Audi A4 AVANT

soria

Novato
Galera, apenas quero tirar algumas duvidas, por acaso alguem tem conhecimento do Audi A4?

estou muito interessando em pegar um A4 AVANT 2004. porem estou em duvida na motorização,

1.8T 163cv

3.0 aspirado 220cv.

alguem conhece essas motorizações?

outra coisa, gosto de cambios manuais, la fora sei que tem A4 a partir de 2002 manual, aqui no Brasil infelizmente só veio o automatico ( multitronic ) se der problema no cambio fodeu.... uma fortuna e dizem q nao fica a mesma coisa.. se isso acontecer, seria possivel colocar um cambio manual?

abraço galera, aguardo os comentarios.

foto de um A4 AVANT.

http://farm4.static.flickr.com/3516/389 ... 3ba20a.jpg

paulobeto

Membro
olha .. vou ser sincero .. se der problema no cambio manual tambem .. vc vai pagar pelo menos 4K do mesmo jeito.

a chance do cambio automatico dar problema é pequena se o carro foi bem cuidado ... e sendo A4 é mais dificil ainda achar carro ruim ... esse é o ponto. Se achar um desse com baixa Km .. o risco é mínimo .. e cambio automatico seja qual for o carro (Civic, Corola, Zafira ...etc) se der problema é caro de qq maneira arrumar.

Agora quanto a trocar o cambio de Tip para manual ou vice-versa... eu sinceramenmte nunca vi isso e mesmo se alguem já fez ... não vai ser nada facil vender o carro depois.

Um carro desse tem que ser no Multitronic, alias, achar um desse manual é raridade ... elefante branco...eu iria de 3.0 ...

soria

Novato
Paulobeto, valeuuu pelas dicas aiii.... o bom que eu penso como voce tambem...

vamos ver se vai dar negocio no meu A3, to muito fan de ir pro A4 AVANT.....

paulobeto

Membro
sem dúvida 1.8T é moleza o UP e com preço baixo. Mas por outro lado A4 1.8T Tip não suporta muito up pois o cambio é limitado, max de 240-250CV para não detonar o conversor de torque.

paulobeto

Membro
eu sou amante das Avants... um dia quem sabe uma RS6 ...Biturbo .. isso é carro...

no passado, já pesquisei muito sobre cada uma delas .. abaixo um link onde voce pode comparar varios modelos de A4 Avant, 1.8T (170CV) e a 3.0 V6 (220CV) e creio que possa te ajudar no levantamento das informações. Tem opções de Auto, manual, ...

http://consumerguideauto.howstuffworks. ... tm?trimIds[0]=102180&trimIds[1]=102182&type=specifications

Aqui um flyer / PDF da própria Audi com as especificações ... de uma A4 Avant 2003 (me baseio neste ano)

http://www.google.com.br/url?sa=t&sourc ... kQ&cad=rja

boa leitura hehe

G3ORG3 disse:
pliniodemarco disse:
Só pra constar eu já tive uma Avant de pobre (Parati GL 1.8Mi)

Gol Avant :grin: :grin:
hahahaha, isso mesmo, sinto saudades dela (não pelo fato de não ter AC) era gostosa de dirigir e me ajudou muito, era um verdão parecido com o da Audi e troquei as rodas pelas réplicas do A8.

RafaPR

Consultor Técnico
paulobeto disse:
sem dúvida 1.8T é moleza o UP e com preço baixo. Mas por outro lado A4 1.8T Tip não suporta muito up pois o cambio é limitado, max de 240-250CV para não detonar o conversor de torque.

Teoricamente o A4 1.8T não usa o mesmo multitronic do 3.0 V6?

Tem que pesquisar mais a fundo, mas uma vez vi um vídeo do pessoal da Automatik aí de SP onde eles falam que os CVT da Audi são diferentes dos convencionais, pois a corrente que varia não é de borracha/couro e sim de aço. Por isso o câmbio seria supostamente bem mais robusto que os outros que tem no mercado.

O único porém dele é que a manutenção preventiva é caríssima. O litro de óleo tem o preço ainda mais astronômico que o do câmbio TIP do A3!

paulobeto

Membro
boa pergunta.

A principio diria que o conversor de torque deve ser mais parrudo no V6 visto que o torque é 30% maior no motor V6.

Apesar de ser evolução em relação aos Tiptronic e ter 01 ou 02 marchas a mais ainda é um cambio lançado em 2000, com 11 anos de idade e com pouco folego para ups mais fortes (stage2 ou 3). Essa foi a questão. Eu não arriscaria Stage 2 ou 3 nele embora exista em lojas de performance no exterior que vendam upgrade específico para o conversor de torque Multitronic. Bem depois chegou o S-Tronic (DSG) e agora o R-Tronic lançado nos R8.

Vou checar com os colegas que chipam esses carros os limites razoáveis para este cambio e retorno em breve.

RafaPR

Consultor Técnico
paulobeto disse:
boa pergunta.

A principio diria que o conversor de torque deve ser mais parrudo no V6 visto que o torque é 30% maior no motor V6.

Apesar de ser evolução em relação aos Tiptronic e ter 01 ou 02 marchas a mais ainda é um cambio lançado em 2000, com 11 anos de idade e com pouco folego para ups mais fortes (stage2 ou 3). Essa foi a questão. Eu não arriscaria Stage 2 ou 3 nele embora exista em lojas de performance no exterior que vendam upgrade específico para o conversor de torque Multitronic. Bem depois chegou o S-Tronic (DSG) e agora o R-Tronic lançado nos R8.

Vou checar com os colegas que chipam esses carros os limites razoáveis para este cambio e retorno em breve.

Esse câmbio não é evolução dos Tip's.

O Multitronic é CVT e não tem marchas!

Nas versões com borboletas ele apenas tem um software pra "emular" trocas de marchas e proporcionar uma condução mais esportiva...

paulobeto

Membro
eu tentei dizer que multitronic é evolução em termos de "cambio" se comparado ao Tip, mas creio que não me expressei direito e talvez pareceu que eu disse que o Multi é uma evolução melhorada do proprio cambio TIP .. isso não mesmo. Ao invés de cintas e polias, usa utiliza corrente de elos de placa e engrenagens cônicas e existe software para agilizar as trocas de marchas sendo vendoido nos US por US 700

Quanto a marchas, em termos lógicos tem 6, basta por o cambio para a posição direira e vc tem o controle de cada marcha e o painle d ete fala a posição de cada uma no display digital.. mas sabemos que que gerancia essas "marchas" é sistema de gestão eletrônica do carro.

Já andei m pouco num 1.8T Multi 2006 e não gostei nada nada, apensa de mais agil que os Tips.

Quando disse marchas creio que vc entendeu engrenagens pois sabemos que a parte hidráulica da caixa conta com um dispositivo de refrigeração do óleo e ajusta a pressão das polias em função do torque transmitido, evitando desgastes e tensões desnecessárias. Multi suporta e transmite mais torque e é mais silencioso e rápido , mas mesmo assim fraquíssimo se comparado com as as novas gerações de cambio.

alias, de cambio o único cambio que me surpreende e tiro o chapeu é o DSG o qual já dirigi e um R8 com cambio R-Tronic que apenas vi rodando em um Dyna do meu lado. Coisa de maluco.

paulobeto

Membro
Claudião disse:
mano PB, uma consultoria, meu conversor de torque aguenta o tranco até qto ? 500 CVS ?

seu carro (cambio DSG - Direct Shift Gearbox) não utiliza conversor de torque e tambem não é uma embreagem seca, mas sim ambas embreagens (par e impar + ré) banhadas a oleo o que da mais resistencia térmica (resistencia a fritar :))

Esse cambio "nasceu" em 2004 no Audi TT 3.2 e depois foi para o Golf IV R32 e com o tempo e redução do custo de fabricação comecou a popularizar os A3 na versão Sportback 2006/2007 e assim tambem para outras plataformas. Ahhh e para quem não sabe, quem desenvolveu o cambio DSG foi a BorgWarner sob o nome de DualTronic.

Quando eu conversei por telefone com a APR nos Estados Unidos, eles me garantiram até 500CV embora eles mesmo assumem teerem feitos projetos com 520CV no mesmo cambio. Acho muito mas é o que dizem lá fora. Por segurança creio que uns 450CV ta bom né ....hehehe

Até hoje não conheci ninguem com stage4 nesses carros por aqui .. stage 3 (até 380CV) tem de monte ...

soria

Novato
Paulo, Obrigado pelas informaçoes novamente!!!
quantos HP será que da para tirar com chip no 3.0 de 218cv???

estou entre essa Audi 3.0 ( 2002 - 2003 ) ou um Jetta 2.5 (2007-2008)

questao de valores praticamente o mesmo.. vamos ver...

Claudião

Novato
Mano Soria....desculpa a intromissão...

Respeito sua opinião... mas eu não sou chegado em Jetta, motor 5 cilindros... procuraria um passat 2.0T, mesmo
estilão do Jetta, e ai dá pra fazer um belo serviço !!

Cada um, cada um...

abç