Audi A3 8L é um carro confiável?

Acho que essa é a maior dúvida de alguém interessado em comprar um Audi, ainda mais usado. Mesmo a Audi sendo uma marca com uma referência muito boa no exterior, ficando em 3º lugar como marca de carro mais confiável em 2015 de acordo com um comparativo publicado na CNN, adquirindo o status de marca europeia mais confiável, estamos falando de um carro produzido de 1996 até 2006, e que aos olhos do brasileiro não é nenhum pouco confiável. Um fenômeno engraçado que acompanha essa falta de confiabilidade é o fato de ele ser um carro que foi comercializado para uma elite no seu auge, e que mesmo assim sofre de reclamações de muitas pessoas que não estiveram em sua faixa de consumidor, ou então, sequer tenham dirigido um acredito eu.

Quanto aos donos do modelo A3 8L, gostaria que deixassem uma opinião objetiva no tópico a respeito da confiabilidade de seus carros e custo anual com manutenção, caso tenham em mente a média que gastam por ano com ele, o mesmo vale para seguro. Se possível, aos que tiveram carros mais populares, gostaria que deixassem no tópico também comparativos de confiabilidade de acordo com a experiência pessoal de cada um. Abraço pessoal, se puderem ajudar, acredito que servirá de para mim, e para outros entusiastas da marca que almejam adquirir um 8L.

Lucas, tudo depende do carro que você comprar, se pegar um que foi bem cuidado durante os anos não terá grandes problemas. A manutenção é um pouco mais cara que de um popular, isso é óbvio, porém não é nada de outro mundo não. Quando comprar é importante fazer uma revisão geral se não souber das antigas manutenções feitas no carro, to com o meu A3 que é um ano 2000 a um ano, e até agora só alegrias, manutenção que fiz até agora foi a básica, Velas, e óleo. O antigo dono era meu amigo e tinha feito a troca da correia dentada e dos tensores. Mas o carro é confiável, desde que esteja em dia, e não seja um desses que ja caiu na mão das pessoas erradas. Pego estrada toda semana com o meu e sem problemas, carro muito estável e econômico na estrada.

merotti

Membro
Lucas, já conversamos bastante sobre o A3, vejo que você ainda está na procura. Confiabilidade é algo muito relativo, hoje em dia até carro 0km da problema, isso acontece nas mais variadas marcas. Não tem como comparar a confiabilidade de um carro popular com um de marca premium usado. Atualmente tenho um Ford Ka 2013 completo e é só encher o tanque e trocar o óleo, o carro não quebra porque simplesmente não tem o que quebrar (pela ausência de componentes). Seguro no seu perfil para o A3 pode esquecer, as seguradoras nem fazem, talvez só a HDI e cobrando metade da Fipe do carro.

Comprar carro usado é loteria, eu desconfio até de carro do convento. Mesmo se achar um bem cuidado você deve ter em mente que é um carro velho, e que com certeza uma hora ou outra você vai ter que ir pra oficina, isso é normal. Quando chegar na oficina, as peças e mão de obra são mais caras em relação à um carro popular, sem dúvidas. Você precisa ponderar bem se você realmente precisa de um A3, é um escolha racional x emocional ao mesmo tempo. Racional pois é melhor carro nessa faixa de preço e emocional por que foi um carro que marcou época e que hoje qualquer um pode ter

JulioRJ

Membro
qualquer carro da problema, até os bem cuidados... nenhuma peça dura uma eternidade. mas por ser alemão, os componentes eletrônicos, o aço e as borrachas são de melhor qualidade, é lógico que vão durar mais.

mas nada além do comum, o a3 é um carro que já tem seus 10 anos e nessa idade mesmo bem cuidado até mesmo parado dentro de uma garagem ele vai dar problema. qualquer carro vai.

é inviável mesmo pra quem entende muito de mecânica, trocar todas as peças de desgaste só pra prevenir, você vai ter que trocar praticamente metade do carro dependendo da paranóia...

mas é fato que é um carro valente. o 1.8 20v mecanico, trocando oleo de motor à cada 5 ou 7 mil e câmbio à cada 60 mil, verificando sempre as coifas e engraxando as juntas homocinéticas regularmente, você vai ter um conjunto muito durável.

esse conjunto se bem cuidado vai até seus 300, até mesmo 500 mil sem fazer nada se bem cuidado e matando defeito de injeção que for dando no caminho rapidamente.

MataPedra

Novato
Concordo com as respostas acima, mas, em relação ao preço de peças, semana passada comprei filtro de ar, de óleo, e de cabine, pelo preço do filtro de ar do Clio, meu carro anterior. Outra coisa, uma pastilha de freio, apenas como exemplo, de um carro premium, dura bem mais que a mesma peça de um carro popular. Vai em frente é boa sorte.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Bacana, acho que todas as respostas até o momento foram construtivas. Dificilmente vamos adquirir um Audi A3 como um daily driver, geralmente é seguido o exemplo de Clint Eastwood em Gran Torino, que utiliza sua pick-up Ford F100 como quebra galho e mantém seu Gran Torino Sport na garagem em fino trato. Assim como no filme, muitos de nós, se não todos, temos uma paixão pela cultura de engenharia alemã, por esportivos, ou por algum elo que venha a nos unir ao carro.

Mas o mais importante é ressaltar para vocês que minha dúvida se da pelo meu projeto recente. Adquiri um Voyage 1985 1.6 LS em um estado mecânico não muito bom com o propósito de restaurá-lo, e isso porque sua originalidade tinha sido majoritariamente preservada; como exemplo, troquei as lanternas traseiras semana passada apenas por conta de trincados naturais, e ainda eram as Cibié originais, e assim vai para outras peças, todas com os símbolos originais e marcas alemãs da época que com o tempo foram sendo substituídas conforme o carro foi saindo de linha. No meu caso, apenas esse ano gastei R$ 5.082,00 com mecânica interior e meu saudoso AP continua parado na garagem ainda (risos), e isso porque ele é essencialmente mecânico. Ao todo, com a compra do carro por R$ 4.000,00 e investimento, estimo já um total de R$ 13.000,00 até R$ 16.000,00 investidos no projeto.

Eu consegui alguns marcos notáveis com ele, como a manutenção do câmbio de cinco marchas de série que era item opcional na época, deixar o sistema de ignição impecável, deixar o motor impecável (leve rebaixada no cabeçote), deixar a suspensão impecável, e assim por diante, e sempre que coloco ele na estrada consigo acompanhar carros mais modernos, mas realmente, seu índice de incidentes está ficando muito alto na minha opinião. E agora, partindo para a fase final do projeto o que faltaria seria a restauração do exterior, trocando frisos, refazendo a pintura, e coisas como essas, mas digamos que o carro vai para o mecânico a cada dois ou três meses por problemas que o impedem de rodar.

Essa é minha experiência com o meu primeiro project car, por isso queria ter uma noção a respeito de vocês na condução de seus respectivos projetos, pois levando em consideração que eu venha a adquirir um Audi A3 em bom estado, que geralmente tenho visto o pessoal pedindo entre R$ 25.000,00 e R$ 35.000,00, eu teria um índice de problemas similar ou superior a esse? Pois o Audi é um carro me chama atenção por sua acessibilidade e pelo prazer que ele proporciona ao motorista em relação ao custo inicial, mas tenho medo que ele gere dores de cabeças similares a este meu projeto que está conseguindo quebrar mais rápido que eu consigo consertar, levando em consideração que meu orçamento mensal para o brinquedo fica em torno de R$ 1.200,00.

Acho que a partir dessa informação vocês podem prover uma análise mais específica.

G3ORG3

Membro
Eu utilizo o meu como daily. Troquei a minha antiga Montana Sport 1.8 2005 nele, faz 3 meses que utilizo todos os dias. já foram quase 4 mil KM e mais de 100 horas de utilização, sem nenhum problema. A revisão inicial foi a básica como troca de todos os filtros e óleo de qualidade, revisão das correias e tensionadores que serão trocadas em breve mas estão em bom estado e troca das bieletas da suspensão. Em comparação com a Montana, que foi meu primeiro carro, o preços das peças em sua maioria é parecido, claro, no 1.8 20v do a3 tem muito mais coisa que o querido monzatech da GM jamais teria...

Amortecedores: Original GM que comprei pra ela paguei 175 cada um dianteiro. do A3 um Monroe sai na faixa dos 200 cada pelo que pesquisei. Embreagem da Montana original paguei 450. Do a3 aspirado é em média 600 de marca de 1ª linha no ML.

Os filtros são praticamente o mesmo preço, apenas o de combustível do a3 é mais caro (comprei por 38 reais da Mahle ou Bosch, da montana era 10 pila :D ). Embreagem e amortecedores ainda não troquei, apenas pesquisei. Bomba dágua, óleo e combustível praticamente o mesmo preço. o que diferencia bastante é correia dentada e esticadores. na montana paguei 100 reais na correia e esticador original. do a3 100 pila não paga nem a correia haha. Aí vem MAF que original não acha por menos de 500, tensionador da corrente que vou ter que trocar em breve que varia de 500 até 1200 e por aí vai...

Meu carro está com quase 95 mil kms, e já tenho um "plano" de manutenção pra ele, a não ser em caso de quebra de alguma coisa inesperada. Mas sempre estou atento a barulhos ou ruídos e como meu padrasto é mecânico, sempre peço dicas pra ele pra tentar prever algum problema e não ficar na rua. Hoje chegou meu VAG, agora vou poder ter um controle melhor sobre possíveis problemas :).

Por mais que a vontade fale alto, minha prioridade é deixar a parte mecânica 100%, aí penso em rodas e demais "perfumarias".

Minha mãe teve um A3 150cv 2003 automático por 5 anos. comprou em 2009 com 30 mil kms e vendeu em 2014 com 130 mil. Quando vendeu o carro estava perfeito, câmbio inteiro e funcionando perfeitamente, interior novo, motor redondinho...

Mas uma coisa é certa, comprar a3 hoje é uma missão dificil hehe tem que ter muita paciência e ter bom bom conhecimento sobre o carro pra não ser passado pra trás.

Eu queria muito um turbo, mas com a grana que tinha, achar um turbo em bom estado sem chance e o único que encontrei era de particular e ele não aceitava a Montana, então fui pro aspirado mesmo. Claro, o preço da manutenção também foi um chamativo. Mas só não comprei o turbo pois minha casa está ficando pronta...Agora, depois que acabar as coisas da casa, com certeza vou procurar um a3 turbo pra mim :D.

ABoehringer

Membro
Tantos amigos ja deram sugestões acima, mas deixo aqui a minha, cara, todo mundo que tem aqui no clube é por que gosta e curte o carro, estamos todos cientes que é um carro velho e tal, tem os seu probleminhas, mas não me arrependo nem um pouco de ter comprado o meu, pra voce ter um exemplo, não quero parecer mala ou nariz empinado como diz o outro mas, o Audi que eu peguei era zero de tudo, manutenção tudo feito, foi até feito coisas que não tinha necessidade, mas tudo bem, comprei o carro

na segunda semana com o carro, meu radiador estourou de velho mesmo, la se foram R$1.800,00 num radiador, valvula termostatica e carcaça, reservatorio e coisinhas pra deixar zero, mesmo com isso to feliz com o carro, é um carro que oferece muito conforto, segurança e tal, muita gente conhecida minha fala que so comprei por que quero status, mas não é bem assim, curto demais o carro, e se é pra pagar 30 a 40 mil no 0 km popular "seco" prefiro pagar isso num A3 "velho", onde sei do conforto e segurança que oferece

Abraço, espero ter ajudado

Acho que posso responder com propriedade este tópico. Vendi um Fiesta Rocam 1.6 2012 que estava comigo desde 0km para pegar meu atual Audi A3 2006 1.8T (150 mas com catdelete, chip e filtro inbox), peguei o carro em Novembro de 2014 com 88mil km e uso ele diariamente desde então, nesses quase 18 meses já rodei mais de 37mil km com o carro. Primeira coisa é que a compra foi totalmente emocional, o Fiesta tinha quase 90mil km quando foi vendido e nunca me deu nenhum problema, mas era um carro absolutamente sem sal embora fosse bem justo (era completinho e andava relativamente bem, só não era mto econômico). A3 era sonho de infância e como já planejava o casamento pra 2015 sabia que se não trocasse de carro antes de casar, enquanto ainda morava com meus pais, não conseguiria trocar depois. Peguei um 2006 mais por ser mais fácil conseguir financiamento (sim, mande o carnê de 48x pra cima do Audi kkk), por sorte um amigo estava anunciando um que estava dentro do que eu queria, por um preço justo e com procedência de manutenção.

Seguro eu não tinha no Fiesta pq era mto caro devido a minha idade, CEP e km por mês. No A3, por ser um carro visado, preferi fazer um seguro que cobre roubo/furto e PT, além de ter assistência, que pago R$150,00 por mês (seguro chama auto fácil). Consumo o A3 acaba sendo mais econômico que o Fiesta pelo que ele entrega, no meu trajeto normal ele faz 10 km/l dando umas puxadas esporádicas e sem AC mesma coisa que o Fiesta fazia, sendo que me recusava a usar o AC no Fiesta devido a queda no desempenho com ele ligado.

Manutenção de rotina (óleos e filtros) é praticamente igual. Meu Fiesta usava só coisa OEM e no Audi mantenho isso e os preços dos filtros são os mesmos, óleo o Pentosin que uso no Audi é até mais em conta que o Motorcraft/Castrol que usava no Fiesta. Devido à km no A3 já precisei fazer a suspensão toda, buchas aproveitei para por PU e troquei pivôs, terminais, coifas e batentes, gastei com tudo e mais os amortecedores traseiros cerca de R$1200,00. Embreagem troquei pq acabou a original, fui na da FF já visando futuros UPs e gastei R$900 na embreagem, R$380 com os atuadores, R$200 com miudezas e R$400 com MO. Aos 120mil km fiz a troca das correias e tensores, aproveitei para trocar a MAF e a junta da tampa de válvulas, como trouxe tudo do EUA sem ser taxado saiu uns R$1200. Fiquei na rua duas vzs com o carro, uma que quebrou o coxim inferior do câmbio graças a um buraco gigantesco (R$170 na ccs VW) e o motor de partida que morreu (R$300 pra fazer a retífica do motor de partida).

Teve também pneu que troque ao longo desse tempo, mas já subi das 16" originais para 17" e gastei 1200 nas rodas e 1400 no pneus, sendo que vendo as OEM por 1200.

Enfim, acho que foi tudo isso. Eu acho o A3 um carro bastante confiável mecanicamente. O que mais me irrita nele são questões de durabilidade no acabamento, como forr de teto que cai, couro do forro da porta que solta, porta-copos que trava, descanso de braço que trava tb, botões que descascam, faróis e lanternas que embaçam... Isso sim eu acho MTO chato!

Bom, espero que ajude kkk

Morcegao

Membro
Audi :apaixonado:

Já tive vários carro nessa vida, todos tirados zero com exceção do Audi único Usado, Primeiro carro um Logus 1.8 álcool, comprado zero, em uma semana problemas nos freios que travavam quando dava a ré e depois de dois meses ficou sem freio e veio a causar um acidente, arrumado pelo seguro substituído por um Kadett 2.0 GLS 97 zero também, com 3 meses meu pai viajando com ele motor explodiu, arrumado e nunca mais deu problema ficou na família até 2007, depois comprei um Gol Bola Zero 99 top, meti um turbão e andei até 179 mil km vendendo em 2007, depois peguei um Celta 1.0 para bater no dia dia, carro até bom mas muitos problemas de barulho no tampão do porta malas, na garantia substituí 4 coletores que quebravam, sem solução acabando a garantia em 2010, troquei no Audi A3 que tenho até hoje, problemas apenas ventoinha e bomba dágua (de pequenos problemas), o maior foi o caixa de cambio automática 01m, gastos R$ 6.200 numa oficina açougueira onde minha vontade até hoje é encontrar o FDP e detonar ele na porrada, me roubou legal. semanas depois na cidade de Cianorte tive problemas e levei em uma oficina não especializada, problema resolvido em poucos minutos um simples coxim inferior que era o problema, tentei processar a empresa, mas fechou as portas. O restante manutenção básica e upgrade Stage 2, acabei fazendo Swap do meu cambio usando do Audi A3 180cv. Faço 9,2 km/l na cidade e uns 14 na estrada. Carro que vai virar placa preta se Deus quiser e já pesquiso um colega para ele na garagem uma S3 2010 ou até mesmo uma RS3 dependendo do ano e preço.
Quanto a seguro cotei a dois anos atrás e achei na Zurich por R$ 2.750 seguro total, fiz pesquisa no site bidu.com.br

Algumas peças caras do carro tudo original nada de paralelo pq Audi se usa original se for usar paralela compra uma Brasília

MAF
Embreagem
Certas deças de acabamento
Bomba de Vácuo
Radiador
Farol dianteiro

posso ter esquecido de alguma, mas no restante as peças chegam a ser igual ou mais baratas que muitos carros nacionais

victorarrabal disse:
Acho que posso responder com propriedade este tópico. Vendi um Fiesta Rocam 1.6 2012 que estava comigo desde 0km para pegar meu atual Audi A3 2006 1.8T (150 mas com catdelete, chip e filtro inbox), peguei o carro em Novembro de 2014 com 88mil km e uso ele diariamente desde então, nesses quase 18 meses já rodei mais de 37mil km com o carro. Primeira coisa é que a compra foi totalmente emocional, o Fiesta tinha quase 90mil km quando foi vendido e nunca me deu nenhum problema, mas era um carro absolutamente sem sal embora fosse bem justo (era completinho e andava relativamente bem, só não era mto econômico). A3 era sonho de infância e como já planejava o casamento pra 2015 sabia que se não trocasse de carro antes de casar, enquanto ainda morava com meus pais, não conseguiria trocar depois. Peguei um 2006 mais por ser mais fácil conseguir financiamento (sim, mande o carnê de 48x pra cima do Audi kkk), por sorte um amigo estava anunciando um que estava dentro do que eu queria, por um preço justo e com procedência de manutenção.

Seguro eu não tinha no Fiesta pq era mto caro devido a minha idade, CEP e km por mês. No A3, por ser um carro visado, preferi fazer um seguro que cobre roubo/furto e PT, além de ter assistência, que pago R$150,00 por mês (seguro chama auto fácil). Consumo o A3 acaba sendo mais econômico que o Fiesta pelo que ele entrega, no meu trajeto normal ele faz 10 km/l dando umas puxadas esporádicas e sem AC mesma coisa que o Fiesta fazia, sendo que me recusava a usar o AC no Fiesta devido a queda no desempenho com ele ligado.

Manutenção de rotina (óleos e filtros) é praticamente igual. Meu Fiesta usava só coisa OEM e no Audi mantenho isso e os preços dos filtros são os mesmos, óleo o Pentosin que uso no Audi é até mais em conta que o Motorcraft/Castrol que usava no Fiesta. Devido à km no A3 já precisei fazer a suspensão toda, buchas aproveitei para por PU e troquei pivôs, terminais, coifas e batentes, gastei com tudo e mais os amortecedores traseiros cerca de R$1200,00. Embreagem troquei pq acabou a original, fui na da FF já visando futuros UPs e gastei R$900 na embreagem, R$380 com os atuadores, R$200 com miudezas e R$400 com MO. Aos 120mil km fiz a troca das correias e tensores, aproveitei para trocar a MAF e a junta da tampa de válvulas, como trouxe tudo do EUA sem ser taxado saiu uns R$1200. Fiquei na rua duas vzs com o carro, uma que quebrou o coxim inferior do câmbio graças a um buraco gigantesco (R$170 na ccs VW) e o motor de partida que morreu (R$300 pra fazer a retífica do motor de partida).

Teve também pneu que troque ao longo desse tempo, mas já subi das 16" originais para 17" e gastei 1200 nas rodas e 1400 no pneus, sendo que vendo as OEM por 1200.

Enfim, acho que foi tudo isso. Eu acho o A3 um carro bastante confiável mecanicamente. O que mais me irrita nele são questões de durabilidade no acabamento, como forr de teto que cai, couro do forro da porta que solta, porta-copos que trava, descanso de braço que trava tb, botões que descascam, faróis e lanternas que embaçam... Isso sim eu acho MTO chato!

Bom, espero que ajude kkk
Estou procurando um A3 1.8T pra comprar e seu post foi muito útil em relação ao preços das pecas que flutua com muita intensidade no mercado livre ( to pesquisando pra ter ideia de preço) pelo que voce diz a manutenção da audi não e essa BOMBA que os mecânicos dizem por ai, não foge do preço de outros carros ( outros CARROS kkk)

@DEH@

Membro
Bom dia Galera,

Bacana as opnioes acima e aproveito para deixar a minha contribuicao tambem: Sai de um Classic 2012 que peguei 0km para o meu a3 180cv. De cara tive que resolver alguns problemas no carro, coisas o tempo. A manutencao de rotina de ambos e quase o mesmo valor, considerando oleo e filtros. Estou com o meu a3 ha 2 anos e meio ja, investi em manutencao/reparos nesse tempo algo em torno de 10k (troca das pecas do freio(2x), suspensao nova original, radiador, tulipas e trizetas(3x), manutencoes de rotina a cada 7.500km,troca de pecas de arrefecimento, bateria nova, troca do forro do teto,espelhamento),e ate poderia ser menos mas infelizmente alguns servicos tive que refazer duas ou ate tres vezes para ficar bom devido aos mecanicos nada especializados na marca.Para mim e um carro muito confiavel, sempre mantive as manutencoes em dia e ele nunca me deixou na mao e quanto a diferenca de custo audi x outros creio que se paga no prazer, na satisfacao e na paixao de ter e dirigir um. Eu me apaixonei pelo meu e nao me arrependo de ter gasto nele.
espero ter ajudado um pouco
abs

@DEH@

Membro
Bom dia Galera,

Bacana as opnioes acima e aproveito para deixar a minha contribuicao tambem: Sai de um Classic 2012 que peguei 0km para o meu a3 180cv. De cara tive que resolver alguns problemas no carro, coisas o tempo. A manutencao de rotina de ambos e quase o mesmo valor, considerando oleo e filtros. Estou com o meu a3 ha 2 anos e meio ja, investi em manutencao/reparos nesse tempo algo em torno de 10k (troca das pecas do freio(2x), suspensao nova original, radiador, tulipas e trizetas(3x), manutencoes de rotina a cada 7.500km,troca de pecas de arrefecimento, bateria nova, troca do forro do teto,espelhamento),e ate poderia ser menos mas infelizmente alguns servicos tive que refazer duas ou ate tres vezes para ficar bom devido aos mecanicos nada especializados na marca.Para mim e um carro muito confiavel, sempre mantive as manutencoes em dia e ele nunca me deixou na mao e quanto a diferenca de custo audi x outros creio que se paga no prazer, na satisfacao e na paixao de ter e dirigir um. Eu me apaixonei pelo meu e nao me arrependo de ter gasto nele.
espero ter ajudado um pouco
abs