Apresento meu A3 1.8 180 2003

mpol

Membro
Srs, agradeço pelas informações desse fórum, confesso que não compraria um A3 sem isso rs.

Pois bem, a história desse A3 parece que teve final feliz, preferi não colocar tudo que passei para chegar no ponto que está para não (me) desanimar... Já peço desculpas pelo texto longo :D

Eu estava com uma Yamaha Xj6F à venda, moto perfeita com 16.000 km apenas. O valor Fipe dela era aprox 21.500.
Como a venda estava muito demorada (acho que ninguém acreditava na km e, como não deixo andar, ninguém queria apostar para ver se era verdade rs), estudando diversas opções, achei que a troca por um A3 fosse um bom negócio.

Lendo esse fórum, meu ideal estava num A3 150 ou 180. Depois de N veículos, achei um 180 com 130.000 km que anunciava " é só andar", preço bem convidativo de 17.500,00, visual bonito, pneus novos. Fipe dele estava em aprox. 23.000

Bom, ofereci a moto no negócio e o cara topou. Eu daria a moto e mais 1.000 pelo carro.

Porém, achei que tinha algo estranho. Fipe de 23 e vende por 17 e "é só andar"?? Pensando melhor, vi que eu estaria "vendendo" a moto por 16.000, sendo que o preço o cara aceitou 17.000.

Peguei umas economias e comprei o carro por 17.000. 15 dias depois, baixei o preço e vendi a moto por 19.000.

Bom, fui buscar em São Paulo, saindo com ele tudo "normal", parei num posto, despejei um frasco de militec 1 no motor (óleo estava recém trocado, no nível e clarinho) e vim pra Campinas, meio vibrando demais para o meu gosto, mas vamos indo. Pegando a estrada, o carro parecia uma batedeira, tremia tudo, não achei prudente passar de 100 km/h.

Avisei o vendedor que disse "nem saí na estrada, não percebi nada". Enfim, já tinha comprado, vamos nessa.

Levei para balancear e alinhar. Os caras já viram que a barra esquerda da direção estava com folga. Também viram que as pastilhas estavam bem gastas. Primeira visita, troquei as 4 pastilhas, fluido de freio, barra esquerda, balanceamento e alinhamento.

Pegando estrada, melhorou MUITO, mas ainda vibrava. Voltando, os caras me mostraram que os pneus "novos" eram remold (PQP, foi algo que nem passou pela minha cabeça usar pneu remold num A3). O que fiz, dos 4, 2 estavam "meia-boca", coloquei esses na traseira e comprei 2 novos para a frente.

Esses 2 consegui vender por 200,00 via OLX (diminuiu o "preju").

OK, fiz um teste de 0 a 180 e estava muito bom.

Levei ao mecânico para trocar o fluido do radiador, não confio no que estava, então pedi a troca de tudo, estava ok, carro nunca esquentou acima de 90.

Próxima parada, vibração do motor. O diagnóstico foi coxins do motor, troquei 2 deles (são 3). É uma peça cara e a troca, depois percebi, foi mal feita.

Bom, nesse intervalo, troquei o óleo do câmbio (manual) por Motul SIntético mais militec, o câmbio falhava a terceira às vezes, ficou muito bom após a troca, bom mesmo.

Quando o mecânico troca o coxim, o motor fica solto. Após a troca, ia viajar e parei na loja para checar a vibração, estava estranho, diferente de quando arrumei tudo e estava liso. O mecânico tinha falado que a outra barra estava com uma folga, cheguei na loja, comprei a outra barra, trocamos e fomos testar.

Estava péssimo. O cara me mostrou que o eixo estava torto, no elevador, ligou o motor e o eixo balançava. Mas, como pode isso? Ligando os eventos, pela marca no eixo, o mecânico deve ter apoiado o motor, sem coxim, no eixo e entortou. Ainda, como estava torto, danificou a trizeta.

Putz, tive que trocar o semi-eixo, tulipa e trizeta (porque não acharam a trizeta que estava nele).

Ainda, o cara da loja me mostrou que estava vazando fluido do radiador. Mas, estava tudo certo quando troquei o fluido.

Após isso, levei ao mecânico, pensei que ele nem fosse cobrar, mas diagnosticou que o radiador estava vazando. Tive que comprar outro radiador e mais 250 na mão dele para instalar e trocar o fluido (ficou barato, mas como foi erro dele, não assumido, eu achei caro).

Tenho várias coisas a fazer ainda, mas o carro está funcionando dentro do esperado, sem vibrações etc.

Quanto custou isso tudo? Acho que gastei uns 5 a 6.000 para deixar o carro correto. Acho que deveria ter gasto uns 4.000 se não fosse o problema do mecânico arrumar uma coisa e estragar duas.

Vamos às fotos. Obs: tenho a calota da roda, mas está com um estalo na roda esquerda, qdo resolver eu instalo rs

f1.jpg

f3.jpg

f4.jpg

f5.jpg

f7.jpg

f8.jpg

f9.jpg

f10.jpg

f11.jpg
 

mpol

Membro
Intacto agora, reconstrui o porta copos, remontei uma saída de ar, apliquei adesivos para recuperar as falhas de pintura, ficou legal agora. Agora está bonito mesmo. E o couro fiz hidratação por diversos dias, está quase perfeito rs. Abcs
 

GARAGAOZ

Membro
Depois do primeiro A3... eu compraria fácil outro cheio de defeitos...para salvar.... lógico que há um preço coerente....ehehe

Parabéns pela caranga! Bem vindo ae!!
 
Parabéns pelo carro, estou na luta para achar o meu hehe, que quando acher vou levar por um bom tempo ( ate terminar a facul, no minimo) kkk. Boa sorte cara, lindo o carro mesmo.

PS: mecanico pisou na bola com vc e nao assumiu, troca de mecanico.

Abracos
 

Alberio

Membro
Bacana o carro, mas teve que ir em SP tendo bons por aqui? Enfim não curto deixar meu carro em qualquer mecânico, as manutenções básicas eu mesmo faço, invés de pagar mão de obra desqualificada eu compro as ferramentas, já tenho quase uma oficina kkk. Mas depois podemos conversar e trocar umas idéias, agalera daqui de SC e parada.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

mpol

Membro
Alberio disse:
Bacana o carro, mas teve que ir em SP tendo bons por aqui? Enfim não curto deixar meu carro em qualquer mecânico, as manutenções básicas eu mesmo faço, invés de pagar mão de obra desqualificada eu compro as ferramentas, já tenho quase uma oficina kkk. Mas depois podemos conversar e trocar umas idéias, agalera daqui de SC e parada.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Estou em Campinas-SP, São Paulo é pertinho...
Abcs
 

mpol

Membro
Li por aqui que o computador de bordo mente sobre o consumo, o meu, apesar de tudo, fazia 16 km/l na estrada. Amanhã vou viajar e fazer a média real pela bomba, espero que o computador esteja correto rs
 

mpol

Membro
Infelizmente, o computador não está correto. Ele marcou 15,9 em 200 km, mas o consumo real foi de 13,5... Uma pena, estava feliz com os números, talvez tenha algum problema no motor, vela sei lá... :(
 
mpol disse:
Infelizmente, o computador não está correto. Ele marcou 15,9 em 200 km, mas o consumo real foi de 13,5... Uma pena, estava feliz com os números, talvez tenha algum problema no motor, vela sei lá... :(
Primeiramente parabéns pelo carro e pelo empenho

Bem quanto ao consumo eu mesmo regulei o meu pelo VAG canal 17 se não me engano, seria interessante vc comprar o VCDS o quanto antes para poder monitorar o carro vale muito apena custo beneficio excelente..

Qualquer duvida estou a disposição

Abraços
 

mpol

Membro
Pyter disse:
Primeiramente parabéns pelo carro e pelo empenho

Bem quanto ao consumo eu mesmo regulei o meu pelo VAG canal 17 se não me engano, seria interessante vc comprar o VCDS o quanto antes para poder monitorar o carro vale muito apena custo beneficio excelente..

Qualquer duvida estou a disposição

Abraços
Eu tenho uma versão aqui (parece que é antiga, mas funciona), mas ainda não fui atrás de como ajustar esse item... Valeu!
 

mpol

Membro
Aproveitando que o colega fez um up nesse tópico, queria passar uma solução que me deram sobre vibração que eu, sinceramente, não sabia.

A roda do carro vai encaixada no eixo e presa com 5 parafusos. O que eu não sabia é que tem um anel de um material plástico que faz o ajuste entre a roda e o eixo.

Esse anel tem diversas cores, o do A3 deve ser laranja. Eu fui reclamar na loja que fiz um monte de manutenções na suspensão que ainda estava vibrando aos 100 km/h. Um dos carinhas viu que a cor do anel estava diferente do que deveria ser. Ele explicou que, com isso, a roda não fica apoiada no eixo, mas presa pelos parafusos.

Desse modo, conforme você vai rodando, os parafusos ficam recebendo o peso do carro e pode até danificar esse conjunto. Com o anel correto, ele suporta o peso e os parafusos apenas fazem o seu papel de segurar a roda no carro, mas não recebem o peso do veículo.

O fato é que, realmente, após a troca do anel, o carro parou de vibrar e aprendi mais uma, por isso achei interessante compartilhar com os colegas aqui.

Abcs!
 

Danilovis

Membro
Amigão belo carro, só uma observação, o cara trocou o líquido de arrefecimento e seu radiador vazou, as vezes isso é normal, pode ser que o antigo dono não tinha o mesmo cuidado.

Boa sorte com o carro, o meu também estou salvando, peguei bem barato e está em um longo processo de revitalização.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

mpol

Membro
Danilovis disse:
Amigão belo carro, só uma observação, o cara trocou o líquido de arrefecimento e seu radiador vazou, as vezes isso é normal, pode ser que o antigo dono não tinha o mesmo cuidado.

Boa sorte com o carro, o meu também estou salvando, peguei bem barato e está em um longo processo de revitalização.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Opa, obrigado, mas isso já está resolvido, está até com radiador novo rs. Por enquanto, a lista de itens a fazer quase zerou e o carro está quase do jeito que eu gosto :D

Abcs
 

mpol

Membro
Ontem fiz uma análise da autonomia do meu A3 180, desse foto, uns 100 km foram em cidade, acho que está bom o consumo e autonomia dele.
painel.jpg


Quando pego só estrada, a autonomia beira os 700 km.
 

mpol

Membro
Bom, atualizando, o carro ficou zerado, fiz uma troca com óleo 5w30 e achei que baixou um pouco. Coloquei agora as 143.000 óleo 5W40 sintético mais militec, achei que o resultado foi muito bom.

Entretanto, vou ter que me desfazer do A3 :( , peguei um Tiguan (gastei uma grana com ele) e, por esse motivo, estou com carros demais.

A vantagem de quem comprar será que não terá nada a fazer, deixei tudo perfeito. Até troquei os pneus traseiros recentemente (o anterior fez uma bolha e troquei o par).
 
Topo