Aumento da pressão da agua.

Guegué

Novato
Boa noite senhores,

procurei na busca algo relacionado com o aumento da pressao da agua mas só encontrei sobre aumento de temperatura.

Meu caso é o seguinte, logo que adquiri o carro, levei para o meu mecanico e testamos a pressao na linha de agua, com o manometro ligado ao reservatorio de agua, oscilou muito pouco menos que 0.1 bar quando se acelerava. Como era um carro usado e eu n sabia a procedencia, meu mecanico indicou que eu trocasse todas as juntas do motor. Fizemos isso, e troquei mais outras coisas. Acontece que agora voltamos a colocar o manometro para testar a pressao, e ela oscilou mais do que antes, fora que, a pressão antes ficava estabilizada em 1 bar, agora com o carro ligado por uns 30 min em marcha lenta, a pressao estava se aproximando de 1.5 bar e aumentando...

A ventoinha nao ligou quando a temperatura chegou em 90 graus.

Entrei em contato com o pessoal da retifica, pra saber se eles testavam e examinavam o cabeçote, pra ver se tinha alguma trinca, eles disseram que sim, examinam, e que talvez fosse minha valvula termostatica.

Agora vem a duvida: o que pode ser sendo que as juntas sao novas tudo da marca Victor Reinz, sera mesmo essa valvula ? o que esta causando o aumento de pressao no motor ? :parede: sei q o ideal é passar o VAG nele , mas eu pedi o meu a quase 40 dias e ainda nao chegou, com ele teria ctz q é a valvula.

Obrigado
 

Alan74

Membro
A maior pressão de água está diretamente relacionada com a maior temperatura da água. Se seu carro está esquentando rápido, pode ser várias coisas. A válvula termostática com defeito, não abre na temperatura certa e o carro esquenta rápido, pode ser também o interruptor que liga as ventoinhas com defeito (só que aí o carro aquece mais na cidade, se pegar pista não esquenta). Acontece muito também de quando se tira todo o líquido refrigerante, na hora de por de novo, ficar ar dentro do sistema, assim aquece. Certo é ver.
 

Guegué

Novato
Bom, só se for a valvula termostatica.

E como a ventoinha nao ligou, talvez seja o sensor de temperatura tb.

Não existe uma valvula que regula essa pressão da agua ? que quando chega no limite ela alivia ?
 

Alan74

Membro
O que alivia a pressão quando chega ao extremo é a tampa do reservatório de água, no fundo dela, tem uma válvula.
 

della

Membro
Se sua bomba não estiver funcionando tb causa aquecimento e consequente aumento da pressão.
Tire a termostática e verifique se sem ela a temperatura baixa.
 

Guegué

Novato
O que alivia a pressão quando chega ao extremo é a tampa do reservatório de água, no fundo dela, tem uma válvula.

Isso Alan, eu troquei essa tampa já por uma nova tb.

Se sua bomba não estiver funcionando tb causa aquecimento e consequente aumento da pressão.
Tire a termostática e verifique se sem ela a temperatura baixa.

Valeu Della, vou esperar chegar a valvula, e tentar, senao vou ter q partir pra bomba, ai vai mais 1 mes esperando chegar. 2013 eu ando com o carro rs

sem a termostática, a pressão diminuiria tb para testes ?
 

della

Membro
Sim, sem a termostática a água circula o tempo todo e a pressão fica equalizada e não corre o risco de ferver, só demora mais pra esquentar e não controla a temperatura, o que pode afetar o consumo do carro, mas ainda assim é melhor do que correr o risco de ferver e empenar o cabeçote.
A bomba d'água tem um cara vendendo aqui no clube a pronta entrega, brunobresciani e é das boas, com rotor de metal!
 

Guegué

Novato
Sabado retirarei a valvula para testes. A bomba vou comprar no ebay della, 50 u$ com frete , nao tem problema esperar, essa semana ja encomendei uma valvula e um sensor de temperatura, mesmo que os meus estejam bons eu troco ou deixo de reserva, essas coisas é sempre bom ter sobrando. a bomba eu encontrei por 250 aqui no brasil....eu morro de medo de empenar cabeçote ou fritar junta, pois acabei de zerar tudo isso.

de qualquer forma muito obrigado pela ajuda, depois posto o resultado aqui.
 
Olá Guegué, sou novo aqui no forum logo irei fazer meu primeiro post, estava vendo seu post, e aconteceu mesma coisa comigo, toda vez a temperatura chegava a 90 e a ventuinha ligava, mais nao abaixava a temperatura, e fiz varios teste com a valvula termostatica, eis que então verifiquei que o problema foi a bomba de agua que quebrou o rotor, que infelizmente foi em pedaços para dentro do radiador, o problema é que para verificar a bomba de agua, tem que retirar a correia, ela fica em um lugar de acesso complicado.

Eu e o mecanico ficamos quebrando a cabeça para ver oque foi que aconteceu, e no final das contas ao retirar a bomba de agua, o rotor estava quebrado, e por isso a bomba nao jogava agua pra dentro do radiador, que por sua vez estava emtupido pelos pedaços do rotor, não sei se te ajudei, mais foi a intenção um abraço
 

DouglasM

Novato
Meu carro está acontecendo isso tambem .. Ele esquenta normal, só que na estrada se eu acelerar mais a temperatura abaixa dos 90 ...
Desmontamos aqui em casa e vi que aquele relê grande, que fica em baixo da bateria tá ficando ruim, pode ser isso né ?
E o carro tá bebendo um pouco mais tambem .
Vou encomendar no Ebay mesmo, muito mais barato que aqui .

Abs !
 

Guegué

Novato
Eu testei a válvula na aguá quente, abriu 1 mm no vão q ela abre, é bem pouco como meu mecânico disse? os segmentos da mola, devem encostar uns nos outros ?
 

Alan74

Membro
Para testar a válvula termostática coloque na água quente, e vá medindo a temperatura da água com um termômetro, quando a água estiver chegando em 87ºC ela deve começar a abrir. Se abrir antes, troque a válvula, se abrir depois, pior ainda, porque o seu carro vai ferver, troque a válvula.
 

Guegué

Novato
É pessoal, o problema estava na tesmostatica mesmo

Comprei uma na Diglio, com o William (gente finissima) e troquei hoje, a pressao ta estabilizada, ventoinha ligada quando atinge os 90, as mangueiras do radiador na mesma temperatura...ficou redondo.

Só tem mais um problema pra ser solucionado antes que outros aparecam rs, q é um som de vazamento de ar, quando a turbina começa a pressurizar, surge um som pararelo ao som da turbina, como se vazasse ar por algum lugar, vou descer parachoque pra ver se é algum intercooler trincado ou mangueira rachada, se nao encontrar nada terei q levar em alguma especializada, pensei na Audri, mas ja vi uns comentarios infelizes, entao vou procurar outra.
 
Topo