Ar quente

glauber

Novato
Olá amigos, com este frio que está no Paraná, tentei usar o ar-quente, porém não está funcinando... Hj acordei as 6 da matina e segundo o termometro do a3 tava 5ºC. Liguei o ar na temp. HIGH e nada...o ar vinha gelado, como o motor tava frio ainda andei 30 km pra fazer um teste, porém, nada mudou. O ar continuou frio, dae liguei o botao ECONON, esquentou pouca coisa, mas nem coparação com o ar quente de um celta ou do palio que já liguei... Não sei se tem algo a ver, mas no mostrador de temp do painel o motor não saiu dos 60ºC nestes 30 km que andei, na verdade só em um trecho de uns 5 km q andei a uns 50 km/h ele deu uma mexida no mostrador, porem bem pouca coisa, tipo uns 70-80º graus...mas logo depois a 100 km/h baixou tudo novamente.
Como faço pra ligar o ar quente dele?? hehehe
 

della

Membro
Deveria ter ligado.
Deixa no ECON e manda pro high, no meu é assim que funciona. Claro que o motor deve estar quente, mas mesmo antes do motor estar completamente aquecido, já dá pra perceber um leve aquecimento do ar, após rodar alguns km.

O ar é aquecido com a água que circula no motor, existe uma válvula que permite a passagem de água do motor por um trocador de calor que fica dentro do painel, é aí que acontece o aquecimento do ar. É comum esta válvula dar pau em outros carros e não abrir depois de muito tempo fechada.

Recomendo eventualmente ligar a temperatura quente, mesmo em dias em que não houver necessidade, para garantir que a válvula não emperre. Também é bom fazer isso para eliminar o cheiro de mofo que pode aparecer com o uso frequente do A/C.
 

MAURO87

Novato
glauber, aqui nos pampas ta friu tbm, comecei a usar no meu esse mês, apartir do momento que a temperatura do motor subir um pouco o ar já esquenta e no meu não preciso colocar no high. Como o della falou é bom ligar, no minimo uma vez por semana o ac e o ar quente mesmo que desnecesário, evita futuros gastos. é normal depois do inverno a ac não funcionar, pois a galera não liga no inverno, ai pra deixar gelando e sem cheiro se vai umas 150 latinhas.
 

RustyUcb

Novato
Reavivando o topico.... Ontem estava testando meu ar e notei que o ar não ficava quente. Porém eu estava com o carro parado de 1 dia para o outro, ou seja, "frio". Vi que o procedimento seria ligar o "eco" e esperar para a temperatura do motor esquentar, vou fazer o teste hj. Mas adiantando se caso não esquentar o que devo procurar fazer para solucionar o problema?
 

gabrielm

Novato
no meu nao precisa esperar o carro esquentar....se por em 23 no econ ja da pra sentir o ar que quente saindo... ve melhor isso....
 

Alan74

Membro
Acontece que o carro do amigo deve estar com a válvula termostática ruim, pq se a água do motor não esquentar, não se tem ar quente. Troque a valvula termostática.
 

RustyUcb

Novato
Acontece que o carro do amigo deve estar com a válvula termostática ruim, pq se a água do motor não esquentar, não se tem ar quente. Troque a valvula termostática.
Vish será? Eu troquei essa valvula não tem 6 meses. Será que pode ser questão de marca? comprei MTE.
Um colega me perguntou se não poderia ser por conta daquele sensor que fica no para-choque do carro. A uns meses atrás meu cachorro arrancou ele dai levei numa loja de A/C e o mecanico de lá recolou ligando os fios testou o ar e funcionou tranquilo. Não sei se tem haver... Mas foi o que ele disse na epoca.

A temperatura do carro fica sempre em 90 graus no painel. Será que esta travada aberta? Pq notei ligeiramente um aumento no gasto de consumo pouquissima coisa.
 

Alan74

Membro
Hun aquele sensor é dificil hein... pelo que vi, não está quente mesmo , ou então está com a tubulação que vai para o ar quente entupida (ocorre de juntar sujeira do arrefecimento, carros que andaram sem aditivo no radiador) .
 

RustyUcb

Novato
Hun aquele sensor é dificil hein... pelo que vi, não está quente mesmo , ou então está com a tubulação que vai para o ar quente entupida (ocorre de juntar sujeira do arrefecimento, carros que andaram sem aditivo no radiador) .

Mas então esse sensor que vai no para-choque dianteiro tem alguma coisa haver com esse problema do ar quente? Pois, na epoca que aconteceu do cachorro arranca-lo quando levei na mecanica de A/C eles me falaram q tinha. No dia que religaram ele estava tudo funcionando perfeitamente. Só fui notar que o ar quente nao esta funcionando agora que estou vendendo o carro e estava testando o A/C. Como disse o carro está com funcionamento do sistema de arrefecimento normal (aciona as duas ventoinhas quando necessário) e tb não me parece estar rodando abaixo dos 90 graus já que o consumo do carro está normal.
 

MarceloA3T

Membro
Ja vi casos tb que o cano que leva agua quente para o trocador de calor quebra e desativam o sistema de aquecimento tampando a conexão de agua.

Verifique como está o seu...
 

gabrielm

Novato
cara, o sensor que tem na grade do farol de neblina é o termometro que faz aparecer a temperatura no cb. o sensor que é do climatronic fica naquela grade que tem direcionando o vento pro para brisa.
 

RustyUcb

Novato
cara, o sensor que tem na grade do farol de neblina é o termometro que faz aparecer a temperatura no cb. o sensor que é do climatronic fica naquela grade que tem direcionando o vento pro para brisa.

Ahh então ele não tem nada haver com o A/C? Putz, realmente encontrar alguem de confiança é complicado nos dias de hj... E o cara la da loja de A/C me falando que esse sensor do para-choque que seria o que controla a temperatura do A/C.
 

gabrielm

Novato
nao, nada a ver...o climatronic é ali na grade que vai pro parabrisa e aqueles furinhos que tem na frente dele tambem faz algum trabalho...

att
 

RustyUcb

Novato
Mas, Gabriel esse sensor pode ter algo haver com o fato do ar quente nao funcionar? Ou se ele tivesse problematico não funcionaria nem frio tb?
 

Alan74

Membro
As mangueiras que levam a água do motor para o aquecimento ficam ali, atrás perto do cilindro de freio, ou melhor, atrás da mangueira do filtro de ar. O que acontece muito com os A3 também é que a boca do ar quente é de plástico e quebra com facilidade, acontecendo isso, isola-se o ar quente. O meu quando comprei, estava isolado, aí retirei o painel e troquei o pequeno radiador. TRABALHO DURO VIU.
 

RustyUcb

Novato
Nossa tirou o painel? Afff to vendo que se for esse o caso terei que procurar outra maneira de tentar resolver isso pq não tenho coragem de mexer pelo medo de fazer alguma coisa errada e fico imaginando qto alguem vai cobrar para tirar o painel para fazer isso... :euhein:
 
Topo