outro equipamento que pisca e que tem um visor onde mostra o peso a ser colocado na roda. Mas deu para ver que o cara tem as manhas mesmo.

Nas rodas da frente é ainda mais melindroso o negócio. Ele sente na lata e no volante e faz com o carro acelerando sem o rolo, no motor mesmo.
 

Flavio

Novato
Belo post flavio, nem sabia que existia esse tipo de balanceamento.

Abs

Como já fez o normal no seu Sidney, acho que é legal fazer esse agora para deixar 100% como a galera comentou. Só deixa eu testar para dar certeza do resultado, mas sem testar e pelo que vi eles fazendo no balanceamento o carro será outro em estrada.
 
Manero este post, um amigo meu fez esse tipo de balanceamento e comentou comigo, até então eu nem sabia disso. A vida é um aprendizado constante mesmo. Parabéns pelo post, no mínimo instrutivo.
 

Flavio

Novato
Aprovado com louvor!
Pode levar Freple! Liso, liso! Nada de trepidação, parece até que melhorou a pegada do carro, mas ai é só a sensação mesmo....hehehehe
 

Thomas

Administrator
aqui na região minha, esse tipo de balanceamento é só feito em veiculos maiores ( caminhões, onibus e etc)... nos carros usa-se o sistema convencional mesmo, retirando as rodas.

Tenho a mesma opinião do Della. Se retirar a roda, com certeza perde-se um pouco do balanceamento, pois é todo um conjunto que é balanceado.
O correto.. correto, é fazer fora e depois conferir igual esse ai.. ai é 100% garantido!

Abração e legal o topico!
 
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