Acabou de acontecer
Essa semana deixei o carro para trocar turbina - tirei a K14 e coloquei uma MP 4449-1 (APL 240 das novas, série "Racing"). Ficou no "escapamenteiro" de 3a até ontem.
Peguei o carro ontem no final da tarde. Andei um pouco com ele dentro da cidade e tudo estava dentro do normal, temperatura estável na casa dos 90 graus, como sempre. Fui trabalhar hoje cedo com o carro, depois andei mais um pouco, parei na autopeças para comprar um jogo de velas, fui no banco, enfim, andei dentro da cidade um tempo considerável, parando em semáforo, com ar ligado e tudo mais.
Depois que teminei tudo que tinha para fazer, resolvi pegar um pouco de pista pra ver como tinha ficado o rendimento de alta. Logo no começo da pista ouço um apito e vejo o "termômetro" piscando no painel... foi quando notei a temperatura perto dos 120 graus.
Desliguei o motor, esperei o carro desacelerar, parei no acostamento pra ver como as coisas estavam dentro do capô. Aparentemente não tinha nada de anormal... Liguei a chave sem partir o motor, as duas ventoinhas funcionando normalmente, porém dava para escutar que estava borbulhando dentro da tubulação superior do radiador.
Esperei esfriar um pouco, e então dei partida e vim pra casa.
Com o motor desligado, a temperatura baixa relativamente rápido até... porém basta ligar o motor que volta a aquecer até dar alarme no painel, quer esteja em marcha lenta ou andando com baixa carga.
Perto de chegar em casa apitou de novo... encostei no meio fio e abri o capô, as duas ventoinhas ligadas virando bem rápido, assim como tem que ser mesmo.
Será que minha termostática travou fechada?
Essa semana deixei o carro para trocar turbina - tirei a K14 e coloquei uma MP 4449-1 (APL 240 das novas, série "Racing"). Ficou no "escapamenteiro" de 3a até ontem.
Peguei o carro ontem no final da tarde. Andei um pouco com ele dentro da cidade e tudo estava dentro do normal, temperatura estável na casa dos 90 graus, como sempre. Fui trabalhar hoje cedo com o carro, depois andei mais um pouco, parei na autopeças para comprar um jogo de velas, fui no banco, enfim, andei dentro da cidade um tempo considerável, parando em semáforo, com ar ligado e tudo mais.
Depois que teminei tudo que tinha para fazer, resolvi pegar um pouco de pista pra ver como tinha ficado o rendimento de alta. Logo no começo da pista ouço um apito e vejo o "termômetro" piscando no painel... foi quando notei a temperatura perto dos 120 graus.
Desliguei o motor, esperei o carro desacelerar, parei no acostamento pra ver como as coisas estavam dentro do capô. Aparentemente não tinha nada de anormal... Liguei a chave sem partir o motor, as duas ventoinhas funcionando normalmente, porém dava para escutar que estava borbulhando dentro da tubulação superior do radiador.
Esperei esfriar um pouco, e então dei partida e vim pra casa.
Com o motor desligado, a temperatura baixa relativamente rápido até... porém basta ligar o motor que volta a aquecer até dar alarme no painel, quer esteja em marcha lenta ou andando com baixa carga.
Perto de chegar em casa apitou de novo... encostei no meio fio e abri o capô, as duas ventoinhas ligadas virando bem rápido, assim como tem que ser mesmo.
Será que minha termostática travou fechada?