[AJUDA] Volante treme quando freio

daponte

Novato
Fala galera, a pouco tempo notei que quando eu freiava o volante tremia, mas isso eu estava andando sempre em baixa e pensei que era impressão...

Peguei o carro na estrada e realmente a coisa está feia, quando eu freio o volante treme horrores e eu sinto o carro perdendo a direção, quanto mais rápido eu to pior fica a tremedeira...

Preciso da opinião de vocês, será que precisa de alinhamento/balanceamento? O que mais pode ser?

Vlw!

jaltinier

Plantonista
pode ser discos empenados sim, esses seriam a primeira opção e a mais barata de se mexer, mas já ouvi relatos que trepidação tb pode ser problema no ABS...já conversou com o domingos sobre isso?

daponte

Novato
jaltinier disse:
pode ser discos empenados sim, esses seriam a primeira opção e a mais barata de se mexer, mas já ouvi relatos que trepidação tb pode ser problema no ABS...já conversou com o domingos sobre isso?

Ainda não, condenei esse final de semana quando em alta e o negócio se remexeu que nem bahiana...dependendo das respostas vou levar lá no domingos mas queria saber o que poderia ser porque se for um balanceamento eu não precisar encostar o carro na oficina melhor, coisa que hoje em dia ta muito inviável =/

Só para acrescentar...o pedal não treme nada, é só o volante mesmo!

Se treme só o volante, provavelmente é balanceamento mesmo... se tremesse o pedal de freio aí certamente seria disco empenado.
O mais barato e rápido é checar o balanceamento e se não for isso aí tem que ir por eliminação (terminais de direção, bucha de bandeja, pivô, prisioneiros quebrados etc)

Alan74

Membro
Também digo é disco empenado. Se fosse balanceamento faria direto. Troque o par de disco de freio. Agora se não resolver, ae tente os cubos, mas é difícil.

O meu A3estava com disco empenado logo quando comprei mas o sintoma era diferente do que o Daponte relatou: o pedau de freio vibrava quando eu freiava enquanto que no caso do Daponte, é o volante que vibra... ainda acho que é balanceamento apenas...

Alan74

Membro
Então se tiver bastante empenado vibra o volante também, mas se pouco, apenas o pedal do freio. Quanto mais rápido estiver e frear, maior a vibração.

Isto é disco empenado, roda desbalanceada faz isto qdo se passa dos 100Km/h e nao qdo frea, estava com o mesmo problema no inicio do ano e tive que trocar os 2 disco dianteiros e qto mais devagar estar pior fica a tremedeira no volante os meus empenei qdo cheguei de viagem e fui jogar agua e esqueci que estavam quentes qdo a agua caiu ja elvis.
Pode trocar os disco que resolve.

daponte

Novato
Bom, falei com o Domingos, vou encostar o carro lá para ele ver, acredito mesmo que seja disco empenado até mesmo pela explicação de vocês...infelizmente eu lembro de quando eu troquei os discos/pastilhas eu lavava o carro e saia fumaaaaça dos discos dianteiros, por ignorância não imaginava que podia danificar alguma coisa, deve ser isso então =/

Quando o carro estiver zero posto aqui o problema real e a solução encontrada!

Vlw pela ajuda ai!

daponte disse:
Cfacioli disse:
Chuto disco tb, mas pode ser n coisas, inclusive embuchamento de suspensao.

Descartaria balanceamento.

Cfacioli, o que seria embuchamento de suspensão, é o rolamento?

Daponte,

Embuchamento de suspensão é o conjunto de todas aquelas buchas de borracha que fazem o ajuste de encaixe entre as diversas peças da suspensão.São elas: buchas de balança, batentes de amortecedores, pivôs, calços de motor e de caixa de câmbio, buchas de quadro de suspensão e por aí vai.

Quanto ao problema do seu carro, tenho quase certeza de que são os discos de freio empenados.

Abs,

Patrick Mello

Cfacioli

Membros VIP
PatrickMello1969 disse:
daponte disse:
Cfacioli disse:
Chuto disco tb, mas pode ser n coisas, inclusive embuchamento de suspensao.

Descartaria balanceamento.

Cfacioli, o que seria embuchamento de suspensão, é o rolamento?

Daponte,

Embuchamento de suspensão é o conjunto de todas aquelas buchas de borracha que fazem o ajuste de encaixe entre as diversas peças da suspensão.São elas: buchas de balança, batentes de amortecedores, pivôs, calços de motor e de caixa de câmbio, buchas de quadro de suspensão e por aí vai.

Quanto ao problema do seu carro, tenho quase certeza de que são os discos de freio empenados.

Abs,

Patrick Mello

É isso aí Patrick, valeu!

Mas acredito que embuchamento tb pode ser uma causa (mas ainda chuto o disco), já tive um logus que era danado para estourar as buchas da balança e fazia a mesma coisa.

della

Membro
Decidi sintetizar os casos mais comuns que causam vibração num mesmo post para referência futura:

1 - Desbalanceamento: Vibra de qualquer maneira, acelerando ou freando (é mais perceptível quando está acelerando) e geralmente é mais intenso em uma determinada velocidade (entre 90 e 160Km/h), continua vibrando mesmo com o cambio em neutro, é causado por diferença de massa no conjunto roda+pneu.

2 - Trizeta estourada: Só vibra quando está acelerando, se colocar em neutro a vibração some.

3 - Disco empenado: Só vibra quando está freando, pode vibrar direção e freio e a intensidade depende do grau de empenamento.