Andrefis

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Olá pessoal, acabei de realizar esse mês um sonho de anos, adquiri uma Audi RS4 B5 2001 com 380 cv originais.

Antes eu tinha um Audi S3 2003 com 225 cv originais, vendi para comprá-la.


Algumas pessoas pediram para eu fazer um comparativo entre Audi S3 e Audi RS4. Irei fazê-lo, dessa forma apresentarei a RS4 para vocês.


Vamos começar com o interior:

Os bancos dianteiros da RS4 são exatamente os mesmos do S3, se diferenciando apenas pela logo RS4 em auto relevo acima do Recaro. Ambos possuem as mesmas regulagens elétricas. Já os bancos traseiros da RS4 tem o mesmo designer dos banco dianteiros com auto relevo escrito Recaro e RS4. Possui encosto de cabeça e sinto de 3 pontas para 3 ocupantes. O encosto central pode ser deitado para ser utilizado como encosto de braço que possui dentro um kit de primeiros socorros. Já no S3 os bancos traseiro não lembram em nada os dianteiros. Tem apenas encosto traseiro e sinto de 3 pontas para 2 ocupantes. O espaço para os ocupantes na RS4 é ligeiramente maior que no S3 e possui a praticidade das 4 portas.

O portamalas da RS4 é infinitamente maior que no S3, que já é menor que do A3, pois possui o assoalho mais alto para caber o diferencial traseiro e silenciador traseiro que pega toda a traseira do S3. Na RS4 tem uma tomada de 12v, o tampão do portamalas pode ser esticado até a tampa traseira ou deixar recolhido até os bancos traseiros. Atrás dos bancos traseiro tem uma redinha recolhida, que poder ser esticada sendo prendida no teto.

No compartimento do lado esquerdo do porta malas estão a disqueteira para 6 cds e o subwoofer, já do lado direito o módulo do som, triângulo e extintor de incêndio. No S3, do lado esquerdo está o subwoofer com 2 autofalantes e do lado direito o módulo do som. O S3 possui estepe temporário, aquele tipo "linguiça" de aro 18. Já a RS4 não possui estepe, possui apenas um equipamento para tampar um possível buraco do pneu até chegar no borracheiro. Ambos possuem os mesmos acessórios na caixa de roda.

Quanto ao painel, o computador de bordo possui as mesmas funções, porém o painel da RS4 possui medidor de temperatura do óleo e da voltagem da bateria. O velocímetro da RS4 marca 310 km/h e do S3 280 km/h. A iluminação dos paineis também são diferentes, gostava bastante da do S3, que bastava ligar a chave para que ficasse aceso.

O farol é ligado por meio de uma alavanca que fica a frente da chave de seta, já os botões da milha e da neblina ficam no painel central ao lado do botão do ESP. A RS4 possui piloto automático, algo inexistente no S3.

O volante da RS4 é menor que do S3 e é revestido com aquele couro furadinho, que dá um ar de maior esportividade e acaba soando menos as mãos em momentos de adrenalina... rsrsrsrs O couro da manopla de câmbio é revestido com o mesmo couro do volante em ambos.

O painel da RS4 é feito com um plástico de ótima qualidade, diferente do S3 com material emborrachado. A vantagem é que na RS4 parece que os botões não se descascam, o material é parecido com o 8L antes do facelift.

O ar condicionado possui as mesmas funções, inclusive a de diagnóstico, porém a RS4 tem os botões de aquecimento de bancos dianteiros.

Quanto a som, no S3 é mais bonito, pois utiliza o Audi Symphony, ja a RS4 utiliza o Audi Concert que é 1 din. Apesar de ambos utilizarem sitema Bose, a qualidade na RS4 é muito superior, o som é mais limpo e o grave mais forte. No S3 já era maravilhoso, porém na RS4 é muito melhor. O isolamento acústico na RS4 também é superior.

O portaluvas da RS4 é ligeiramente maior e a tampa desce suavemente. O teto solar possui as mesmas funções.


Vamos agora para a parte externa:

Ambos possuem paralamas dianteiros e traseiros mais largos, bem como os parachoques dianteiro e traseiro. Os retrovisores externos são em alumínio escovado na RS4, enquanto que no S3 é em alumínio polido. Na RS4, o espelho é plano e na ponta côncavo em ambos os retrovisores, já no S3 apenas no esquerdo.

O S3 utiliza rodas de 17 polegadas com pneus 225/45. Já a RS4 utiliza rodas de 18 polegadas com pneus 255/35 e para o inverno 225/40. Infelizmente na minha está com 225/40, porém estão novos. Vou rodar um pouco assim e depois coloco 255/35.

Ambos possuem farõis de xenon com lavador e regulagem de altura, porém na RS4 a iluminação é melhor.



Vamos agora para a mecânica:

A Audi RS4 possui motor longitudinal 2.7 litros V6 biturbo de 380 cv originais. É o motor de um Audi S4 preparado pela Cosworth Tecnology. Eles basicamente usinaram novos cabeçotes com base em normas técnicas da Audi, enlargueceram a pressurização e intake, colocaram 2 turbinas K04, intercoolers maiores, escapamento mais largo e pistões mais resistentes.
O torque é constante de 44 Nm de 3000 rpm até 6500 rpm. Segue a curva de torque e potência:

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O Audi S3 possui um motor transversal 1.8 turbo de 225 cv. O motor difere basicamente pela turbina K04 e 2 intercoolers.

A RS4 possui câmbio de 6 marchas, com o sincronizado da primeira e segunda marcha revestido em fibra de carbono, e a legítima tração quattro com o sistema Torsen. É um sistema de tração integral variável que tem por padrão 50% de tração na dianteira e na traseira.

Já o S3 também possui câmbio de 6 marchas e tração quattro, porém o sistema de tração é Haldex. O carro funciona como um carro de tração dianteira, porém conforme a necessidade, a tração é distribuida para a tração traseria.

A RS4 possui discos de freio ventilados nas 4 rodas, com diâmetro de 360 mm na dianteira e 312 mm na traseira. O S3 também possui discos ventilados nas quatro rodas, porém com diâmetro de 312 mm na dianteira e 256 mm na traseira.


Vamos agora às impressões ao volante.

Não precisa nem dizer, mas a RS4 é bem mais bruta que o S3, afinal são apenas 155 cv a mais... rsrsrsrsrs
Com pouco menos 1500 rpm a RS4 já tem um excelente torque, algo impossível para o S3 que só acordava depois dos 2000 rpm.
A RS4 começa a puxar forte a partir dos 3000 rpm, dá um pico por volta dos 4500 rpm e mantém até os 7000 rpm, se perder alguma coisa é muito pouco, nem se percebe.
Já o S3 começa a puxar forte a partir dos 3000 rpm, dá o pico por volta dos 4500 rpm também, porém ao chegar próximo do 6000 rpm, é nítido a perda de força.

Em termos de velocidade, o mesmo gás que o S3 chega nos 200 km/h, a RS4 chega nos 250 km/h. Muito bruta.

Em termos de aceleração a RS4 "parece" ser mais suave, pois as 4 rodas estão sendo tracionadas, diferente no S3 que ao não se exigir mais da tração na roda traseira, se comporta como um carro de tração dianteira empinando mais a frente.

A suspensão da RS4 é mais firme que a do S3, por isso as irregularidades do asfalto passam com mais intensidade na RS4.

Em termos de estabilidade, achava que o S3 era cabuloso, até andar na RS4. Bem mais estável, mais chão e faz as curvas mais no trilho, tanto em alta quanto em baixa.

Quanto aos freios, a RS4 também é superior, segura mais e para antes...

A direção da RS4 é mais precisa que a do S3, é muito sensível. Só de virar levemente o volante, já é trasmitido para as rodas.

Passar as marchas na RS4 exige-se mais esforço que no S3 que é suave, principalmente da primeira para a segunda marcha. Já a embreagem da RS4 cola muito mais que do S3. Andando de boa tem que soltar bem devagar o pedal da embreagem, caso contrário dá um leve tranco no diferencial traseiro. O pedal da RS4 é levemente mais pesado.


Então é isso, acredito que essas são as diferenças que senti nesse pouco tempo com a RS4. Vamos agora às fotos da criança:

Dia que peguei:

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Na garagem de casa

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Buscando o decalque do motor:

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Depois da primeira lavada:


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Descontaminando a pintura com Claybar e passando uma cerinha básica:

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Resultado

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O capô nessa foto está levemente desnivelado, porém já regulei a altura:

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Fotinhas do interior antes de dar o talento:

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Logo em seguida limpei o interior, aspirei e hidratei os bancos:

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Segue o resultado, a noite as fotos do cel não ficam muito boa...

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É isso aí, ela tem alguns detalhes que aos poucos vamos zerando. Desculpe pelo longo post...
 

diego4100

Membro
Simplesmente DEMAIS esse tópico. RS4 é meu sonho de consumo, é um projeto mais além, pois não seria louco de deixá-lo em uma garagem de condomínio, onde todos passam e danificam o carro, isso é uma relíquia para ficar guardada em local inacessível a estranhos.

Eu tenho dúvida entre o RS4 e o RS6, ambos tem preços semelhantes, porém o RS6 conta com um V8 bi-turbo com câmbio tiptronic, o que deve matar um pouco a diversão. Nunca nem entrei em nenhum, por isso não faço ideia do peso da embreagem do RS4. Ela é muito pesada? Embreagem dura já é complicado pra maioria dos motoristas, imagina pra quem tem problema no joelho, essa é uma grande dúvida sobre o carro.
 

netoultra

Novato
Espetáculo! Se importa em dizer o valor que vendeu o S3 e o valor que pagou na RS4? Desculpa indiscrição mas sou curioso pra caramba srs....
 

Andrefis

Membro
@[member="diego4100"] a embreagem é mais durinha que um carro comum, porém nunca me encomodou.
Não é um pau pra pisar, mas também não é das mais macias. Não sei se vc já pisou no pedal de um S3, é levemente mais pesada.

Só vc testando mesmo pra ter noção.

@[member="netoultra"], digamos que ambos saíram abaixo da tabela fipe.
 

diego4100

Membro
E a sensação da puxada. como é? Você sente aquela colada monstruosa no banco, como por exemplo em um A3 turbo fuçado. Ou, devido a tração nas quatro, você não sente toda essa potência?
 

Andrefis

Membro
diego4100 disse:
E a sensação da puxada. como é? Você sente aquela colada monstruosa no banco, como por exemplo em um A3 turbo fuçado. Ou, devido a tração nas quatro, você não sente toda essa potência?

A colada é monstra sim, mas é diferente de um carro tração dianteira...

Vc não tem aquela sensação de algo puxando, é uma mistura de empurrando e puxando... kkkk
 

ZoSo_

Membro
@[member="Andrefis"] parabéns cara! Esse carro é um ícone, a perua mais rápida da época! Até postei um comercial dela esses dias atrás... O Chris Harris dirige todas as gerações aqui, não sei se já viu, vale a pena da uma olhada... >>> https://www.youtube.com/watch?v=4HYdVXmYA-w Ele fala que a B7 é muito ''certinha'' e não tem nenhuma característica que se espera de um Audi... Inclusive tem uma B5 amarelinha igual anunciada no WM, mas sem os bucket seats e o volante de alcantara... Valeu...
 

sharaujo

Membro
Parabéns pelo carro.. só me tira uma duvida.. onde liga o farol dela? só vi os botoes de neblina proximo ao ESP


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Andre, gostei desse eu topico, tenho um audi S4 b5, vou ver se faço tambem! gostaria de saber onde pegou essas infos e imagens da mecanica.. ja tenho em mente as diferenças entre os dois carros.... curti o intake e a peça que liga na tbi de aluminium parrudo! no S4 é borracha mais plastico. dentre outras diferenças, o meu carro ja é um espetaculo, imagina uma RS4 !
 

Andrefis

Membro
Valeu @[member="merotti"] , @[member="caioborges"] e @[member="Bolaturbo"]!!

@[member="ZoSo_"] top o video!

@[member="shu"] o farol é ligado através de uma alavaca a frente da chave de seta.

@[member="edgardmoreira"] antes estava atrás de um S4, mas não achei do jeito que queria. Daí as coisas melhoraram e abracei essa criança... rsrsrsrsrs
Faça a garagem do S4 mesmo, e pelo visto essa cor é raríssima hein
Lembro de um à venda no webmotors, o cara tinha um S4 sedan azul escuro e uma RS4. A RS4 não vendia por nada... rsrsrsrsrs

Quanto as informações, foi pesquisa de meses que vamos adquirindo. Peguei muita informação no forum AudiPT, de Portugal. Tem umas garagens com essas maconhas.
Mas basta jogar no google o nome do carro e wiki que irá aparecer as informações gerais sobre cada geração, por exemplo coloque "Audi S4 wiki" e clique no link do wikipedia em inglês, em português quase não tem informação. Achei um documento em pdf explicando tudo da RS4, mostrando as diferenças da S4. Tem um outro falando só da S4, posso te passar se vc quiser.
 
@[member="Andrefis"], Parabéns cara! você tem o MITO nas suas mãos!
Gosto muito de todas as Avant's, tanto que estou numa empreitada árdua pra ressuscitar uma! mas de todas, desde as atuais, tudo! pra mim existem 2 Mitos! a RS2 e a RS4 B5, não sei por que é a primeira RS e a sua evolução direta, mas na minha humilde opinião são os mitos!

Parabéns meu! e se der, faz um vídeo pra gente ver a puxada dela! rsrs

Abraços!
 

Andrefis

Membro
@[member="Rodolfo Fernandes"] realmente é um mito, um clássico que marcou época. Não imagina a felicidade que estou. kkkkk
Depois faço um vídeo da criança acelerando.

Valeu @[member="Zanin"]
 

Andrefis

Membro
ASCG disse:
Belo tópico.
Vai ser tratada a pão de lo
Fico feliz.. Tenho vontade de comprar uma,,,depois que vc anda de 4x4 em curvas e arrancadas vc não quer saber de outra coisa
Esses dias num farol qualquer garoa fina um cruze turbo começou acelerar e provocar .desliguei o ASR meti o DSG no S Nem preciso dizer a carreta que abri do cruze turbo. Já na segunda marcha.....
Vou procurar tratá-la como merece, somente com peças top e de primeira linha, assim como era no S3. Quem anda em 4x4, dicifilmente vai querer tração dianteira somente, talvez uma traseira... rsrsrsrsr


Atualizei as informações das alterações que a Cosworth fez, como usinar novos cabeçotes para a RS4.



Pra começar as manutenções. Troca de óleo, Pentosin 5w40, filtro de óleo e ar genuíno e bateria nova...

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Em breve chegaram mais pecitas para a criança...
 
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