Aquecimento excessivo

R1cardo

Novato
Acabou de acontecer :(

Essa semana deixei o carro para trocar turbina - tirei a K14 e coloquei uma MP 4449-1 (APL 240 das novas, série "Racing"). Ficou no "escapamenteiro" de 3a até ontem.
Peguei o carro ontem no final da tarde. Andei um pouco com ele dentro da cidade e tudo estava dentro do normal, temperatura estável na casa dos 90 graus, como sempre. Fui trabalhar hoje cedo com o carro, depois andei mais um pouco, parei na autopeças para comprar um jogo de velas, fui no banco, enfim, andei dentro da cidade um tempo considerável, parando em semáforo, com ar ligado e tudo mais.
Depois que teminei tudo que tinha para fazer, resolvi pegar um pouco de pista pra ver como tinha ficado o rendimento de alta. Logo no começo da pista ouço um apito e vejo o "termômetro" piscando no painel... foi quando notei a temperatura perto dos 120 graus.
Desliguei o motor, esperei o carro desacelerar, parei no acostamento pra ver como as coisas estavam dentro do capô. Aparentemente não tinha nada de anormal... Liguei a chave sem partir o motor, as duas ventoinhas funcionando normalmente, porém dava para escutar que estava borbulhando dentro da tubulação superior do radiador.
Esperei esfriar um pouco, e então dei partida e vim pra casa.
Com o motor desligado, a temperatura baixa relativamente rápido até... porém basta ligar o motor que volta a aquecer até dar alarme no painel, quer esteja em marcha lenta ou andando com baixa carga.
Perto de chegar em casa apitou de novo... encostei no meio fio e abri o capô, as duas ventoinhas ligadas virando bem rápido, assim como tem que ser mesmo.

Será que minha termostática travou fechada?
 

R1cardo

Novato
Mais informações.

Fiz um teste aqui com o carro parado, capô aberto.
As ventoinhas ligam qdo o ponteiro passa um teco dos 100 graus, mas daí a temperatura não abaixa, apenas estabiliza. Nessa condição, posso deixar ligado o quanto for que não esquenta mais. PORÉM... se eu sair andar com o carro, mesmo que mantendo carga bem baixa, a temperatura sobe rapidim (uns 200 metros, pouco mais que isso) e logo dá alarme.
 

R1cardo

Novato
Era válvula termostática mesmo.

Fácil de verificar... é só tocar na mangueira de baixo que sai dela. Se estiver fria e a de cima estiver MUITO quente, tá travada.
 

della

Membro
Ainda bem que vc identificou e o teste está correto, porém vale frizar que estes sintomas são os mesmos de falha na bomba d'água, quando o rotor de plástico se entrega...
 
Aconteceu comigo mais o meu problema era uma fissura no cabeçote que jogava agua para dentro dos pistões, a agua sumia e não tinha vasamento, fui um stress achar o problema, desmontaram o cabeçote e fizeram tudo, preço da brincadeira r$ 2.200 faz parte rsrsrs
 

R1cardo

Novato
Pior que a gente trocou a termostática e o problema persistiu :( :( :(

Desmontando para verificar o estado da bomba d'água.
 
Aconteceu comigo que a termostatica que eu comprei (NOVA) não tava boa, coloquei outra e ficou ok. Mas verifica sim a bomba d'agua, se tiver ok, tenta outra termo!
 

R1cardo

Novato
Problema solucionado. Rotor da bomba d'água havia soltado.

Aliás, o q tinha na cabeça o alemão que projetou isso com rotor de plástico hein?
 

RafaPR

Consultor Técnico
R1cardo disse:
Problema solucionado. Rotor da bomba d'água havia soltado.

Aliás, o q tinha na cabeça o alemão que projetou isso com rotor de plástico hein?

Provavelmente ele tinha em mente projetar o motor para um carro que seria usado, na sua cidade natal, por no máximo 3-4 anos.

Totalmente diferente da nossa realidade aqui né...
 

della

Membro
RafaPR disse:
R1cardo disse:
Problema solucionado. Rotor da bomba d'água havia soltado.

Aliás, o q tinha na cabeça o alemão que projetou isso com rotor de plástico hein?

Provavelmente ele tinha em mente projetar o motor para um carro que seria usado, na sua cidade natal, por no máximo 3-4 anos.

Totalmente diferente da nossa realidade aqui né...

Pois é... por isso que eu troco a bomba junto com o kit da correia dentada.
 
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