ar no sistema de arrefecimento!!!

ademar5

Membro
boa galera, a temperatura sobe e nao dispara a ventilador, percebo que o recipiente do liquido fica com agua ate quase a boca. pego nas mangueiras a de cima e a de baixo do radiador e noto que uma estar mais quente que a outra.
ao extrair o ar do sistema o carro fica normal, disparando o ventilador mas com poucos dias se pego um transito pesado volta de novo o mesmo problema.
o que vcs acham que pode estar causando isto.
ja troquei sensor de temperatura 2 vezes, cebolao do radiador, aditivo e nada.
acho que ele estar trabalhado mais quente que o normal por isso acumula ar no sistema ate dar a bronca.
passo o vag e nao acusa nada.
falta verificar bomba dagua e valvula termostatica.

André Brugnerotto

Hellspeed69
tem que ver se não tem avaria na junta do cabeçote ou cabeçote. meça a compressão dos cilindros para verificar isso, se algum cilindro nao estancar é possível que exista um problema na parte superior do motor.

ademar5

Membro
Verifiquei bomba de agua e a valvula termostatica e nao estao ruin. Como posso testar se o primeiro estagio das ventuinhas estao com problemas? Alguma mangueira trincada pode puxar ar pro sistema , quando a agua circula?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ademar5 disse:
To ficando louco com isso!!! Ja troquei uma porrada de coisas e nada!!

oi amigo.. tira a valvula termostática fora... deixe trabalhar sem ela... meu camarada estava na mesma situação cara.. hora disparava, outra hora não... tiramos a valvula fora... e voltou a trabalhar normalmente... o curioso que o problema dele persiste quando se poe a valvula de volta... não sei explicar o porque... mas pelo menos ele não corre o risco de aquecer d+ o motor até ele poder enconstar e verificar direitinho...

Cfacioli

Membros VIP
oi amigo.. tira a valvula termostática fora... deixe trabalhar sem ela... meu camarada estava na mesma situação cara.. hora disparava, outra hora não... tiramos a valvula fora... e voltou a trabalhar normalmente... o curioso que o problema dele persiste quando se poe a valvula de volta... não sei explicar o porque... mas pelo menos ele não corre o risco de aquecer d+ o motor até ele poder enconstar e verificar direitinho...

Isso aí... Ou tira ou troca a válvula.

Eu acho q pode ser tb a bomba dagua, bem provavel q seja ela. Qndo a oem da problema ela quebra a fixacao da helice c o eixo e roda em vão.

Sent from my iPhone using Tapatalk 2

gabrielm

Novato
ademar5 disse:
Verifiquei bomba de agua e a valvula termostatica e nao estao ruin. Como posso testar se o primeiro estagio das ventuinhas estao com problemas? Alguma mangueira trincada pode puxar ar pro sistema , quando a agua circula?

o primeiro estágio liga quando tu liga o a/c. as duas giram juntas....o segundo estágio - de emergencia - só é acionado em raros casos quando passa dos cento e poucos graus...nao lembro bem quantos...

gabrielm

Novato
ademar5 disse:

o primeiro estágio liga quando tu liga o a/c. as duas giram juntas....o segundo estágio - de emergencia - só é acionado em raros casos quando passa dos cento e poucos graus...nao lembro bem quantos...

MarceloA3T

Membro
gabrielm disse:
Pode ser uma das que citou...
Bomba dagua OEM costuma durar em média 80.000 km.
Termostatica tb deve ser trocada com essa KM ou antes...

Correto, em dias quentes ou com o carro em transito intenso ela liga e desliga toda hora.
Se não me engano com o climatronic ligado lembro de ver ela sendo acionada ao chegar em 96 graus, quando cai a temperatura ela desarma.

ademar5

Membro
Entao a bomba dagua eh nova. A temperatura no painel ta mostrando bem diferente do climatronic.
Meu carro ta sem a valvula termostatica. Agora descobri q ta com um pequeno vasamento no cano de ferro de agua. Sera que pode ta entrado ar por ele ai com o sistema cheio de ar nao arma a ventuinha.

viesa

Novato
Estou passando pelo mesmo problema. Mas como tem óleo nas velas ( qdo falha muito tiro e limpo) e a água some do reservátorio. Esse trampo é simples de ser feito? Qto sai mais ou menos? São Paulo - interlagos

vicarpir

Novato
Óleo nas velas?

Vai ter que fazer cabeçote amigo, deve ter queimado a junta.

Se seu óleo estiver misturando com agua vai ficar com a cor de café com leite.

Nesse caso melhor encostar logo o carro e trocar a junta do cabeçote.

viesa disse:
Estou passando pelo mesmo problema. Mas como tem óleo nas velas ( qdo falha muito tiro e limpo) e a água some do reservátorio. Esse trampo é simples de ser feito? Qto sai mais ou menos? São Paulo - interlagos

viesa

Novato
vicarpir disse:
Óleo nas velas?

Vai ter que fazer cabeçote amigo, deve ter queimado a junta.

Se seu óleo estiver misturando com agua vai ficar com a cor de café com leite.

Nesse caso melhor encostar logo o carro e trocar a junta do cabeçote.
É agora vou pegar férias e aproveitar para encostar o carro... por enquanto ainda não está misturando oleo com agua. Ia trocar mas a dó no coração é grande... vou arrumar e ficar com ele mesmo.

Felipe_A3

Novato
Cara, nao faz sentido, vazamento em tubo de agua sob pressao ira expelir agua e nao sorver ar para dentro do sistema.

Alguem falou sobre a bomba estar ruim, bomba estragada, fever tudo e fundi motor.

Nao deixe de postar a solucao para que melhoremos aindo mais o forum.

Abraco,

Felipe

ademar5

Membro
galera foi a danada da valvula termostatica. tirei a danado e resolveu. agora preciso comprar uma nova, aqui na minha cidade nao tem. alguem tem uma pra vender?eh a mesma do 1.8 apirado?
vlw