Andrefis
Membro
Olá pessoal, acabei de realizar esse mês um sonho de anos, adquiri uma Audi RS4 B5 2001 com 380 cv originais.
Antes eu tinha um Audi S3 2003 com 225 cv originais, vendi para comprá-la.
Algumas pessoas pediram para eu fazer um comparativo entre Audi S3 e Audi RS4. Irei fazê-lo, dessa forma apresentarei a RS4 para vocês.
Vamos começar com o interior:
Os bancos dianteiros da RS4 são exatamente os mesmos do S3, se diferenciando apenas pela logo RS4 em auto relevo acima do Recaro. Ambos possuem as mesmas regulagens elétricas. Já os bancos traseiros da RS4 tem o mesmo designer dos banco dianteiros com auto relevo escrito Recaro e RS4. Possui encosto de cabeça e sinto de 3 pontas para 3 ocupantes. O encosto central pode ser deitado para ser utilizado como encosto de braço que possui dentro um kit de primeiros socorros. Já no S3 os bancos traseiro não lembram em nada os dianteiros. Tem apenas encosto traseiro e sinto de 3 pontas para 2 ocupantes. O espaço para os ocupantes na RS4 é ligeiramente maior que no S3 e possui a praticidade das 4 portas.
O portamalas da RS4 é infinitamente maior que no S3, que já é menor que do A3, pois possui o assoalho mais alto para caber o diferencial traseiro e silenciador traseiro que pega toda a traseira do S3. Na RS4 tem uma tomada de 12v, o tampão do portamalas pode ser esticado até a tampa traseira ou deixar recolhido até os bancos traseiros. Atrás dos bancos traseiro tem uma redinha recolhida, que poder ser esticada sendo prendida no teto.
No compartimento do lado esquerdo do porta malas estão a disqueteira para 6 cds e o subwoofer, já do lado direito o módulo do som, triângulo e extintor de incêndio. No S3, do lado esquerdo está o subwoofer com 2 autofalantes e do lado direito o módulo do som. O S3 possui estepe temporário, aquele tipo "linguiça" de aro 18. Já a RS4 não possui estepe, possui apenas um equipamento para tampar um possível buraco do pneu até chegar no borracheiro. Ambos possuem os mesmos acessórios na caixa de roda.
Quanto ao painel, o computador de bordo possui as mesmas funções, porém o painel da RS4 possui medidor de temperatura do óleo e da voltagem da bateria. O velocímetro da RS4 marca 310 km/h e do S3 280 km/h. A iluminação dos paineis também são diferentes, gostava bastante da do S3, que bastava ligar a chave para que ficasse aceso.
O farol é ligado por meio de uma alavanca que fica a frente da chave de seta, já os botões da milha e da neblina ficam no painel central ao lado do botão do ESP. A RS4 possui piloto automático, algo inexistente no S3.
O volante da RS4 é menor que do S3 e é revestido com aquele couro furadinho, que dá um ar de maior esportividade e acaba soando menos as mãos em momentos de adrenalina... rsrsrsrs O couro da manopla de câmbio é revestido com o mesmo couro do volante em ambos.
O painel da RS4 é feito com um plástico de ótima qualidade, diferente do S3 com material emborrachado. A vantagem é que na RS4 parece que os botões não se descascam, o material é parecido com o 8L antes do facelift.
O ar condicionado possui as mesmas funções, inclusive a de diagnóstico, porém a RS4 tem os botões de aquecimento de bancos dianteiros.
Quanto a som, no S3 é mais bonito, pois utiliza o Audi Symphony, ja a RS4 utiliza o Audi Concert que é 1 din. Apesar de ambos utilizarem sitema Bose, a qualidade na RS4 é muito superior, o som é mais limpo e o grave mais forte. No S3 já era maravilhoso, porém na RS4 é muito melhor. O isolamento acústico na RS4 também é superior.
O portaluvas da RS4 é ligeiramente maior e a tampa desce suavemente. O teto solar possui as mesmas funções.
Vamos agora para a parte externa:
Ambos possuem paralamas dianteiros e traseiros mais largos, bem como os parachoques dianteiro e traseiro. Os retrovisores externos são em alumínio escovado na RS4, enquanto que no S3 é em alumínio polido. Na RS4, o espelho é plano e na ponta côncavo em ambos os retrovisores, já no S3 apenas no esquerdo.
O S3 utiliza rodas de 17 polegadas com pneus 225/45. Já a RS4 utiliza rodas de 18 polegadas com pneus 255/35 e para o inverno 225/40. Infelizmente na minha está com 225/40, porém estão novos. Vou rodar um pouco assim e depois coloco 255/35.
Ambos possuem farõis de xenon com lavador e regulagem de altura, porém na RS4 a iluminação é melhor.
Vamos agora para a mecânica:
A Audi RS4 possui motor longitudinal 2.7 litros V6 biturbo de 380 cv originais. É o motor de um Audi S4 preparado pela Cosworth Tecnology. Eles basicamente usinaram novos cabeçotes com base em normas técnicas da Audi, enlargueceram a pressurização e intake, colocaram 2 turbinas K04, intercoolers maiores, escapamento mais largo e pistões mais resistentes.
O torque é constante de 44 Nm de 3000 rpm até 6500 rpm. Segue a curva de torque e potência:
O Audi S3 possui um motor transversal 1.8 turbo de 225 cv. O motor difere basicamente pela turbina K04 e 2 intercoolers.
A RS4 possui câmbio de 6 marchas, com o sincronizado da primeira e segunda marcha revestido em fibra de carbono, e a legítima tração quattro com o sistema Torsen. É um sistema de tração integral variável que tem por padrão 50% de tração na dianteira e na traseira.
Já o S3 também possui câmbio de 6 marchas e tração quattro, porém o sistema de tração é Haldex. O carro funciona como um carro de tração dianteira, porém conforme a necessidade, a tração é distribuida para a tração traseria.
A RS4 possui discos de freio ventilados nas 4 rodas, com diâmetro de 360 mm na dianteira e 312 mm na traseira. O S3 também possui discos ventilados nas quatro rodas, porém com diâmetro de 312 mm na dianteira e 256 mm na traseira.
Vamos agora às impressões ao volante.
Não precisa nem dizer, mas a RS4 é bem mais bruta que o S3, afinal são apenas 155 cv a mais... rsrsrsrsrs
Com pouco menos 1500 rpm a RS4 já tem um excelente torque, algo impossível para o S3 que só acordava depois dos 2000 rpm.
A RS4 começa a puxar forte a partir dos 3000 rpm, dá um pico por volta dos 4500 rpm e mantém até os 7000 rpm, se perder alguma coisa é muito pouco, nem se percebe.
Já o S3 começa a puxar forte a partir dos 3000 rpm, dá o pico por volta dos 4500 rpm também, porém ao chegar próximo do 6000 rpm, é nítido a perda de força.
Em termos de velocidade, o mesmo gás que o S3 chega nos 200 km/h, a RS4 chega nos 250 km/h. Muito bruta.
Em termos de aceleração a RS4 "parece" ser mais suave, pois as 4 rodas estão sendo tracionadas, diferente no S3 que ao não se exigir mais da tração na roda traseira, se comporta como um carro de tração dianteira empinando mais a frente.
A suspensão da RS4 é mais firme que a do S3, por isso as irregularidades do asfalto passam com mais intensidade na RS4.
Em termos de estabilidade, achava que o S3 era cabuloso, até andar na RS4. Bem mais estável, mais chão e faz as curvas mais no trilho, tanto em alta quanto em baixa.
Quanto aos freios, a RS4 também é superior, segura mais e para antes...
A direção da RS4 é mais precisa que a do S3, é muito sensível. Só de virar levemente o volante, já é trasmitido para as rodas.
Passar as marchas na RS4 exige-se mais esforço que no S3 que é suave, principalmente da primeira para a segunda marcha. Já a embreagem da RS4 cola muito mais que do S3. Andando de boa tem que soltar bem devagar o pedal da embreagem, caso contrário dá um leve tranco no diferencial traseiro. O pedal da RS4 é levemente mais pesado.
Então é isso, acredito que essas são as diferenças que senti nesse pouco tempo com a RS4. Vamos agora às fotos da criança:
Dia que peguei:
Na garagem de casa
Buscando o decalque do motor:
Depois da primeira lavada:
Descontaminando a pintura com Claybar e passando uma cerinha básica:
Resultado
O capô nessa foto está levemente desnivelado, porém já regulei a altura:
Fotinhas do interior antes de dar o talento:
Logo em seguida limpei o interior, aspirei e hidratei os bancos:
Segue o resultado, a noite as fotos do cel não ficam muito boa...
É isso aí, ela tem alguns detalhes que aos poucos vamos zerando. Desculpe pelo longo post...
Antes eu tinha um Audi S3 2003 com 225 cv originais, vendi para comprá-la.
Algumas pessoas pediram para eu fazer um comparativo entre Audi S3 e Audi RS4. Irei fazê-lo, dessa forma apresentarei a RS4 para vocês.
Vamos começar com o interior:
Os bancos dianteiros da RS4 são exatamente os mesmos do S3, se diferenciando apenas pela logo RS4 em auto relevo acima do Recaro. Ambos possuem as mesmas regulagens elétricas. Já os bancos traseiros da RS4 tem o mesmo designer dos banco dianteiros com auto relevo escrito Recaro e RS4. Possui encosto de cabeça e sinto de 3 pontas para 3 ocupantes. O encosto central pode ser deitado para ser utilizado como encosto de braço que possui dentro um kit de primeiros socorros. Já no S3 os bancos traseiro não lembram em nada os dianteiros. Tem apenas encosto traseiro e sinto de 3 pontas para 2 ocupantes. O espaço para os ocupantes na RS4 é ligeiramente maior que no S3 e possui a praticidade das 4 portas.
O portamalas da RS4 é infinitamente maior que no S3, que já é menor que do A3, pois possui o assoalho mais alto para caber o diferencial traseiro e silenciador traseiro que pega toda a traseira do S3. Na RS4 tem uma tomada de 12v, o tampão do portamalas pode ser esticado até a tampa traseira ou deixar recolhido até os bancos traseiros. Atrás dos bancos traseiro tem uma redinha recolhida, que poder ser esticada sendo prendida no teto.
No compartimento do lado esquerdo do porta malas estão a disqueteira para 6 cds e o subwoofer, já do lado direito o módulo do som, triângulo e extintor de incêndio. No S3, do lado esquerdo está o subwoofer com 2 autofalantes e do lado direito o módulo do som. O S3 possui estepe temporário, aquele tipo "linguiça" de aro 18. Já a RS4 não possui estepe, possui apenas um equipamento para tampar um possível buraco do pneu até chegar no borracheiro. Ambos possuem os mesmos acessórios na caixa de roda.
Quanto ao painel, o computador de bordo possui as mesmas funções, porém o painel da RS4 possui medidor de temperatura do óleo e da voltagem da bateria. O velocímetro da RS4 marca 310 km/h e do S3 280 km/h. A iluminação dos paineis também são diferentes, gostava bastante da do S3, que bastava ligar a chave para que ficasse aceso.
O farol é ligado por meio de uma alavanca que fica a frente da chave de seta, já os botões da milha e da neblina ficam no painel central ao lado do botão do ESP. A RS4 possui piloto automático, algo inexistente no S3.
O volante da RS4 é menor que do S3 e é revestido com aquele couro furadinho, que dá um ar de maior esportividade e acaba soando menos as mãos em momentos de adrenalina... rsrsrsrs O couro da manopla de câmbio é revestido com o mesmo couro do volante em ambos.
O painel da RS4 é feito com um plástico de ótima qualidade, diferente do S3 com material emborrachado. A vantagem é que na RS4 parece que os botões não se descascam, o material é parecido com o 8L antes do facelift.
O ar condicionado possui as mesmas funções, inclusive a de diagnóstico, porém a RS4 tem os botões de aquecimento de bancos dianteiros.
Quanto a som, no S3 é mais bonito, pois utiliza o Audi Symphony, ja a RS4 utiliza o Audi Concert que é 1 din. Apesar de ambos utilizarem sitema Bose, a qualidade na RS4 é muito superior, o som é mais limpo e o grave mais forte. No S3 já era maravilhoso, porém na RS4 é muito melhor. O isolamento acústico na RS4 também é superior.
O portaluvas da RS4 é ligeiramente maior e a tampa desce suavemente. O teto solar possui as mesmas funções.
Vamos agora para a parte externa:
Ambos possuem paralamas dianteiros e traseiros mais largos, bem como os parachoques dianteiro e traseiro. Os retrovisores externos são em alumínio escovado na RS4, enquanto que no S3 é em alumínio polido. Na RS4, o espelho é plano e na ponta côncavo em ambos os retrovisores, já no S3 apenas no esquerdo.
O S3 utiliza rodas de 17 polegadas com pneus 225/45. Já a RS4 utiliza rodas de 18 polegadas com pneus 255/35 e para o inverno 225/40. Infelizmente na minha está com 225/40, porém estão novos. Vou rodar um pouco assim e depois coloco 255/35.
Ambos possuem farõis de xenon com lavador e regulagem de altura, porém na RS4 a iluminação é melhor.
Vamos agora para a mecânica:
A Audi RS4 possui motor longitudinal 2.7 litros V6 biturbo de 380 cv originais. É o motor de um Audi S4 preparado pela Cosworth Tecnology. Eles basicamente usinaram novos cabeçotes com base em normas técnicas da Audi, enlargueceram a pressurização e intake, colocaram 2 turbinas K04, intercoolers maiores, escapamento mais largo e pistões mais resistentes.
O torque é constante de 44 Nm de 3000 rpm até 6500 rpm. Segue a curva de torque e potência:
O Audi S3 possui um motor transversal 1.8 turbo de 225 cv. O motor difere basicamente pela turbina K04 e 2 intercoolers.
A RS4 possui câmbio de 6 marchas, com o sincronizado da primeira e segunda marcha revestido em fibra de carbono, e a legítima tração quattro com o sistema Torsen. É um sistema de tração integral variável que tem por padrão 50% de tração na dianteira e na traseira.
Já o S3 também possui câmbio de 6 marchas e tração quattro, porém o sistema de tração é Haldex. O carro funciona como um carro de tração dianteira, porém conforme a necessidade, a tração é distribuida para a tração traseria.
A RS4 possui discos de freio ventilados nas 4 rodas, com diâmetro de 360 mm na dianteira e 312 mm na traseira. O S3 também possui discos ventilados nas quatro rodas, porém com diâmetro de 312 mm na dianteira e 256 mm na traseira.
Vamos agora às impressões ao volante.
Não precisa nem dizer, mas a RS4 é bem mais bruta que o S3, afinal são apenas 155 cv a mais... rsrsrsrsrs
Com pouco menos 1500 rpm a RS4 já tem um excelente torque, algo impossível para o S3 que só acordava depois dos 2000 rpm.
A RS4 começa a puxar forte a partir dos 3000 rpm, dá um pico por volta dos 4500 rpm e mantém até os 7000 rpm, se perder alguma coisa é muito pouco, nem se percebe.
Já o S3 começa a puxar forte a partir dos 3000 rpm, dá o pico por volta dos 4500 rpm também, porém ao chegar próximo do 6000 rpm, é nítido a perda de força.
Em termos de velocidade, o mesmo gás que o S3 chega nos 200 km/h, a RS4 chega nos 250 km/h. Muito bruta.
Em termos de aceleração a RS4 "parece" ser mais suave, pois as 4 rodas estão sendo tracionadas, diferente no S3 que ao não se exigir mais da tração na roda traseira, se comporta como um carro de tração dianteira empinando mais a frente.
A suspensão da RS4 é mais firme que a do S3, por isso as irregularidades do asfalto passam com mais intensidade na RS4.
Em termos de estabilidade, achava que o S3 era cabuloso, até andar na RS4. Bem mais estável, mais chão e faz as curvas mais no trilho, tanto em alta quanto em baixa.
Quanto aos freios, a RS4 também é superior, segura mais e para antes...
A direção da RS4 é mais precisa que a do S3, é muito sensível. Só de virar levemente o volante, já é trasmitido para as rodas.
Passar as marchas na RS4 exige-se mais esforço que no S3 que é suave, principalmente da primeira para a segunda marcha. Já a embreagem da RS4 cola muito mais que do S3. Andando de boa tem que soltar bem devagar o pedal da embreagem, caso contrário dá um leve tranco no diferencial traseiro. O pedal da RS4 é levemente mais pesado.
Então é isso, acredito que essas são as diferenças que senti nesse pouco tempo com a RS4. Vamos agora às fotos da criança:
Dia que peguei:
Na garagem de casa
Buscando o decalque do motor:
Depois da primeira lavada:
Descontaminando a pintura com Claybar e passando uma cerinha básica:
Resultado
O capô nessa foto está levemente desnivelado, porém já regulei a altura:
Fotinhas do interior antes de dar o talento:
Logo em seguida limpei o interior, aspirei e hidratei os bancos:
Segue o resultado, a noite as fotos do cel não ficam muito boa...
É isso aí, ela tem alguns detalhes que aos poucos vamos zerando. Desculpe pelo longo post...