Audi a3 150 cv turbo fervendo

BPINATTI

Novato
ola amigos, tenho um audi 150 cv e num belo dia acendeu aquela luz de advertencia de aquecimento, imediatamente parei o carro e verifiquei que o reservatorio de agua havia trincado, eu mesmo troquei porem comecei a notar que a agua baixava rapido, ate que outro dia acendeu a luz de advertencia novamente, parei o carro na mesma hora, e verifiquei que a agua sumiu do reservatorio, esperei esfriar e abri a tampa, a agua subiu de volta ao nivel, levei no mecanico, ele ja trocou a flange, a valvula termostatica, a bomba de agua esta ok, porem continua fervendo o que pode ser ????abraços

Carlinho

Consultor Técnico
Você usa só água ou usa líquido de arrefecimento? Com o líquido de arrefecimento fica mais fácil de identificar o vazamento...
Verifica na junta do cabeçote com o bloco se tem algum vazamento, na bomba d'água como o Bruno falou, nos selos do bloco...

BPINATTI

Novato
uso liquido, ok vou verificar esses itens,a bomba esta ok, o mecanico falou que pode ser também entupimento no radiador. agradeço a ajuda

Carlinho

Consultor Técnico
Pode acontecer também do rotor da bomba d'água estar quebrado. É um pouco "comum" acontecer isso, e só dá pra saber tirando a bomba d'água....

RafaPR

Consultor Técnico
Se sumiu a água e qdo vc abriu a tampa ela "voltou", é sinal que tá com pouca água no sistema e falta por o aditivo também, pois ela está fervendo (virando vapor).

Experimente verificar o nível de água com o motor totalmente frio, aí vc verá o nível correto...

marcojrnl

Membro
amigao da 1 conferida na junta do cabeçote, pois ja aconteceu no gti do meu brother, e sendo na junta do cabeçote não da pra ver agua escorrendo pela mesma n, e outra pode ter empenado o cabeçote por ter fervido, da 1 confere nisso tb. junta nova + uma planada no cabeçote e pronto.

Serious

Novato
comigo...

fervia o carro
a agua circulava na mangueira...

mas simplismente, a termostatica estava semi trancada, apenas um pouco aberta

foi uma alegria, trocar e resolveu!
Acho que foi 160, valvula + mao de obra.
valvula do bora, new beetle, golf, audi, tudo a mesma

Kitsune

Membro
RafaPR disse:
provavelmente é aquele famoso de plástico, que fica atrás do motor...

Maldito "T" de plástico. Anteontem a água começou a baixar e descobri HOJE que era esse maldito!!!

Já liguei na soaudi aqui em BH e reservei outro por R$80,00...

Aleluia!

no meu carro ta fervendo tbm, dai se vc acelerar em cerca de 2500Rpm a 3000Rpm e segurar um pouco de tempo o carro esfria, mais olhando com o reservatorio aberto a agua ta circulando normal, aparentemente não tem vazamento de agua só quando ferve, tinha um no cano que entra no bloco mais eu troquei o o'ring e parou, será que é a valvula termostatica, eu to com tudo aki pra trocar valvula termostatica, bomba da agua, correia dentada e rolamentos e tbm o cebolão do radiador, o sensor de temperatura que vai pro painel eu ja tinha trocado a cerca de 2 meses por recomendação da audi quando fez uma avaliação no carro, to com medo de ser a junta ou o cabeçote se for isso será que gasta mto pra arrumar????

tinha uma mangueira vazando que vai ligada da bomba da agua auxiliar pra turbina, troquei ela mais ainda não testei se parou de ferver....

é acho que queimou a junta do cabeçote ta indo pressão pro reservatorio de agua, mais não esta misturando agua com oleo, deve ter queimado em algum lugar longe dos dutos de oleo, ou trincou o cabeçote em algum lugar.... agora vou ter que esperar um tempo até poder desmontar......

é foda, o pior é que não dava pra ver vazando a agua só deu pra ver quando a mangueira foi pro saco mesmo, mais acho que a junta ja tinha ido pro saco antes, pq o carro ja tava fervendo direto e não tava acionando a ventuinha na hora certa, e mesmo andando com ela ligado direto ele fervia, agora é juntar a grana pra arrumar ele e bola pra frente, ja vou abrir o motor pra verificar as bronzinas e ovalização de cilindro que dai qualquer coisa ja deixa tudo zero pra não ter mais dor de cabeça né, pelo menos vou ter certeza que to com um audi zero nas mãos, só não sei quando vou ter dinheiro pra fazer isso rsrsrsrs