Ar condicionado - Barulho

Gregory

Novato
Olá pessoal.
Já pesquisei no fórum e peguei algumas dicas, porem não encontrei nenhum problema parecido com o meu.

Meu ar condicionado do nada parou de gelar, ele até gela um pouco (bem pouquinho), mas se pegar um solzinho básico é como se nem tivesse ligado.

Fui em uma loja especializada e lá me disseram que era a válvula torre (sem mexer em nada, só olhando pro bixo) e querem em torno de 400 reais pelo serviço, só que ja estou cansado de pagar por coisas que não existem, vocês que também tem Audi devem saber do que estou falando. Dai decidi pedir uma ajuda aqui pra vocês.

Quando ligo o ar, da pra escutar aquele barulho típico do compressor quando liga (aquele estalo) então parte elétrica creio que não seja. Porem, depois que ligo escuto um barulho que parece que vem da frente do painel (dentro do carro), é tipo um zunido, zummm zummm, parece um assovio bem baixinho.

Alguém sabe se esse sintoma procede com a tal torre?

vlw galera!

jaltinier

Plantonista
Amigo, vc já verificou o gás do AC? vai em qqer loja que meche com AC e peçaa para verificar se tem gás no sistema do AC.

Como o meu carro gela nunca fui atrás disso, mas de tempos em tempos é bom recarregar o gás do AC, inclusive já verifica o estado do filtro do AC, já aproveita e troca ele..é barato..tem dois modelos um com papel simples, não passa de 20 conto e um com carvão ativo que custa uns 60 conto esse ultimo é melhor pois filtra melhor o ar que vem de fora...

Tem uma coisa...depende do ano do carro deve utilizar aquele gás r12 (acho que é esse o nome), atualmente stá proibido de ser utilizado, pois hj se utiliza o r32 (acho que é esse o nome), mas se o seu utilizar o r12 não deixe substituir para o R32 pois pode fuder o sistema...não caia no papo do lojista que vai te dizar que ninguem mais usar esse gás...se vc for de sampa eu te indico um lugar que ainda tem esse gás que foi proibido..

Abraço

derlei

Novato
tive o mesmo problema tanto no A3 quando no 206, o ar gelava muito pouco...
no 206 o problema realmente era a valvula expansora que estava ruin, lembro que o serviço mais a peça ficou em 250 reias
no A3 meu o diagnostico foi o evaporador que é tipo um radiar que fica por dentro do painel que estava furado e o gas vaza aos poquinhos (30 dias + ou - para parar a gelar denovo), essa doeu mais ficou em 700 reais o preju.
Cara ar condicionado é um problema tem q levar em alguem de cfonfiança se nao ele condenam o sistema interiro, muito pilantra nessa area

Gregory

Novato
jaltinier disse:
Amigo, vc já verificou o gás do AC? vai em qqer loja que meche com AC e peçaa para verificar se tem gás no sistema do AC.

Como o meu carro gela nunca fui atrás disso, mas de tempos em tempos é bom recarregar o gás do AC, inclusive já verifica o estado do filtro do AC, já aproveita e troca ele..é barato..tem dois modelos um com papel simples, não passa de 20 conto e um com carvão ativo que custa uns 60 conto esse ultimo é melhor pois filtra melhor o ar que vem de fora...

Tem uma coisa...depende do ano do carro deve utilizar aquele gás r12 (acho que é esse o nome), atualmente stá proibido de ser utilizado, pois hj se utiliza o r32 (acho que é esse o nome), mas se o seu utilizar o r12 não deixe substituir para o R32 pois pode fuder o sistema...não caia no papo do lojista que vai te dizar que ninguem mais usar esse gás...se vc for de sampa eu te indico um lugar que ainda tem esse gás que foi proibido..

Abraço

UHm, esqueci de comentar que o gás está normal. Mas vou dar uma olhada no filtro, quem sabe seja por isso o barulho.
Essa do tipo do gás eu não sabia, mais então vou ficar ligado.
Obrigado pela força fera.. se conseguir algo eu aviso.
Abraços.

Gregory

Novato
derlei disse:
tive o mesmo problema tanto no A3 quando no 206, o ar gelava muito pouco...
no 206 o problema realmente era a valvula expansora que estava ruin, lembro que o serviço mais a peça ficou em 250 reias
no A3 meu o diagnostico foi o evaporador que é tipo um radiar que fica por dentro do painel que estava furado e o gas vaza aos poquinhos (30 dias + ou - para parar a gelar denovo), essa doeu mais ficou em 700 reais o preju.
Cara ar condicionado é um problema tem q levar em alguem de cfonfiança se nao ele condenam o sistema interiro, muito pilantra nessa area

Poisé, eu tinha um omega e o pessoal ia me cobrar 1600 pra arrumar, dizendo que teria que trocar tubulações que estavam vazando e mais um monte de coisinha. Quando vendi, o novo dono trocou somente umas mangueiras, fez a limpeza e repôs o gás, na época se não me engano gastou ums 400 reais.

Então essa valvula tem realmente esse sintoma. O evaporador não deve ser porque o gás não vazou.
No 206 você não reparou em nenhum barulho quando ligava o ar, tipo um zunido?

Vlw pela força ai fera.
Abraços

derlei

Novato
gregory, sinceramente nao lembro de barulho, so lembro q liga o ar a noite parecia ate q gelava mais de dia era mesma coisa que nada

della

Membro
Gregory,

Se tem gás, faz sentido ser a válvula de expansão, o filtro de cabine não causa este problema.

Segue uma orientação:
Todos os nossos carros usam o gás refrigerante R-134a, carga de 650g +-50g. Aliás, por lei, todos os carros produzidos a partir de 1991 (se não me falha a memória) usam R-134a.
R-12 só em museu!!!

roxo

Moderador
Meus Caros,

Nobre verifique se realmente o compressor tá armando legal .... mas pelo que a galera tá dizendo deve ser essa valvula mesmo !!!!

tallamini

Novato
Cara, veja só.
Eu ja vi de não ligar a ventoinha.
ja viu se ta ligando legal?
eu tinha esse problema e a noite até saia um arzinho mais gelado, mas o problema estava na ventoinha

Gregory

Novato
O compressor arma certinho, pelo menos parece pelo barulho que faz.
A ventoinha também está normal.

Bom, pela experiência de vocês, são os sintomas mesmo da válvula torre.
Muito obrigado pela força ai pessoal, se eu conseguir algo, informo vocês.

Pow Jaltinier, meu carro não é tão velho assim, segundo o que diz o Della..kkkk

Abraços.

gian180T

Membro
jaltinier disse:
Como o meu carro gela nunca fui atrás disso, mas de tempos em tempos é bom recarregar o gás do AC, ...

isso nao existe ... se um dia vc verificar que ta faltando gas... pode procurar que de algum lugar ele vazou !! não some assim ... é como agua do radiador ... ela nao baixa nivel .. e se baixar esta furado ...

bom no teu problema nao sei dizer o que é ;; mais procure um lugar de muito confiança .. vou contar um historis ...

fiquei o inverno todo sem usar o ar do meu antigo astra ... então deu problema na polia magnetica ... levei num lugar o cara abriu o capo botou as mangueiras olho no manometro ;;
- é ta faltando gas aqui e tbm nao ta ligando compressor ... tem que desmontar o painel que o problema é uma peça lá que custa 800,00 + gas + m.o =1200,00 á vista

blz fui embora .. 2 meses depois uma hilux atravesou na minha frente e bati .. na batida furou o radiador do a.c. blz .. + 1 ano andando com a carro assim e resolvei arrumar .. REFRICAR em blumenau
foi recuperado o radiador. trocado a polia magnetica, filtro ( nao me lembro o nome certo) + filtro do ar + ar = 600,00 de peças 150,00 de m.o. e fiquei das 8 da matina até as 11:30 lá ...

após 1 mes voltei com o carro lá, á pedido do dono pra verificar se nao vazou gas e se nao apareceu nenhuma anomalia pois ficou 2 anos parado .. e tudo Perfeito .. em 10 mim no verao , o parabiza ja estava branco de gelo ...

se o cara abrir o capo e ja dizer que é XXXXX valor .. corre .. no minimo alguns testes ... pressão do gas, funcionamento do compressor, fusiveis .... no minimo e pra ter um valor exato so depois de arrumar !!!

della

Membro
O Gian falou e disse!
Isso de recarregar o gás de tempos em tempos é conversa de mecânico safado, sem ofensas Jonathan, num quero que vc me entenda mau e comece a socar o teclado, huahuahuahua!!!
Sem carteirada, mas sou engenheiro e trabalho com refrigeração, então disso eu entendo um pokinho...

jaltinier

Plantonista
eu me expressei errado..rsrsrs...é que alguns carros com o tempo vazam o gás...por isso falei de recarregar...

della

Membro
Isso é verdade, muitos carros antigos ou bem rodados começam a apresentar vazamentos em mangueiras e conexões roscadas, daí se num trocar a peça, tem que ficar recarregando mesmo.

Uma dica: Procurar vezamento de gás é relativamente fácil, primeiro procure manchas de óleo no sistema de ar condicionado, geralmente quando o gás vaza ele arrasta o óleo que lubrifica o compressor e mancha o local. Procure estas manchas principalmente em conexões e mangueiras, depois com um pouco detergente diluído em aguá e um pincel, faça um pouco de espuma no local que se deseja investigar e observe, se começar a fazer bolhas, voilá! Achamos o vazamento.
A dificuldade é encontrar vazamentos nos componentes que ficam dentro do painel do carro, o mesmo teste se aplica, só que tem de desmontar o painel...

jaltinier

Plantonista
ô cupim...o carro da minha muie (clio - 1996) usa esse gás R12 que tá proibido...foi mo trampo achar quem recarregasse isso...mas quem quiser tenho o contato....

valeu

della

Membro
hááá!!!

É possível refazer retrofiting de R-12 p/ R-134a. Se vc tiver problemas de novo me avisa. Meu primo trabalha com A/C automotivo, tem uma loja em S. Caetano.

della

Membro
Velho, mas num é só trocar o gás não, tem válvula, óleo do compressor e também tem que "lavar" o circuito para não haver contaminação do gás novo pelo antigo, se não dá merda mesmo!
Tem que ser um profissa que manje desse rolê.

Abraço!