Aviso de nível baixo do óleo

R1cardo

Novato
Começou a acender isso no painel do meu A3 150 2002, mas o nível do óleo não está baixo - marca normal na vareta.
Além do sensor que indica isso (que provavelmente esteja com defeito), o pessoal tem conhecimento de alguma outra coisa que possa estar fazendo aparecer esse aviso?

chedid

Administrador
A borra no motor é causa mais provável. Não ande com carro até descobrir a causa, se for problema de lubrificação vc vai danifcar seu motor por dentro, em especial cabeçote, comandos de valvula e parte móvel da parte de baixo.
se for só o sensor é só trocar ele... msa vai que não seja, ai rodando seu motor já era...

R1cardo

Novato
Detalhes observados:
1)- a "canequinha" onde encaixa a vareta está ressecada e quebrou um pedaço , com isso a vareta acaba descendo um pouco mais do que o normal
2)- se eu tiro a vareta para medir o óleo, o aviso some, mas depois de algum tempo ele aparece novamente.

Vou ver se esse fds consigo erguer ele no macaco e dar uma verificada por baixo.

roxo

Moderador
Meu caro,

Que oleo vc usa e quando foi a ultima troca ??? Já fez limpeza interna (carter, pescador)??? faz assim:

Usa um limpa contato no terminal do sensor e no chicote dele e verifica se ainda avisa no painel

Liga o carro e tira a tampa onde abastece o oleo e deixa uns 10 minutos funcinando dessa frma (parado) depois fecha anda e ve se ainda avisa

No mais, eu acredito tb que seja sujeira (borra) no pescador ... ai vc tem que parar o argolas e fazer a desmontagem do carter e fazer a limpeza, troca do oleo com filtro.

R1cardo

Novato
Óleo eu estou usando o Lubrax Tecno SAE 15W40, foi trocado faz uns 3000 km mais ou menos, juntamente com o filtro.
O motor tem 140.000 km; não fiz faxina nele ainda pq estou esperando terminar de juntar as peças para fazer o up de turbina, aí já baixo o carter, limpa tudo e aproveita pra trocar bronzina de biela tbm.

Eu não consegui entender a relação entre a borra e a indicação de nível baixo... sei que o sensor fica no cárter, mas fica perto do pescador?

roxo

Moderador
R1cardo disse:
Óleo eu estou usando o Lubrax Tecno SAE 15W40, foi trocado faz uns 3000 km mais ou menos, juntamente com o filtro.
O motor tem 140.000 km; não fiz faxina nele ainda pq estou esperando terminar de juntar as peças para fazer o up de turbina, aí já baixo o carter, limpa tudo e aproveita pra trocar bronzina de biela tbm.

Eu não consegui entender a relação entre a borra e a indicação de nível baixo... sei que o sensor fica no cárter, mas fica perto do pescador?

Meu caro,

Bem se realmente o aviso é do nivél de oleo ai é sensor mesmo .. cuidado pra nao confundir os alertas .... no mais (considerando que seu argolas tá OEM) aconselho no up vc aproveitar e trocar aneis e as bronzinas fixas, veja a medida do virabrequim, camisa e deformação nos pistões, faça uma verificaçào geral e coloque um oleo sintetico 10w40 e um bom filtro dentro do especificado. Resultado: Motor novo !!!!!

rodrigopu

Novato
Cara, meu carro dava esse aviso, troquei o sensor e nada, o óleo sempre certo na vareta. Até que descobri... Meu filtro de óleo era o do 1.8 Aspro, o do 1.8 Turbo é maior.
Troquei e nunca mais voltou o problema.