Alerta de temperatura com temperatura estavél: o que é???

Ducatboy

Novato
Olá gente!
Aí um problema no meu A3 1.8T 150cv de 2002.

Ontem à noite ascendeu a luz indicadora de temperatura/nível de água, com alarme.
Já que sabia que meu nível de óleo estava baixo e que ia fazer a troca, nem pesquisei, achei que fosse isso fiz uns 3/4 km para voltar para casa, troquei óleo no posto vizinho hoje e fui.
Logo, a luz ascendeu de novo. Voltei pro posto e aí dei uma olhada no manual e vi que era de temperatura/nível de água, só que a temperatura estava bem estável em 90°C. No posto, abriram o tanque de água, do qual escapou fumaça, esperamos esfriar e colocaram água. Falaram que a ventolina não ligava. Enfim, o cara que trocou óleo falou que já tinha completado o nível.
Fiz 1 km pra voltar para casa, não acendeu de novo, o nível parece normal e na garagem a ventolina estava girando.

Algum palpite do que pode ser?

Ah, mais uma coisa, que o cara do posto falou bomba de água: eu troquei a correia dentada faz um mês e o mecânico disse que a bomba estava ok.
Tentei ligar a oficina hoje mas não está atendendo, talvez esteja fechada aos sábados (Audri Import).

Segunda pergunta, dependendo do que vocês acham que possa ser, podem me dar uma idéia de quanto pode custar concertar e onde posso fazer barato em São Paulo? (onde comprar a peça, e custo da mão de obra? pois tó principalmente pensando na bomba de água, mas...)
 

chedid

Administrador
veja se quando acende o nível de água está baixo. se tiver, tá vazando e é melhor vc resolver isso
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

O que pode ter ocorrido é ar no sistema .. por isso o eletroventilador nao acionou !!!!

Realmente a bomba também pode ocasionar esse problema .. faça com o Zé disse ande por esses dias e veja o nivél da agua ....

Posta depois i o que vc notou....
 

della

Membro
Ducatboy, tive problema semelhante a poucos dias, seguem dicas:

1 - Acompanhe o nível no reservatório, se baixar existe vazamento, não há dúvidas quanto a isso.
2 - Nível baixo não significa que o termômetro do painel indicará temperatura mais alta, quem acusa o alarme é o sensor de nível do reservatório, que meramente indica se há água suficiente no reservatório.
3 - Se a ventoinha está acionando normalmente, esqueça. Como a maioria dos frentistas, este tb falou m###!
4 - Ar no sistema pode ocorrer se você completar a água de uma vez e com o carro quente, evite esta prática, mas se for necessário, abra a tampa bem devagar e com cuidado, complete a água com muita calma e com o motor em funcionamento. Sempre que possível, corrija o nível do reservatório pela manhã e com o motor frio, nesta hora a indicação de nível é mais precisa, pois a água está em seu volume normal.
5 - cheque um tubo plástico em forma de "Y" que fica logo abaixo do reservatório, esta peça costuma apresentar micro trincas com o passar dos anos e permite vazamentos pequenos, inicialmente em forma de vapor.
6 - A mesma coisa vale para uma outra conexão plástica, chamada de cavalete, que fica localizada o lado direito do cabeçote próximo ao hidrovácuo (pra quem está olhando o motor a partir da frente do carro), é uma peça que possui um flange com dois parafusos que a fixa no cabeçote, ela também resseca com o calor do motor e racha com o passar do tempo.
7 - Não acredito em bomba d'água, todavia examine se em volta dela há sinais de vazamento (esbranquiçamento ou sinais de escorrido). O defeito comum de nossas bombas é que o rotor de plástico solta-se do eixo que o aciona, então ocorre superaquecimento da água e você observará no painel.

Meu carro já deu problema nestas duas conexões e o sintoma foi o mesmo do seu.

As duas peças só encontrei em concessionária, o "Y" custa uns R$ 120,00 e vc mesmo troca em casa, o cavalete custa R$ 100,00 e vc também consegue trocar com um pouco de boa vontade.

Segue o endereço de uma oficina de confiança aqui em SP (troquei meu cavalete lá esta semana), veja neste tópico:
viewtopic.php?f=5&t=1995

Boa sorte!
 

IgorUchoa

Membro
o meu tem um trincadinho na lateral do radiador e vejo todo mundo falando q é perigoso e talll... BOM tem 1 ( ANO ) q eu ando com carro assim e nunca deu problema, sempre completo 1 vez por mes ponho um aditivinho rosa ou uma agua do filtro de barro da minha mãe e BELEZAAAA :)

vc tem q ver, meu carro andado na estrada a noita no frio a temperatura cola no 60º cai tudo o ponteira parec q pifo, ahuhauahauhauahaua.. e eu meto o cassete e não deu nda até hj.as pessoa fala q não pode q tem defeito outras fala q é normal q o intercooler q faz isso, eu n sei a verdade sei q ta funcionado mto bem assim e na cidade o ponteiro fica no meio perfeito 1 ANOOOO já e deu em nda, acho até legal eu completar sempe q fica renovada a agua no sistema rs.....
 
O meu carro deu o mesmo problema ontem.
A água tinha baixado muito pouco, completei e hoje deu o mesmo problema denovo.
Pelo que eu percebi não baixou água mais e continua dando o alerta no painel as vezes (mesmo frio)
Vou deixar a nave esfriar aqui pra ver o nível.

Você sugerem trocar todo o líquido?
Pode ser ar no sistema? Como o ar foi parar alí e a água sumir? rs
A temperatura está normal.

Quem puder ajudar eu agradeço...

Um abraço a todos
 

roxo

Moderador
littlefox1982 disse:
O meu carro deu o mesmo problema ontem.
A água tinha baixado muito pouco, completei e hoje deu o mesmo problema denovo.
Pelo que eu percebi não baixou água mais e continua dando o alerta no painel as vezes (mesmo frio)
Vou deixar a nave esfriar aqui pra ver o nível.

Você sugerem trocar todo o líquido?
Pode ser ar no sistema? Como o ar foi parar alí e a água sumir? rs
A temperatura está normal.

Quem puder ajudar eu agradeço...

Um abraço a todos


Meu caro,

Faz assim ....

1 - Verifica se tem algum vazamento .. caso esteja baixando agua ... se sim vc corrige

2 - Caso não tenha vazamentos e mesmo com o nivél ta acusando nivél baixo no painel, tira o conector do sensor do reservatório e limpa com limpa contato os terminais e conector. Caso ainda esteja acusando esse problema (nivel baixo) ai vc pense em trocar o reservatório pois o sensor de nivél tá zuado !!!!
 
Uma forma grosseira de examinar vazamentos é dá um belo "race" no carro e depois parar e desligar o motor imediatamente. Com isso dá pra ouvir de onde o vapor tá saindo. Claro que não é muito gentil com o motor e muito menos com a turbina, mas em outro carro que eu tinha vazava água por vários locais e, eu mesmo verifiquei desse jeito.
 
Pessoal,

Estou com o mesmo problema, só que meu nível não baixa um milimetro a meses então não tenho como completar, a não ser que tenha ar no sistema.

a temperatura esta normal, aditivo, tudo certinho, porém o alerta está a meses no meu painel, até desencanei dele. aqui na região não acehi ninguem que saiba tirar o ar do sistema.
 

roxo

Moderador
thiagorodrigues disse:
Pessoal,

Estou com o mesmo problema, só que meu nível não baixa um milimetro a meses então não tenho como completar, a não ser que tenha ar no sistema.

a temperatura esta normal, aditivo, tudo certinho, porém o alerta está a meses no meu painel, até desencanei dele. aqui na região não acehi ninguem que saiba tirar o ar do sistema.


Meu caro,

faz a limpeza dos conectores e do plug do sensor de nivle (fica no reservatório) se continuar pode ser o sesnor de nivél que tá zuado !!!!!
 

Northon

Membro
se tiver baixando agua procure vazamentos nos tubos e conexoes que pode ter algo rachado e vazar... o meu tinha uma micro rachadura num Y perto do reservatorio da agua que vazava 1lt por semana mas nem dava tempo de ver vazar no chão, pq já evaporava... até que começou a vazar mais e tinha uma micro rachadura no Y, troquei e nao baixa 1mm mais...
 
roxo disse:
littlefox1982 disse:
O meu carro deu o mesmo problema ontem.
A água tinha baixado muito pouco, completei e hoje deu o mesmo problema denovo.
Pelo que eu percebi não baixou água mais e continua dando o alerta no painel as vezes (mesmo frio)
Vou deixar a nave esfriar aqui pra ver o nível.

Você sugerem trocar todo o líquido?
Pode ser ar no sistema? Como o ar foi parar alí e a água sumir? rs
A temperatura está normal.

Quem puder ajudar eu agradeço...

Um abraço a todos


Meu caro,

Faz assim ....

1 - Verifica se tem algum vazamento .. caso esteja baixando agua ... se sim vc corrige

2 - Caso não tenha vazamentos e mesmo com o nivél ta acusando nivél baixo no painel, tira o conector do sensor do reservatório e limpa com limpa contato os terminais e conector. Caso ainda esteja acusando esse problema (nivel baixo) ai vc pense em trocar o reservatório pois o sensor de nivél tá zuado !!!!


Fala amigão, beleza?
Esse fim de semana fiz exatamente isso que você falou.
O carro tinha baixado muito pouca água, mas não tinha vazamento nenhum, acho que é por causa do calor de Sorocaba mesmo... rsrs... Tô a 2 anos com ele e nunca baixou água, foi trocada uma vez somente... Tirei o terminal e religuei novamente, acho que era o tal do OSMAR nele... Zerou denovo a nave... De qualquer forma, obrigado pela ajuda... Vim postar o resultado para ajudar os amigos...

Um abraço
 
Roxo,

Vou fazer isso que vc sugeriu, porém acredito que tenha uma grande chance do problema ser no sensor do reservatório, pois ficou assim depois que estourou o resfridor de óleo e sujou todo o sistema com muito óleo, após varias limpezas no sistema, ainda está bastante sujo, mas agora ta dificil remover o que restou, então dei um tempo.

Abraços.
 
Galera,

Só para deixar registrado, troquei meu reservatório de água, e parou com o aviso de nível, era realmente o sensor de nível.

Comprei original VW Audi, paguei R$ 76,37 na concessionária Audi Eurobike no Itaim Bibi - São Paulo . mais barato que paralelo era R$ 80,00.

As vezes é bom dar uma pesquisada antes pra certificar que realmente na concessionária é mais caro. resultado. Paralelo R$ 80,00, original na Sorana 85,00, original na Eurobike R$ 76.37.

Abraços.
 

unkzin

Novato
Galera meu A3 deu o mesmo problema, de inicio tava vazando agua por esse conector Y, o mecanico tirou e levou em um torno e o kra feiz uma peça identica só que em aço inox, fico perfeito o encaixe e tudo mais, o detalhe é que agora ela nunca mais vai me perturbar, porem a agua continua baixando e o sensor apitando, entao o mecanico disse que a ventoinha do radiador nao tava ligando, a maior sabe, dai ele deu umas batida nela e ela volto a funciona, diz ele que o problema é no motor da ventoinha, sera que procede isso?? a ventoinha pequena funciona normal, mais a grande só que ta com esse problema!
 
A minha estava assim também, parava sozinha, não acionava, e quando dava umas pancadas voltava, enfim, era o motorzinho também, recondicionei e ficou zerada!! gastei R$ 180,00 com 6 meses de garantia, o serviços é bom dura muito mais (longo prazo), pelo que sei eles trocam a escovinha do motor da ventuinha e volta ao normal como de fosse motor de arranque trocas as escovinhas e volta ao normal.
 

roxo

Moderador
littlefox1982 disse:
roxo disse:
littlefox1982 disse:
O meu carro deu o mesmo problema ontem.
A água tinha baixado muito pouco, completei e hoje deu o mesmo problema denovo.
Pelo que eu percebi não baixou água mais e continua dando o alerta no painel as vezes (mesmo frio)
Vou deixar a nave esfriar aqui pra ver o nível.

Você sugerem trocar todo o líquido?
Pode ser ar no sistema? Como o ar foi parar alí e a água sumir? rs
A temperatura está normal.

Quem puder ajudar eu agradeço...

Um abraço a todos


Meu caro,

Faz assim ....

1 - Verifica se tem algum vazamento .. caso esteja baixando agua ... se sim vc corrige

2 - Caso não tenha vazamentos e mesmo com o nivél ta acusando nivél baixo no painel, tira o conector do sensor do reservatório e limpa com limpa contato os terminais e conector. Caso ainda esteja acusando esse problema (nivel baixo) ai vc pense em trocar o reservatório pois o sensor de nivél tá zuado !!!!


Fala amigão, beleza?
Esse fim de semana fiz exatamente isso que você falou.
O carro tinha baixado muito pouca água, mas não tinha vazamento nenhum, acho que é por causa do calor de Sorocaba mesmo... rsrs... Tô a 2 anos com ele e nunca baixou água, foi trocada uma vez somente... Tirei o terminal e religuei novamente, acho que era o tal do OSMAR nele... Zerou denovo a nave... De qualquer forma, obrigado pela ajuda... Vim postar o resultado para ajudar os amigos...

Um abraço


Meu Caro,

Mais um feliz !!!! :legal: :legal:

Aos demais .. já postei sobre a limpeza do reservatorio, vale a pena se vc não quer trocalo por agora .. ai vc faz o procedimento todo de uma vez !!!!
 
Galera , tenho uma audi a3 1.8t 180cv 2003 , sou novo no grupo , queria saber uma duvida , ontem anoite parei minha audi em casa , afoguei e fui entrar pra dentro de casa , ouvi um barulho de agua pingando , e estava vazando agua no chão , e estava acionado a luz de temperatura no painel , podem me dizer se isso é grave ?
 
Topo