Audi Q3 - Motor quente, pega e morre

PatrickGF

Novato
Prezados!

Meu Audi Q3 é um modelo 2.0T Ambiente 2014. Ele tem um problema intermitente. Com o motor já quente, depois de rodar por algum tempo e desligá-lo por alguns minutos, 15, 20, 30 min, eu dou partida, ele pega e morre alguns segundos depois. Só para deixar claro, ele sempre pega, mas morre logo em seguida. Mas isso só acontece com o motor quente, depois de já ter rodado um tempo. Nunca acontece com o motor frio. Quando volto a ligar, ele morre poucos segundos depois. Eu tento dar a partida mais algumas vezes e continua com o mesmo comportamento, liga por alguns segundos e morre. Até que umas 5 tentativas depois, não morre mais. A impressão que tenho é que quanto mais quente o dia e o carro estiverem, mais tentativas são necessárias. Lembrando que, esse problema intermitente só acontece na partida e com motor quente. Nunca aconteceu do carro apagar ou morrer rodando depois de um tempo. Já aconteceu sim, de ligar, dar tempo de acelerar, o carro sair do lugar e morrer. Somente assim. Mas é raro. Já pesquisei sobre diversas causas até chegar aqui. A possibilidade mais coerente que encontrei até o momento foi a de falha no sensor de rotação. Depois encontrei informações sobre o sensor de massa de ar MAF. Informações também sobre o sensor de fase. Há duas semanas atrás levei o carro para revisar numa oficina especializada em VW, Audi, Porsche. Passaram o scanner, mas não encontraram nada. Estou compartilhando aqui o meu problema com os prezados, para ver se encontro alguém com problema semelhante que tenha resolvido.

Obrigado
 

A3raujo

Membro
O meu a3 tava assim, scanner acusou sensor de fase e sensor barométrico. Troquei e resolveu. Quanto tive esse problema pensei além desses sensores que poderia ser MAF, algum vazamento na tomada de vacuo da admissao (tava suspeitando principalmente do hidrovácuo), ou alguma valvula do turbo travada (prioridade/blowoff alívio/wastegate). O que você já conferiu? Sua bateria tá nova?
 

PatrickGF

Novato
O meu a3 tava assim, scanner acusou sensor de fase e sensor barométrico. Troquei e resolveu. Quanto tive esse problema pensei além desses sensores que poderia ser MAF, algum vazamento na tomada de vacuo da admissao (tava suspeitando principalmente do hidrovácuo), ou alguma valvula do turbo travada (prioridade/blowoff alívio/wastegate). O que você já conferiu? Sua bateria tá nova?
Mas o seu chegava a pegar e depois morria logo em seguida algumas tentativas antes de pegar de vez?

O pessoal da oficina passa o scanner, mas não encontram nada. A bateria está nova. Testei o sensor MAF recentemente e não é. Vou ter que testar esses sensores diretamente um por um. O sensor de fase, barométrico e o de rotação. Por que o scanner não aponta nada.
 

A3raujo

Membro
Mas o seu chegava a pegar e depois morria logo em seguida algumas tentativas antes de pegar de vez?

O pessoal da oficina passa o scanner, mas não encontram nada. A bateria está nova. Testei o sensor MAF recentemente e não é. Vou ter que testar esses sensores diretamente um por um. O sensor de fase, barométrico e o de rotação. Por que o scanner não aponta nada.
No começo pegava facil dava pra rodar um quarteirao e morria. Batia de novo pegava rodava 10 metros e morria, batia de novo pegava andava 2m e morria. Depois pegava facil de primeira ficava alguns segundos e morria, batia de novo pegava ficava uns segundos morria, batia de novo pegava e morria e aí foi ficando nessa. Depois que troquei os dois sensores resolveu.
 

Novais

Novato
Prezados!

Meu Audi Q3 é um modelo 2.0T Ambiente 2014. Ele tem um problema intermitente. Com o motor já quente, depois de rodar por algum tempo e desligá-lo por alguns minutos, 15, 20, 30 min, eu dou partida, ele pega e morre alguns segundos depois. Só para deixar claro, ele sempre pega, mas morre logo em seguida. Mas isso só acontece com o motor quente, depois de já ter rodado um tempo. Nunca acontece com o motor frio. Quando volto a ligar, ele morre poucos segundos depois. Eu tento dar a partida mais algumas vezes e continua com o mesmo comportamento, liga por alguns segundos e morre. Até que umas 5 tentativas depois, não morre mais. A impressão que tenho é que quanto mais quente o dia e o carro estiverem, mais tentativas são necessárias. Lembrando que, esse problema intermitente só acontece na partida e com motor quente. Nunca aconteceu do carro apagar ou morrer rodando depois de um tempo. Já aconteceu sim, de ligar, dar tempo de acelerar, o carro sair do lugar e morrer. Somente assim. Mas é raro. Já pesquisei sobre diversas causas até chegar aqui. A possibilidade mais coerente que encontrei até o momento foi a de falha no sensor de rotação. Depois encontrei informações sobre o sensor de massa de ar MAF. Informações também sobre o sensor de fase. Há duas semanas atrás levei o carro para revisar numa oficina especializada em VW, Audi, Porsche. Passaram o scanner, mas não encontraram nada. Estou compartilhando aqui o meu problema com os prezados, para ver se encontro alguém com problema semelhante que tenha resolvido.

Obrigado
Boa noite, Patrick GF!
VC conseguiu resolver o problema do seu Q3?
O meu está com o mesmo problema, e é do mesmo ano que o seu.
Se vc conseguiu resolver, e puder falar o que foi, ficarei muito agradecido.
 
Olá!

Minha Q3 é do mesmo ano e modelo, e apresenta o mesmo defeito há algum tempo. Até agora não encontramos nada de errado, além do sintoma.
 

Novais

Novato
Boa tarde, Prezados!

Consegui resolver o problema do meu Q3, que desligava do nada quando ia sair e só pegava depois de umas 4 vezes.

O mecânico que resolveu foi chefe da oficina da audi por 16 anos, saiu agora e está em teste para entrar na porche.

Irei deixar aqui o contato dele:

Carlinhos(71) 98823-2912
 

PatrickGF

Novato
Boa tarde, Prezados!

Consegui resolver o problema do meu Q3, que desligava do nada quando ia sair e só pegava depois de umas 4 vezes.

O mecânico que resolveu foi chefe da oficina da audi por 16 anos, saiu agora e está em teste para entrar na porche.

Irei deixar aqui o contato dele:

Carlinhos(71) 98823-2912
Compartilha a solução do seu problema.


No meu caso, levei em outro mecânico e a princípio, resolveu o problema substituindo a bomba de baixa de combustível. A falha não ocorreu mais dessa forma. O que aconteceu, foi que a bomba nova morreu depois de andar 5000 km. Substituí por outra nova e queimou com 1500 km. Agora, colocamos a 3a bomba e o carro durante o teste na oficina morreu e não ligou mais. Enfim, eu não sei se o problema anterior foi exatamente resolvido, afinal a falha agora é diferente. Antes o carro ainda ligava, agora morre de vez, queimando a bomba. O mecânico está quebrando a cabeça lá.
 
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