Audi S3 - Intenção de compra - O que checar - Manutenção

Caso o tópico esteja na área errada, por favor mover para a correta.

Olá aos membros do A3 Clube. Já havia feito um tópico anteriormente em relação à minha duvida de possível aquisição, no qual estava em duvida entre S3 e A4 Avant. Após as opiniões expostas no tópico mencionado, decidir-me no S3.

Meu perfil referente a marca é a de muitos, acho os carros bonitos, etc, porém, não tenho ideia da manutenção que deve ser realizada e tal, mas nem por isso não procuro saber o que fazer, a forma correta de realizar o procedimento e tal, afinal, sou leigo no assunto, mas capaz de aprender, ainda mais tendo o fórum aqui como um local de grande aprendizado onde tem membros expert em tudo!

Pois bem, gostaria de contar com a ajuda de vocês referente a seguintes duvidas:

Adianto que o carro, por fotos, está muito bem conservado! O carro é um S3, ano 99/00, está com cerca de 50-52 mil kms. Gostaria de saber o que eu devo dar atenção em saber com o atual proprietário se foi dada a devida manutenção, o que averiguar se está funcionando... Além disso, em relação a está KM, quais serão as próximas manutenções que devo realizar?

Espero ter sido claro nas minhas duvidas! Usei o procurar antes, encontrei alguns tópicos meio que relacionados com o meu, porém eram duvidas referentes ao A3, já ao S3 não encontrei.

Conto com a ajuda de vocês, afinal, pretendo adquirir um carro e não ter maiores dores de cabeças, dar somente as manutenções preventivas.

Não sei se o carro é de algum membro do clube, se for, mais fácil sabermos a respeito do mesmo. Segue o link do anúncio do mesmo: http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/audi-s3-1-8t-99-00-72237762

Desde já, obrigado a todos que colaborarem.
 

caioborges

Novato
É meio complicado isso de ajudar mesmo , já fiz alguns tópicos sem resposta que tive que recorrer ao google , e usar o english , deve ser temporada que some quem manja , sei lá kkkk , depois voltam.

Eu levantaria o carro num elevador para ver se tá tudo seco. Parece está bem cuidado mesmo. Um carro desse só quebra com quem é louco , avisa tudo rs. Se der pra rodar um VAG nele , scanner , também é legal.

O meu , o antigo dono não cuidava muito e não fiz praticamente nada em quase 7 meses com o carro rsrs , fica no tempo e quando preciso dele , só virar a chave e pronto , só oleo e gasolina , não dá problema. O s3 é mais robusto ainda.

Manutenção do s3 não sei o período de troca de correia dentada , mas deve ser proximo dessa km etc.

Manutenção de troca por km acredito ser só essa. Liga o carro , escuta o motor dele se tá redondo , sem tec tec , toc toc , tuc tuc rsrs , no máximo um pouco de barulho das 3 mil válvulas que é normal.

O resto é ver desgaste como tá apenas , mas não tem jeito , pastilha de freio , pneu etc. Mas é um carro robusto pacas , dificil dar algo se o antigo dono não for cego e surdo.

Só olhar bem tudo , se tudo funciona certinho , sem gambiarras. Se no cofre do motor tá tudo plugado , tudo nos conformes.

Espero ter ajudado.

Abs
 
caioborges disse:
É meio complicado isso de ajudar mesmo , já fiz alguns tópicos sem resposta que tive que recorrer ao google , e usar o english , deve ser temporada que some quem manja , sei lá kkkk , depois voltam.

Eu levantaria o carro num elevador para ver se tá tudo seco. Parece está bem cuidado mesmo. Um carro desse só quebra com quem é louco , avisa tudo rs. Se der pra rodar um VAG nele , scanner , também é legal.

O meu , o antigo dono não cuidava muito e não fiz praticamente nada em quase 7 meses com o carro rsrs , fica no tempo e quando preciso dele , só virar a chave e pronto , só oleo e gasolina , não dá problema. O s3 é mais robusto ainda.

Manutenção do s3 não sei o período de troca de correia dentada , mas deve ser proximo dessa km etc.

Manutenção de troca por km acredito ser só essa. Liga o carro , escuta o motor dele se tá redondo , sem tec tec , toc toc , tuc tuc rsrs , no máximo um pouco de barulho das 3 mil válvulas que é normal.

O resto é ver desgaste como tá apenas , mas não tem jeito , pastilha de freio , pneu etc. Mas é um carro robusto pacas , dificil dar algo se o antigo dono não for cego e surdo.
Só olhar bem tudo , se tudo funciona certinho , sem gambiarras. Se no cofre do motor tá tudo plugado , tudo nos conformes.

Espero ter ajudado.

Abs
Hahahaha, deve ser então...

Muito obrigado pelas dicas amigo!!! Imagino que este carro seja algo dificil de dar problema mesmo (como a maioria dos carros não comuns no brasil)
 

leoquirino

Novato
Dica de quem acabou de comprar um A3 e se tivesse lido dicas teria economizado muito $.

Checa vazamentos! Verifica no vag se tem algo alertando com problema! Verifica buchas das bandejas, verifica vazamentos de pressao acima de 4000 ( ouça se faz chiado de pressão vazando), verifica se não está falhando acima de 4500 pode ser parte elétrica. Veja se não está queimando óleo assim que liga o carro ( sinal de cabeçote indo embora) , verifica se quando quente de verdade não queima óleo após uma acionada forte da turbina ( sinal de folga da mesma).

Checa barulhos internos em ruas esburacadas, painel, teto, porta malas.

Veja se o ar tá gelando bem e todos botões do ar mudam a direção do mesmo ( teste da bomba de vacuo do mesmo e seus acionadores)

Bom, é isso pra começar, queria muito que alguém tivesse escrito isso pra mim 2 meses atrás, teria pego um outro a3 que estava em vista, me ferrei, já gastei 3500 pra resolver muita coisa e uma hora o meu ficará filé.

Abracos e boa compra
 
Olá @[member="Vinicius Martins"]

Cara, primeira parabéns por escolher um S3 para chamar de seu... p#ta carro, só digo, sou suspeito pra falar;

Em razão da quilometragem e em linhas gerais;
-verificar se existe formação de borra (abra a tampa de óleo e jogue um luz com o celular mesmo... passe o dedo lá dentro e saberá se existe formação de borra)
-peça para alguém acelerar o carro até uns 3mil rpm e manter, aí vá lá no escape ver se não sai fumaça branca ou preta
-se não foi, revisar: bomba de óleo, bomba d’água, kit de correia dentada, flange de água, fluído de freios/direção hidráulica/embreagem (mesmo da DH), arrefecimento... trocar todos os filtro (de óleo, combustível, ar condicionado)
-trocar válvula termostática
-trocar filtro/óleo do haldex
-trocar óleo do diferencial traseiro
-testar acoplamento do Haldex (com freio de mão solto engate a 1ª. marcha, suba o rpm para uns 3.500rpm enquanto mantém o freio acionado depois libere o pedal de freio enquanto tira o pé rapidamente da embreagem porém progressivamente). A comportamento do carro é de não lixar pneu e você deverá sentir a tração vindo do eixo traseiro e empurrando o carro (característico da tração traseira mesmo)... muito sexy essa sensação, só pra constar rsrsrs
-verificar velas de ignição
-passar o VAG, salvar o log, limpar os erros, rodar alguns quilômetros e passar o VAG de novo (os erros que persistiram é porque realmente representam um problema)
-calibrar todos os pneus, inclusive step
-verificar as quatro coifas se estão íntegras

Com exceção da verificação do haldex e borra no motor, a verificação no momento da avaliação do carro não muda muito em relação a de outro carro.

Esse do anúncio parece muito íntegro, realmente muito bonito e quilometragem bem baixa para o ano dele mas tem que ir ver, não tem jeito porque por foto até eu sou bonito :)
 
LeoQuirino disse:
Dica de quem acabou de comprar um A3 e se tivesse lido dicas teria economizado muito $.

Checa vazamentos! Verifica no vag se tem algo alertando com problema! Verifica buchas das bandejas, verifica vazamentos de pressao acima de 4000 ( ouça se faz chiado de pressão vazando), verifica se não está falhando acima de 4500 pode ser parte elétrica. Veja se não está queimando óleo assim que liga o carro ( sinal de cabeçote indo embora) , verifica se quando quente de verdade não queima óleo após uma acionada forte da turbina ( sinal de folga da mesma).

Checa barulhos internos em ruas esburacadas, painel, teto, porta malas.

Veja se o ar tá gelando bem e todos botões do ar mudam a direção do mesmo ( teste da bomba de vacuo do mesmo e seus acionadores)

Bom, é isso pra começar, queria muito que alguém tivesse escrito isso pra mim 2 meses atrás, teria pego um outro a3 que estava em vista, me ferrei, já gastei 3500 pra resolver muita coisa e uma hora o meu ficará filé.

Abracos e boa compra
É cara, as vezes cometemos alguns erros mesmo, faz parte da vida... Mas te desejo toda sorte ai na resolução dos seus problemas e que não apareça mais nada!!

rogeriocabral disse:
Olá @[member="Vinicius Martins"]

Cara, primeira parabéns por escolher um S3 para chamar de seu... p#ta carro, só digo, sou suspeito pra falar;

Em razão da quilometragem e em linhas gerais;
-verificar se existe formação de borra (abra a tampa de óleo e jogue um luz com o celular mesmo... passe o dedo lá dentro e saberá se existe formação de borra)
-peça para alguém acelerar o carro até uns 3mil rpm e manter, aí vá lá no escape ver se não sai fumaça branca ou preta
-se não foi, revisar: bomba de óleo, bomba d’água, kit de correia dentada, flange de água, fluído de freios/direção hidráulica/embreagem (mesmo da DH), arrefecimento... trocar todos os filtro (de óleo, combustível, ar condicionado)
-trocar válvula termostática
-trocar filtro/óleo do haldex
-trocar óleo do diferencial traseiro
-testar acoplamento do Haldex (com freio de mão solto engate a 1ª. marcha, suba o rpm para uns 3.500rpm enquanto mantém o freio acionado depois libere o pedal de freio enquanto tira o pé rapidamente da embreagem porém progressivamente). A comportamento do carro é de não lixar pneu e você deverá sentir a tração vindo do eixo traseiro e empurrando o carro (característico da tração traseira mesmo)... muito sexy essa sensação, só pra constar rsrsrs
-verificar velas de ignição
-passar o VAG, salvar o log, limpar os erros, rodar alguns quilômetros e passar o VAG de novo (os erros que persistiram é porque realmente representam um problema)
-calibrar todos os pneus, inclusive step
-verificar as quatro coifas se estão íntegras

Com exceção da verificação do haldex e borra no motor, a verificação no momento da avaliação do carro não muda muito em relação a de outro carro.

Esse do anúncio parece muito íntegro, realmente muito bonito e quilometragem bem baixa para o ano dele mas tem que ir ver, não tem jeito porque por foto até eu sou bonito :)
Rogerio, muitissimo obrigado pela sua detalhada explicação e exemplificação!! Creio que para futuros compradores de S3 isso vai ajudar e muito, pelo menos aos menos intendidos como é o meu caso.
 
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